Minha esposa diz estar vazia de sentimentos, pode ser depressão?

Feita por >Rogerio · 27 jul 2020 Terapia de casal

Somos casados a 16 anos, sempre tivemos um casamento perfeito com muito companheirismo e amor além de dois filhos amados. Porém de uns tempos para cá minha esposa começou a ficar fria, desmotivada e muito agressiva, a ponto de distorcer tudo que falo, fato que piorou muito nos últimos dias, ela me disse que está com a cabeça muito confusa, se sente vazia a ponto de magoar uma pessoa sem intenção e com confusão de sentimentos, me falou que nao tem capacidade de fazer mais ninguém feliz e para não me fazer sofrer o melhor seria ela sair de casa pois queria ficar sozinha, tentei conversar mas parece que quanto mais insisto para ela ficar, mais afasto ela de mim, não sei o que fazer pois ela não quer procurar ajuda profissional e estou sofrendo muito com isso pois a amo muito e não gostaria de me afastar dela, mas lutar ao seu lado, porém ela não aceita e começa a ficar estressada a ponto de ter ataque de anciedade e ir parar no hospital. O que faço? Continuo insistindo para que ela não saia de casa ou recuo e deixo ela sair mesmo sabendo que isto será muito prejudicial a ela? Tenho 37 anos e ela 32

A melhor resposta 28 JUL 2020

Olá, Rogerio, tudo bem? Acolho sua dor!
Acredito que a resposta não seja "saia de casa" ou "fique e ajude". É possível com terapia de você compreender o que está acontecendo para além do que está ocorrendo no momento. E isso ajude não só você, como sua esposa também.

Abraços!

Anônimo-377106 Psicólogo em Maceió

48 respostas

2 AGO 2020

Olá, li a resposta de outros colegas e te convido a refletir atentamente sobre cada uma delas, Cada uma delas possui sementes do amanhã. Acrescento só 3 coisas aos valiosíssimos comentários dos colegas:
1) Pense enquanto espaço ela está tendo só para ela mesma. Ela está pedindo espaço, talvez seja importante favorecer esse desejo.
2) Atente para a possibilidade de uma avaliação nutricional.
3) Já que ela não quer ajuda profissional pense você em fazer. Na medida em que cuida de si cuida dela.
4) Identificar os estressores dela é importantíssimo.

Att

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza

38 respostas

28 JUL 2020

Bom dia Sr Rogério, após ler o seu relato sobre a sua história conjugal e a sua queixa referente a alteração de humor de sua esposa, posso afirmar que existem vários fatores que podem influenciar neste comportamento em sua esposa e que sem uma escuta mais detalhada dela não se pode afirmar o real motivo, mas posso ajudá-lo no sentido de que o Sr converse com ela a possibilidade de procurar realizar avaliação médica para descartar questões de ordem orgânica e hormonal e aí sim se nada for detectado procurar ajuda Psicológica, mas lembro, ela precisa querer não adianta forçar.
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

28 JUL 2020

Olá Rogério! Grato por participar. Situações de momento, apresentam causas de momento. Causas de momento não explicam processo de depressão. Há muitos dados a serem aprofundados. É importante, de início, ouvir, ouvir muito com tolerância, com flexibilidade. Sendo possível, será importante, alguma pessoa do círculo de contato de vocês que ela tenha um bom diálogo, seja aproximada dela, para propiciar a comunicação. Também será importante captar os problemas da rotina que estão vivendo e, na medida do possível, reorganizar rotina, considerando as limitações da pandemia, mas também, os resgate de sonhos, metas, desejos e buscas antigas, atualizações dela. Outra frente importante são os filhos que apresentam muita força para mobilizar e motivar pais e mães. Não se trata de usar os filhos, trata-se de enfatizar situações de alegria, motivação e gratificação, que possam ser vividas ou revividas de forma compartilhada. Também pode ser interessante, diante da recusa dela, você contar com a orientação científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

28 JUL 2020

Olá Rogerio. Grata por sua pergunta.
Se as mudanças aconteceram abruptamente neste ano pode ser que ela esteja estressada devido à pandemia e notícias catastróficas na mídia. Neste caso, ela pode estar envolvida em pensamentos negativos e ruminações que adoecem o corpo. É necessário reforçar o pensamento no bem, e então mudar o foco para atividades e programas mais reforçadores. Pergunte a ela o que você pode fazer para ajudá-la em pequenas coisas do dia a dia, com os filhos, casa, comida, roupas, organização. Mesmo com máscaras podem sair com os filhos quando for permitido. Incentive atividades inovadoras para ela e cuide para proporcionar à ela o tempo que precisa para realizá-las. Noentanto, além dessas causas podem existir muitas outras possibilidades. São necessários mais dados para analisar essa questão. Se ela não aceita pedir ajuda, procure você ajuda profissional , a terapia irá orientá-lo como conduzir essa situação.
Fico à disposição para uma análise mais profunda,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

28 JUL 2020

Olá, Rogerio.
Obrigada pela sua participação.
Parece que você conta sobre o desejo de ajudar a sua companheira, o que é uma atitude nobre, denota sua preocupação e a importância do casamento em sua vida. Porém você também traz um ponto muito marcante, que é a recusa dela pela busca de auxílio profissional. O principal protagonista de nossas vidas somos nós mesmos. Antes de se perguntar o que pode fazer por ela, sendo que há pouca arbitrariedade nisso, ao que parece, pergunte-se o que pode fazer por si próprio para lidar com essa situação e os desdobramentos que estão sendo vivenciados sentidos por você.
Podemos cuidar do outro a medida que também nos proporcionamos ações de cuidado.
Ter contato com a psicoterapia pode te auxiliar a refletir sobre o momento de sua vida, bem como ter um espaço para ser acolhido, falar sobre seus sentimentos e pensamentos.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

28 JUL 2020

Rogério,
Pode estar com depressão sim, mas o que mais interessa é o motivo, o que levou ela à depressão.
Ela recusa busca para entender-se, sendo que a Psicoterapia é a única que pode curar ela deste estado. Ela precisa de ajuda sim e não é via medicamento. Este, pode ajudar, mas não cura. Tem que achar as razões e somente um processo psicoterapeutico para encontrar.
Proponha para ela, fazer Psicoterapia de casal. Ela se sentirá mais segura. Não sei onde voces residem, mas podem inclusive fazer de forma Online.