Preciso de conselhos amorosos, pois estou confusa, por favor ajudem

Feita por >Ligia · 25 jun 2020 Coaching

Eu namoro a distancia a quase um ano e eu e ele já nos vimos pessoalmente, e agora em julho vamos nos ver de novo e estou muito insegura de que pode ser isso mesmo que eu quero, pois tenho medo de ir e sentir muita falta dos meus pais e nunca fiquei tão longe por tanto tempo deles assim, algo que era pra ser feliz me deixa triste pois penso em terminar meu namoro por isso as vezes acho até que enjoei dele... mas não quero tomar nenhuma decisão precipitada e depois me arrepender... alguém pode me ajudar, dar um conselho? Bjs.

A melhor resposta 26 JUN 2020

Olá Lígia
Pelo seu comentário, parece que tem receio de ficar longe de seus pais, seria interessante perceber se este medo, da distância dos pais, é insegurança de estar sozinha ou saudades deles, pois são percepções que tem conotações diferentes para o distanciamento. No entanto, não sei qual sua idade e como conheceu o rapaz e na casa de quem irá ficar, sugiro cuidado com sua segurança. E quanto ao namorado, se não for, nunca saberá como seria, viver novas experiências é que faz com que você possa crescer emocionalmente e ter recursos para enfrentar as diversidades da vida.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

26 JUN 2020

Ligia,
Não costumo dar conselhos pois estes não ajudam, mas te questiono e procure as respostas dentro de ti mesma.
Não há ninguém que salva ou que castiga, mas só tem consequências do que se escolhe e do que se decide. Temos o livre arbítrio e temos que nos responsabilizar por nós mesmos, por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer.
Precisou dos pais enquanto eras pequena, mas agora precisa aprender a realizar a tua vida e não mais depender de ninguém. Cada um deve ser o arquiteto de si mesmo
E não te preocupe com erros, nada é errado pois tudo é aprendizagem. A vida deu a possibilidade de fazer muitas experiências, todas as experiências que quiser fazer e depois, por livre arbítrio, fazer o que é bom e deixar de fazer o que não quer mais... isto é ser verdadeira consigo mesmo, isto é dar resposta para Deus que está dentro de ti.
Não temas o medo, vai com medo e tudo.
Se precisar de compreensão, retorne

5830 respostas

26 JUN 2020

Olá Lígia! Começar namorar à distância, com predomínio virtual já é, em si, uma decisão altamente precipitada. Tanta gente para conhecer ao vivo e em cores, buscar alguém tão longe? Qual será o sentido intimo disso? Não estou afirmando que não pode haver namoro virtual, à distância, mas se as pessoas que se conhecem, namoram e se encontram toda semana, após algum tempo, na maior parte das vezes, conclui que não sabia o suficiente sobre o outro. Uma boa parte dos casamentos geram sofrimentos futuros por causa disso. Outros dados importantes, namorar é experiência que, na maior parte das vezes, não dá certo. Se uma pessoa não tiver a ela mesma como centro da própria vida, certamente o namoro com o outro não dará certo. Pondere sobre o que você imagina de vida plena para a tua idade atual e nos próximos anos. Você tem tua turma de amigos? Pratica esporte coletivo de contato? Fez as viagens que deseja para a idade atual? Estudou profundamente o que queria? Consolidou tua carreira profissional? Espero que essas colocações e questões, ainda que incomodativas, te ajudem a ponderar, posto que pensar sobre elas é muito importante. Estou à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.