Pessoas com depressão podem ficar confusas sobre sentimentos amorosos?

Feita por >Lilika2795 · 16 set 2020 Depressão

Eu namoro há 3 anos, mas ultimamente o namoro anda abalado pela distância (eu e ele moramos perto, mas temos seguido o isolamento social com cuidado). Além da distância, já faz 1 ano e 6 meses mais ou menos que ele vem mudado bastante, ficando constantemente desmotivado, sem esperança, com tristeza, se culpando mesmo sem ter culpa e até confessando que tem pensamentos de morte. Ele tem ficado distante, fechado, frio e desanimado. Chegamos à conclusão que ele está com depressão. Conversamos sobre ele procurar ajuda, ele tem vontade de procurar, mas o que dificultou um pouco foi justamente a quarentena e as condições financeiras. Ele pretende procurar novamente agora.
Enfim, a situação atual é que ele conversou comigo sobre não ter certeza do que sente por mim. Ele diz que sente minha falta, mas não sabe como. Ele diz que não se sente bem para conversar, que ainda se sente mal como tem se sentido todos os outros dias. Chegamos a quase terminar, mas voltamos querendo tentar melhorar as coisas. Teve momentos onde cometi erros que o magoaram, mas já conversamos sobre isso e eu estou cuidando da minha mudança, porém sem saber o que ele sente por mim, estou confusa de como posso ajudá-lo.
Acredito que o sentimento dele por mim não se acabou, já que pouco tempo atrás nós fazíamos até planos para o futuro, conversávamos bastante apesar dele não estar tão bem, ele desabafava comigo... Acredito que talvez possa ser a depressão. Queria saber se a depressão afeta os sentimentos dessa forma. Quero apoiá-lo, ajudá-lo nesse momento. Ele mesmo me disse que não quer decidir algo agora pois teme que na verdade perca alguém que ama por estar num momento difícil pra ele. Tenho dado à ele espaço para não se sentir pressionado, para pensar e até sentir minha falta. Mas queria poder fazer algo à mais para ajudar.
A depressão pode estar afetando? Como posso ajudá-lo?

A melhor resposta 18 SET 2020

Oi Lilika,
A depressão está relacionada a fatores emocionais e físicos que alteram toda a qualidade de vida. É desafiador conviver diariamente com alguém com depressão, devido a alteração de humor, o desanimo, perda de libido, tristeza, as vezes agressividade.
Por isso o parceiro tem que ter muita paciência e equilíbrio.
Te aconselho a fazer um acompanhamento terapêutico, para te estruturar emocionalmente e trabalhar a melhor forma de apoiá-lo.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo