Raiva pode ser um sentimento de amor, mascarado de orgulho?

Feita por >Alexandre Costa · 7 ago 2020 Dependência emocional

Tive uma relação de 1 ano e 5 meses onde apesar de pouco tempo conhecemos a família um do outro e até então tudo estava bem, dentro do possível de casais normais entre pequenas discussões e bons momentos romances, mas nossas brigas vieram a se intensificar mais e mais quando a questão a questão Política o Bolsonaro entra na Presidência, ela começou a participar de redes sociais entrando em grupo contra Bolsonaro as investidas e influências que esses grupos de oposição causam acaba destruindo as primeiras relações com pessoas mais próximas como família e namorado quando não encontrar aliados que lute ou defenda seus pensamentos ou suas causa.
Eu apesar de minha escolha na questão politica evitava tocar em assuntos de Política e ela nessa situação não conseguia discutir comigo sempre dava um jeito de sair do assunto ou não participar, evitando o máximo mas percebia que para tudo por qualquer coisa havia uma implicância, qualquer coisa era motivo de discussão.

Do 2o semestre 2018 /2019 passei por uma situação financeira complicada saindo setor privado na área Administrativa, para adentrar na questão de Estagiário como motorista UBER e como corretor de imóveis, até aí parece ser fácil, mas tinha toda uma questão do adaptar toda uma questão de ser motorista, a lidar com o publico mais direto, e descobrir que tinha também que ser Psicologo por passar a ser não de formação, aliás acho que é uma profissão que tem mais profissionais nas ruas, no salões, no bares, supermercados, pontos de ônibus, em todos lugares tem sempre um profissional de plantão e no uber também, então apesar dessas funções Uber, corretor e Psicologo arranjado, financeiramente as coisas não estava tão bem.

Em maio/2019 por ser o mês e dia do aniversário dela, fizemos uma viagem sem nenhum proposito, numa época desfavorável, ela faltou trabalho de professora, o filho dela 11 anos faltou colégio e foi conosco dormindo no mesmo quarto em cama separada e eu apesar de autônomo as minhas questões financeiras e problemas com carro quebrado expressar o não para alguém que resolver bancar todas as despesas e custos seria uma afronta, o não, não consegui dizer já tinha deixado de ir em outra viagem e terminar a relação eu não queria, tivemos stress na questão da Companhia de aviação Avianca, motivos vastos para não viajar,

Não tivemos nosso momento intimo em respeito ao filho, 5 dias sem contato próximo e depois de um passeio fomos para o hotel descansar e nesse momento ela estava nesses grupo da politica das redes sociais e pedir uma conselho ou uma sugestão sobre o que deveria fazer ao retornar alugar um outro carro ou consertar o meu? Sei que é uma pergunta meio idiota, mas imaginei uma outra forma de receber o feedback da qual o recebi :

"NÃO QUERO SABER DOS SEUS PROBLEMAS....
EU ESTOU EM VIAGEM
GUARDE SEU PROBLEMAS PARA VOCÊ
NESSA VIAGEM EU ESTOU EGOÍSTA PENSANDO EM MIM"

Eu estava numa questão desfavorável afinal foi ela quem pagou toda a viagem, só me cabia dizer amém.

Nesse momento fiz uma cara de bunda, afinal estava experimentando ali um dos ditados mais comuns e vivenciando ali (ditado: QUER CONHECER ALGUÉM DER PODER) e fiquei quieto afinal quem tem poder ali era ela e ao retornarmos ficamos 1 semana sem nos falarmos pois ela não quis me ver e quando fomos conversar por telefone ela me chamou de ingrato creio eu ao falar para ela que da próxima viagem que formos fazer iriamos quando eu tiver condições de participar das despesas e se tiver que ir e levar o filho dela, ele terá quarto separado mas de forma em discussão..
Em 12 de Junho eu estava trabalhando e não passamos o dia dos namorados juntos, ela reclamou e eu disse que os dias dos namorados são todos os dias.
No dia 13 de junho ela terminou o namoro por telefone, me bloqueou de todos os contatos minhas tentativas não conseguia ter acesso e meio a isso muito trabalho

Passaram 3 meses ela voltou para ex dela

Agora minha pergunta

Quando uma mulher termina a relação por telefone, já tem quase o mesmo tempo de separado 1 ano e 2 meses , já namorando com Ex já em outra relação, se incomoda a relação de amizade que tenho com a mãe dela, minha ex sogra e pega o celular da mãe e me bloqueia ?

