Alguém pode me ajudar por favor? Eu não aguento mais pensar nisso

Feita por >Luara51999 · 20 mar 2023 Abordagem psicológica

Eu tenho 20 anos, nunca tive um relacionamento.
Sempre fui uma pessoa sozinha, e eu gosto de ser assim (pelo menos na maioria das vezes)
Conheci um garoto, nos conhecemos desde o colégio, continuamos mantendo contato até hoje, e estamos namorando agora. Rio de Janeiro
Ele sempre gostou de mim, e me esperou por três anos, e fiquei sabendo disso agora, não nos vimos desda época do colégio mas ele não mora muito longe de mim.
Ele é muito apaixonado por mim, me amar de verdade, eu sempre fui tratada como um objeto a minha adolescência toda, e ele me trata como uma verdadeira princesa.
Eu deveria estar feliz com isso, mas eu não sei se gosto dele, eu sinto que me confundi, eu não tenho vontade de vê-lo, não tenho vontade de conversar, eu não sei o que estou sentindo. Já me apaixonei por alguém uma vez e o sentimento que tenho agora não é o mesmo, é monótono e frio. Eu não sei o que devo fazer, eu sempre digo que o amo porque ele diz isso pra mim, então pra mim deixá-lo magoado eu digo que o amo de volta, mas na verdade não amo, ou pelo menos não sei.
o que eu faço? Eu não sei se devo terminar com ele, o meu medo é terminar e ter deixado passar uma oportunidade de ter sido feliz com alguém que me amou de verdade, mas tbm tenho medo de continuar vivendo com essa dúvida e acabar machucando não só ele como eu também. Eu não sei se estou pronta pra ter algo sério com alguém, eu sinto que não mereço ser amada, eu sou uma pessoa extremamente confusa e eu me sinto presa. O que eu devo fazer?

A melhor resposta 21 MAR 2023

Oi Luara,
O que está te deixando confusa e insegura é a tua baixa autoestima.
Voce disse: fui tratada como objeto... precisa se curar disso.
Precisa recuperar a ti mesma; voce não é isso, mas te fizeram acreditar que não vale nada ou que vale o tanto quanto um objeto.
Voce está orientada por estes pensamentos errôneos colocados por pessoas.
Precisa reagatar a tua inteligência vital, a que a vida te deu e por ter que se adaptar aos outros, te fizeram acreditar nessas mentiras.
Psicoterapia para você.... para descobrir quem realmente é, qual o teu objetivo de vida, corrigir o entendimento de si mesma e poder posicionar-se na vida como voce quer e não como outros querem.
Com o namorado, seja verdadeira consigo mesma, não seja fingida consigo mesma, não alimente ilusões de ninguém.
Teu compromisso maior não é com ele; é consigo mesma; é corrigir a percepção que tem de si mesma.
Só depois terá condições de escolher e decidir sobre a sua profissão e amores!
Enquanto não for verdadeira consigo mesma, sempre vais escolher de forma errada.

Abraços

5817 respostas

23 MAR 2023

Olá Luara.
O que te faz permanecer em uma relação amorosa na qual não sente paixão ou amor?
Você diz que seu medo é terminar e deixar passar uma oportunidade de ter sido feliz com alguém que a amou de verdade. Não crê que possa ser amada? Por que amor aparece atrelado a merecimento, para você? A felicidade não pode ser construída?
Estas parecem a mim questões importantes de serem pensadas, em especial, com um profissional.
Fico à disposição.

Bruna Y. M. Vilasboas
CRP 06/182790

Bruna Yoná M. Vilasboas Psicólogo em Marília

5 respostas

23 MAR 2023

Oi, para princesas tudo é dado, né, e quem tem tudo assim, não desenvolve mesmo amor. Um relacionamento saudável é feito por pessoas de verdade com seus defeitos, e projetos para o casal , mas não deixando suas individualidades, e num relacionamento em que um é muito mimado e colocado no alto como é uma princesa, isso não gera tesão, é quase como se fosse intocável, como se fosse uma perfeição pra ele e não pudesse ser você mesma, aí você nem sabe como agir. Enfim, entre em contato comigo para se conhecer melhor e entender como é uma relação de verdadeira de amor. Você mencionou que "tem medo de terminar e ter deixado passar uma oportunidade de ter sido feliz com alguém que te amou de verdade", você disse claramente que não o ama, só existe esse sentimento da parte dele, e casal é feito de 2. Pense nisso! Querendo aprofundar e saber que direção tomar, entre em contato comigo.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 MAR 2023

Olá Luara, espero que esteja tudo bem com você.

Não é algo incomum termos dúvidas em nossas relações afetivas. Quando essas dúvidas surgem, sobre nossos sentimentos, e o que sentimos pelo outro, realmente é interessante parar um pouco, e tentar entender o que está se passando dentro da gente. Pode acontecer de iniciarmos um relacionamento, sem ter muita certeza do que sentimos, e, quando já estamos nos relacionando, isso acaba surgindo com mais força. Talvez, antes mesmo de iniciar esse relacionamento, deveríamos ter pensado se era isso mesmo que queríamos naquele momento. Procure entender que sua dúvida vai permanecer, enquanto não surjam as certezas necessárias para que você possa tomar suas decisões de maneira mais tranquila. E para que essas certezas surjam, talvez seja necessário você buscá-las dentro de você, a partir de uma compreensão mais detalhada de seus desejos e sentimentos. No momento, mesmo você estando com ele, você não está realmente feliz, e tem medo de ficar infeliz sem ele, por ter tomado um decisão equivocada. Pode ser interessante você ter uma conversa franca e aberta com ele sobre seus sentimentos, pois é justo que ele saiba um pouco do que se passa dentro de você, pois isso, indiretamente, diz respeito a ele também. Mas, além disso, um profissional de Psicologia é muito indicado para você neste momento, pois é através de um processo de psicoterapia que você pode ter uma maior oportunidade de compreender mais seus sentimentos sobre seu namorado, mas também compreender seu comportamento, sua atitude e as maneiras possíveis de você modificá-las para melhor se relacionar consigo própria, com as pessoas, e com o mundo a sua volta. Quando as certezas surgirem, você terá mais segurança e tranquilidade para tomar as melhores decisões para você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

21 MAR 2023

Que tal passar a se entender melhor!? Conhecer melhor a si mesma, entender o que te trava, o que te faz achar que podia ser tratada como objeto. Busque por um dos profissionais aqui, fico a disposição para atende-la.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 MAR 2023

Olá Luara! Obrigado por escrever. Aos vinte anos de idade, em sociedade complexa, é tempo de praticar esportes coletivos de contato, tempo de contar com turma de colegas e conhecidos, que sejam éticos e saudáveis, é tempo de participar de grupos de estudos, teatro, serviços, vivenciar excursões, visitas a locais de diversas artes e acúmulos da cultura, como música, dança, teatro e leituras qualificadas. No meio disso, das turmas de colegas e conhecidos, pode aparecer algum namoro previamente pesquisado e amadurecido.
Namoro, nessa idade, é muito mais para amadurecer e conhecer. Não pode implicar em compromisso para a maturidade.
Com confusão sobre o que fazer, você precisa reorganizar identidade, objetivos, formas enriquecidas de ocupação do tempo. Estaremos a disposição para te ajudar nesse aperfeiçoamento.
Abraços! A Covid e a Dengue precisam de cuidados. A maior parte dos políticos não é confiável, a imensa maioria dos ditos lideres religiosos, querem é dinheiro, são falsos. Religioso que acumula dinheiro, não é religioso: é charlatão! Os meios de comunicação não são neutros. Aqueles com maior tradição, com compromisso de muitos anos, sem ser refém dessa ou daquela religião, apresentam algumas falas confiáveis. A Ciência não é perfeita, mas predominam nela, ações construtivas: por exemplo: vacine-se, vacine as crianças. O que é usado em larga escala, em diversos países, apresenta muito mais benefícios do que prejuízos.

8634 respostas

21 MAR 2023

Luara você me trás na sua fala, "eu sinto que não mereço ser amada". Você percebe que isso pode ser uma crença disfuncional sobre si mesmo.
Alguém já lhe disse que você não merece ser amada?
Essa crença sobre que "não merece ser amada" pode lhe trazer esses sentimentos de dúvida sobre sobre seus relacionamentos.
Justamente por não saber como se sente Luara, lhe vem essas dúvidas sobre seus relacionamentos.
É importante que você faça psicoterapia!!

Isabel Souza Psicólogo em Caxias