Preciso de um conselho, alguém por favor pode me ajudar

Feita por >Jenny · 3 fev 2021 Habilidades sociais

Então eu tenho 29 anos e des de pequena tenho problemas de ser uma pessoa super tímida e anti social, acho que é meio uma fobia social, não consigo parar nos empregos e sempre tive problemas pra me concentrar seja na escola ou no trabalho, nunca fui muito inteligente tenho raciocínio lento, des de que eu nasci eu via minha mãe ouvindo vozes e sentindo arrepios do nada e ela escutava e escuta até hoje coisas que nois da família dela não escutamos e ela também tem problema de concentração e ela já arrumou muitas brigas por causa desses problemas e eu que des de pequena sempre ia segurar ela na rua pra ela não apanhar, ela sempre foi uma pessoa muito nervosa e sem paciência para criar eu e minhas irmãs, na minha infância eu tinha medo de tomar banho sozinha no banheiro por que eu olhava para as paredes do banheiro e imaginava tubarões e baleias querendo atravessar a parede pra me comer então eu chorava e não conseguia tomar banho minhas irmãs tinham que ficar no banheiro comigo até eu acabar de tomar banho, no começo da minha adolescência eu comecei a me sentir observada porque onde eu morava as casas eram coladas umas nas outras e não tínhamos muita privacidade então os vizinhos faziam obras e ficavam o dia todo batendo com o martelo na parede e eu comecei a pensar que eles poderiam estar me observando a tomar banho, a trocar de roupa e outras coisas o dia inteiro e tinha muitos pesadelos com isso sem contar que como eu já falei sempre fui muito tímida e anti social e tanto na escola como nos trabalhos eu era taxada de louca por que eu não conseguia ter uma conversa normal com ninguém por que quando eu começava a falar eu gaguejava e não conseguia olhar nos olhos das pessoas e é assim até hoje mas resumindo eu me mudei daquela casa de onde eu morava e eu estou gostando muito desta que eu estou agora mas ainda tenho aquelas sensações de me sentir observada por todos os comodos da casa e nessa minha casa nova tem um vizinho que faz barulho de martelo na parede que me encomoda e me faz sentir observada como na minha antiga casa, eu tomo a bastante tempo carbolitium, sertralina e clonazepan, e sobre usar coisas ilícitas eu já fumei maconha e bebi bastante álcool mas isso foi a uns 3 anos atrás hoje não faço mais, mas antes de eu começar a usar essas coisas eu sempre tive esses problemas que eu contei.

A melhor resposta 5 FEV 2021

Oi, Jenny. Primeiro, pelo que você conta, parece ter passado por muitas situações difíceis quando criança, e é comum, nesta fase, a nossa imaginação produzir esses pensamentos, esse medo de ser observada, ainda mais vivendo em local pequeno e com vizinhos bem próximos. Há pessoas mais sensíveis que outras ao ambiente, e que podem reagir assim, por meio da timidez, como que buscassem se proteger e se defender de alguma possível ameaça. Quando a gente se sente insegura, é normal gaguejar e não conseguir encarar ninguém nos olhos. Você não disse se tomou esses medicamentos por algum diagnóstico específico, mas se você tem dúvida se possui algum transtorno que requer mais cuidado, procure um psiquiatra e faça uma avaliação. Às vezes a gente sofre mais achando que tem alguma coisa, e quando encaramos, procuramos a ajuda adequada, podemos medir o tamanho real do problema. Se você conseguir conversar melhor com uma psicóloga, se puder fazer uma terapia, poderá trabalhar essas questões de insegurança e a se sentir mais confortável, por exemplo, em um ambiente de trabalho.

Um abraço.
Marcela Marmentini
CRP/SP 160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos

24 respostas

4 FEV 2021

Jenny,
Entendo tudo isso que está passando e sentindo, mas precisa de ajuda para entender tudo o que está havendo... Os problemas em si não existem, só existem na sua cabeça, só existem se voce acreditar que existem e enquanto acreditar, eles vão estar aí. Por isso precisa de ajuda sistemática, fazer Psicoterapia para que, com acompanhamento, poder superar.
Se voce quiser, pode sair dessa, para uma melhor. A escolha é sua.

5817 respostas

4 FEV 2021

Olá Jenny,
Imagino que essa situação deva te deixar muito angustiada, percebo que como já toma medicamentos você já deva ter algum diagnostico de transtorno, sentir perseguida, achar que estão te observando e medo de ficar sozinha são paranóias e é importante você procurar terapia para poder entender de onde vem esses pensamentos e pode ter certeza que a sua característica de timidez vem dessas situações, quando estamos inseguras é difícil confiar no outro.

Estou a disposição - Carolina Ovalle
Psicóloga clínica - mulheres e casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

4 FEV 2021

Oi Jenny! Que bom que você escreveu! O conselho que devemos te dar é que passe por um psicólogo e fala sobre a tua história, sobre essas sensações, sobre seus planos, sua rotina, seus medos. Falando em diversos momentos, com diversas emoções, sentindo confiança no profissional que, por ser psicólogo, estará amadurecido e treinado cientificamente para ter ouvir, ajudar a falar, ajudar a sentir e interpretar, cuidando do sigilo, do respeito, acolhimento, compreensão, não julgamento, você elaborará essa história e poderá avançar para outras trocas.
Você não é ante social, pelo insegurança e timidez, evita a dor da troca.
Veja os perfis dos psicólogos, pesquise-nos e escolha um. Venha para o trabalho científico com mente aberta, persistência, esforço, disciplina e persistência.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.