A própria mãe que fala que é a filha que faz isso...

Se nossos assuntos nada tem a ver com ela, porque incomoda tanto?

O fato que ainda não a esqueci, mas não a perturbo, não encontro, não ligo

A melhor resposta 8 AGO 2020

Olá, Alexandre
Nem sempre o que reluz é ouro, da mesma forma o amor. Ao comparar o amor a raiva e orgulho, você coloca em risco o sentido que o amor tem em um relação, que é companherismo, sincero e troca de carinho. Às vezes, situações nos ocorrem e ficamos sem saber, parece um livro inacabado que precisamos terminar, e por isso o fato de não conseguir esquecer. Verifique suas escolhas, pergunte o que deseja em um relacionamento, e em casos de dúvidas, entre em contato comigo.
Abraço, ELINE!

Anônimo-377106 Psicólogo em Maceió

48 respostas

13 JAN 2023

olá! você precisa de ajuda? Então pode a gendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

8 AGO 2020

Olá Alexandre! Obrigado por participar. A sua pergunta: "Raiva pode ser sentimento mascarado de amor?", parece boa em muitas situações, mas no texto descrito parece ser secundária. Vejamos. Vocês dois, pelos relatos são pessoas pelo menos, próximas dos trinta anos, salvo exceção; apresentam vivências profissionais variadas. Ela é mãe de menino de onze anos. Por outro lado, as aproximações mais intensas, tanto com pessoas comuns, quanto com políticos, faz com que conheçamos coisas que achamos boas, assim como contatamos coisas que achamos ruins.
Namoro, na maior parte das vezes, acontece de não dar certo, antes de qualquer sentimento disfarçador ou direcionador.
O centro, na vida de cada pessoa, sempre precisa ser ela mesma: com harmonia, maturidade, domínio e cultivo de nossa essência, seremos namorados de nós mesmos e atraentes aos outros. Com essas qualidades internas, nas interações, seremos percebidos como doces, agradáveis, interessantes.
Fortaleça seu contato com rotina de vida saudável e enriquecedora, cuidando da sua alimentação, sono, atividade física, metas, sonhos e planos. Em vez de pensar em esquecer, elabore ocupações, pois tendo rotina de vida rica, na maior parte das vezes, você estará construindo suas milhares de facetas para as razões da vida, inclusive uma nova namorada. Evite trocas virtuais.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

8 AGO 2020

Olá Alexandre!
Grata por sua pergunta.
A raiva pode surgir sim quando você se sente ferido em seu orgulho, injustiçado ou maltratado.
Se você não souber direcionar a raiva que está sentindo para um campo de energia mais positiva pode correr o risco de ficar estagnado nesta relação do passado e remoendo as mesmas emoções daquela época.
Se você acha um absurdo o que ela fez, direcione essa raiva para uma forma assertiva. Ou seja, aceite que ela é assim mesmo e que você não tem o poder de mudá-la. As pessoas são o que são. Respeite a decisão dela de cortar qualquer laço com você. Talvez isso não queira dizer que ela lhe quer mal, mas sim que quer tocar a vida dela em frente., simplesmente.
A raiva que você sente pode ser adaptada para um enfrentamento mais positivo e direcionada para formas saudáveis de viver a sua vida, como buscar novos grupos, conhecimentos, cursos, espiritualidade, focar em melhorar a sua profissão, fazer uma atividade para a comunidade entre outras coisas do seu interesse. Reflita e veja se tem alguma atividade que sempre quiz fazer e nunca se dedicou com afinco por várias razões. Olhe para você e seja o seu melhor amigo. Não se abandone. Pois se você se abandonar, ninguém vai querer ficar perto de você, todos o abandonarão também. Pense nisso.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição para mais reflexões a respeito de si mesmo.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba