Me ajudem a resolver isso, por favor. Meu pai vive me deixando sozinha em casa

Feita por >ellys · 1 ago 2023 Abordagem psicológica

Oii, eu me chamo Ellys e moro com meu pai tem 2 anos já. Eu completei 19 anos esse ano, só que o meu pai vive me deixando sozinha em casa de sexta-feira até terça-feira de tarde para ir beber e ir atrás da minha antiga madrasta. Eu não gosto de ficar sozinha, tenho ansiedade e também tenho síndrome de pânico, e eu não tenho como ir em algum parente ou amiga (porque não tenho mais nenhuma e só tenho amigos virtuais). Quando ele me deixa sozinha eu fico nervosa demais, tenho crises, choro e ainda tenho que encontrar um jeito de comer algo, porque ele não compra ou deixa algo pronto. Sim, eu sei que já sou maior de idade, mas nessas horas a minha idade não importa, eu consigo sim me virar sozinha, mas eu odeio viver nessa situação. Eu já lidei com a depressão, já tive fobia social e foi por conta de coisas que ele fez no passado, ele era extremamente agressivo, abusivo, machista com a minha mãe e eu vivenciei coisas horríveis (eu tinha entre 10-15 anos) então pra mim ficar sozinha sabendo que ele está em um lugar cheio de álcool me deixa muito mal. Eu não consigo conversar com ele, eu sei que ele é meu pai, mas ele é aquele pai ausente presente, nunca me chamou de filha, nunca disse que me amava, nunca me abraçou ou me pegou no colo, então eu sinto que entre mim e ele, existe uma barreira, eu não consigo falar com ele sobre assuntos que envolve sentimentos, ou de como eu me sinto. Enfim, eu to me sentindo sufocada e esgotada com tudo isso, e nao é de agora, isso tem acontecido há meses, minha madrasta é difícil de lidar, ela não gosta de mim e sempre que ela bebe, ela discute com meu pai e vai embora, mas depois de 2 semanas volta, só que na última discussão que teve, ela falou coisas horríveis pra mim, sendo que eu nunca faltei com respeito com ela, sempre dei espaço, nunca falei nada de mal sobre ela, então desde essa briga, toda vez que eu penso que meu pai ta lá na casa dela bebado, eu fico mal, fico mal de pensar que a qualquer momento ele pode chegar com ela em casa. Enfim, são bastante coisas que me deixam mal, mas resumindo é isso. Espero que alguém possa ler isso e me dar um conselho de como sair dessa situação.

A melhor resposta 4 AGO 2023

Oi Ellys
Voce está nestas condições, sem pai, sem mãe, se relacionando mal com a madrasta, enfim, está sozinha o que te deixa com medo e em crise... Mas como nada é por acaso, precisa assumir o controle da sua vida.
Voce não nasceu para ser amada, apreciada, aprovada... apenas nasceu através dos seus pais, não é deles; nasceu para se realizar e ser feliz. Já tem 19 anos e a partir de agora, enfrente este desafio para oportunizar ser dona da sua vida; os fatos estão te facilitando o caminho; basta apenas superar teu medo; saiba usar o teu pai para encaminhar teu objetivo profissional.
Não se coloque como vítima da situação; enfrente isso como desafio e saiba se conduzir e conquistar a tua liberdade e o bem estar.
Precisa viver a tua vida e saber usar o sistema em teu benefício.
Se precisar faça psicoterapia para saber quem é voce, qual a sua verdadeira identidade e como superar os desafios que tem pela frente. Nada está sendo acima das tuas forças; se as coisas se apresentam dessa forma é porque já tem a capacidade de superar.
Abraços

5817 respostas

2 AGO 2023

Olá, eu percebo a sua necessidade da presença do seu pai e que as suas amizades são somente virtuais. Infelizmente a atenção que você deveria ter não está tendo, então o melhor a fazer é construir o seu próprio caminho que inclui buscar amizades reais. Você precisa se socializar mais e buscar ambientes saudáveis que possam te acolher. Por que restringir o seu ciclo de amizades às redes sociais? O afeto, a atenção, o toque só são possíveis com amizades concretas. Se está com dificuldade de se relacionar de forma diferente da virtual, significa que precisa de ajuda. Talvez a ausência do seu pai e a falta de companheirismo dele tenha causado em você o medo de se relacionar com pessoas para não ser ferida ou tenha dificuldade de receber afeto por isso mantém amizades à distância. Busque investir na sua vida profissional e acadêmica para não ser dependente financeiramente, e assim poderá conseguir um emprego e ocupar mais o seu tempo, ficar menos tempo em casa diminuindo a convivência para evitar conflitos.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

2 AGO 2023

Olá Ellys! Obrigado por escrever. Certamente há muitas questões a refletir. Vamos falar de algumas delas para te ajudar. O tempo é igual para todos. Quem perde tempo com interações virtuais não tem tempo para interações reais. Um milhão de interações virtuais não equivale a uma única interação real. É preciso, urgente, necessário, o treino da interação real. Também é preciso ponderar as metas e objetivos. Uma pessoa de dezenove anos de idade precisa vivenciar estudos sérios e consistentes, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, precisa de prática de esportes coletivos de contato, de grupos, diversos grupos, como de teatro, arte, dança, cultura, estudos, dentre outros.
Todos somos solitários, carentes. Quando estamos harmônicos, bem com a gente mesmo, somos companhia, somos interessantes.
Vá a lugares de pessoas éticas e saudáveis, abra-se para interações. Cultive metas e objetivos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8634 respostas

2 AGO 2023

Olá Ellys,
Sinto muito por esta situação.
Tem muita coisa para se lidar aqui, mas acredito que tudo possa ter ligação entre si (de alguma forma).
Se pensarmos em um pai frio e omisso, entendemos o motivo da sua questão com abandono. Se pensarmos no abandono, podemos entender a ansiedade por estar sozinha, que pode evoluir para síndrome do pânico, fobia social, depressão e agorafobia.
O fato de ter uma rede de apoio apenas virtual torna as coisas mais difíceis, de fato. Se pensarmos na (que deveria ser) sua rede de apoio 'presencial', falamos de um pai que não dá suporte e de uma madrasta nefasta.

O que me chama a atenção neste caso é a (aparente) dependência emocional deste pai omisso. Pois você cita que se preocupa demais com ele sobre estar em lugares com álcool e com sua madrasta.
Claro que a importância de um pai é inegável, mas precisamos entender o porquê de você se sentir dependente emocionalmente e aprisionada nesta relação unilateral.

Caso queira falar sobre, por favor, não hesite em me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP: 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo