Preciso melhorar, você pode me ajudar a isso?

Feita por >Leonardo da Silva Mattos · 3 mar 2023 Abordagem psicológica

Tenho surtos de raivas, guardo tudo que sinto pra mim, não consigo expressar meus sentimentos, quando estou com raiva não consigo expressar nem um sentimento, seja tristeza, angústia, arrependimento, minha cabeça fica vazia e eu não consigo falar nada
Sou passivo agressivo e não sei como não ser assim, não tenho memórias da minha vida até meus 17 anos, não consigo imaginar imagens, não consigo ver na minha mente exemplos de imagens, perca de memória recente, desatenção severa, não tenho amor próprio nem minhas próprias escolhas, vivendo a 2, sempre faço tudo, mas nunca faço nada por mim, nem escolhas, nem decisões, sofri abusos dentro da minha casa, aonde era normal traição e mentiras, levando isso como algo normal, hoje enfrento dificuldades de ter uma vida normal, pois não tenho perspectiva de vida, nao vejo um futuro, estou me sentindo cada vez mais perdido, preciso de ajuda

A melhor resposta 11 MAR 2023

Oi Leonardo, sinto muito por tudo o que você está passando. Você mencionou várias questões diferentes, mas parece que todas elas estão interconectadas de alguma forma. É muito corajoso da sua parte reconhecer que precisa de ajuda e buscar recursos para lidar com esses problemas.

Uma opção seria procurar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudá-lo a entender suas emoções, lidar com o passado traumático e desenvolver habilidades para expressar seus sentimentos de forma saudável. Eles também podem ajudar a avaliar se há condições médicas subjacentes que possam estar contribuindo para sua perda de memória recente e desatenção.

Também pode ser útil encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com a raiva e outras emoções negativas. Isso pode incluir atividades como exercício físico, meditação, yoga ou terapia artística. Descobrir o que funciona para você pode ajudar a reduzir os surtos de raiva e permitir que você se conecte com suas emoções de forma mais saudável.

Lembre-se de que é um processo e pode levar tempo para ver mudanças significativas. Mas com a ajuda certa, você pode superar esses desafios e encontrar uma vida mais feliz e saudável.

Abraços.

Filipe Araújo Psicólogo em Recife

44 respostas

6 MAR 2023

Oi, Leonardo. Você deve estar na dor do seu traço de caráter (mecanismo de defesa desenvolvido no período de gestação até os 5/6 anos. Todos temos cinco, mas em porcentagens diferentes, alguns predominam mais e em determinados lugares, com certas pessoas. Pelo seu relato, parece que você está na dor de um dos traços cuja dor é o medo da humilhação, medo de ser repreendido por aquilo que coloca pra fora, por isso, você guarda. Mas você não sabe, mas tem recursos maravilhosos, só está vivendo na dor, até então. Traços de caráter são modos de funcionar no mundo, eu, você, todos temos os cinco mas às vezes permanecemos a vida toda na dor de alguns. Entra em contato comigo pra eu te esclarecer mais sobre isso e como viver no seu recurso, como deixar de carregar pesos de lixo emocional dos outros e viver pela força da busca pelos teus sonhos. Estarei te aguardando. Isso vai virar várias chaves na sua vida, você vai entender porque funciona assim , vai aprender teus limites e a dar limites para os outros também, impondo respeito, e aprender a se amar! Te aguardo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

6 MAR 2023

Olá Leonardo, espero que esteja tudo bem com você.

É muito importante que você comece seu processo de elaboração desses episódios que aconteceram em sua vida, e que ainda te causam sofrimento e dor. Quando não elaboramos adequadamente nossa vida, e as experiências que nos causaram vivências negativas, não damos abertura para que novas e melhores possibilidades de existência tomem conta de nossa existência. Com isso, tendemos a desenvolver comportamentos que não nos impulsiona a avançar e evoluir, e podemos nos sentir retraídos em vários campos de nossas vidas, como no campo afetivo, profissional e pessoal, com a qualidade nesses campos sendo prejudicadas consideravelmente. Não é indicado deixar que o passado tome conta e direcione sua vida desta maneira. Você tem uma gama enorme de potencialidades a serem exploradas e aperfeiçoadas em prol de seu próprio benefício. Um processo de Psicoterapia é muito importante em seu caso, e pode te trazer inúmeros benefícios, tanto agora, mas principalmente a longo prazo. Dentro deste processo, será possível elaborar adequadamente suas vivências passadas, para que você esteja pronto para reequilibrar sua vida, restabelecendo o bom funcionamento de suas experiências no presente, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida. Além disso, você encontrará um lugar para compartilhar teus sentimentos, com um profissional, de maneira neutra, que irá acolher o que você está passando. Aos poucos, você ira entrar em contato com novas formas de expressar seus sentimentos, de maneira mais assertiva, e que vai contribuir para a melhora de suas relações. Se possível, inicie seu processo de psicoterapia o quanto antes. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

5 MAR 2023

Olá Leonardo
Voce está vivendo uma realidade que não é a sua, por isso fica com raiva.
Voce tem referências de outros, do que a tua mente registrou, experiências, traumas, conflitos, abusos... todas estas experiências estão servindo hoje para escolher e decidir....
Precisa recuperar a tua inteligência natural. Você foi obrigado a substituíla pelo que os outros impunham...
Mas voce cresceu e hoje pode se conduzir, pode escolher e viver a tua liberdade.
Precisa aprender a se conduzir de acordo com as coordenadas da vida; precisa deletar as informações que estão limitando a tua vida.
Talvez seja necessário algumas sessões de psicoterapia para aprender em como fazer. Mas vai conseguir... é só voce aprender a escolher o que te dá prazer e alegria e se distanciar do que te causa dor, tristeza.

Abraços

5876 respostas

5 MAR 2023

Olá, tudo bem?

Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação. Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.
Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

4 MAR 2023

Olá Leonardo! Obrigado por escreve. Que bom! De fato, pelo escrito, você precisa melhorar. A gente não explica a continuação da história pela história, a gente direciona a história, faz história. Será importante você vir ao trabalho com um de nós psicólogos, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade. Certamente que um de nós, psicólogos, poderemos te ajudar e muito.
Conte conosco. Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma caminhada científica.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8699 respostas

4 MAR 2023

Olá, Leo
Sobre as explosões de raiva, elas são muito comuns quando guardamos muita coisa para nós mesmos, sem expressar as pequenas coisas que sentimos.
Fiquei com vontade de te dizer que seus sentimentos são implicante e válidos, além de precisarem de um espaço para serem acolhidos de forma justa e respeitosa.
Talvez isso tudo esteja te deixando nessa posição de se sentir perdido.
Por isso gostaria que você considerasse a ideia de expor isso tudo num processo de terapia, assim essas questões podem ser acolhidas e te dar um autoconhecimento que te ajude a fazer escolhas diferentes para sua vida.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha