Por favor ajudem! Pensamentos que me deixam em ansiedade

Feita por >Soares · 25 fev 2023 Abordagem psicológica

Boa tarde, anteriormente já tive alguns pensamentos como os que tenho agora de algo que se relaciona sempre com o "mal" e são pensamentos que me deixam em ansiedade e procurando soluções para resolver, normalmente eram pensamentos de que as coisas ficariam com o mal. Ultimamente sentia-me melhor e levando a minha vida normalmente mas recentemente eu precisei ficar numa cidade para estudar e o meu namorado foi para outra para trabalhar, nestes dias comecei a sentir-me muito desanimada e sozinha e creio que isso possa ter influenciado mas o que aconteceu foi que recentemente, aconteceu um episódio em que senti excitação e posteriormente veio a masturbação mas pensando em alguém que não seria o meu namorado e apesar de saber que já aconteceu com muita gente e na verdade é apenas um pensamento (embora errado), não sei se estou assim por sentimento de culpa ou por ser ansiosa, eu fiquei super ansiosa deste esse momento em que me surgem pensamentos de que na cama ficaria o "mal" visto que após o sucedido eu tocaria nas coisas como a roupa de cama, lençóis ou edredão e que teria que lavar tudo para que não ficasse nenhum mal na cama. Obviamente entendo que possa parecer disparatado o pensamento e tento contrariar já que o único possível mal que poderia ficar nas coisas seriam que ficam com sujidade por conta da masturbação. Neste momento já se passaram como umas 2 ou 3 semanas e continuo ansiosa por pensar que alguma coisa que eu tenha tocado após a masturbação que tenha esse mal por conta de ser resultado do mal que fiz, como se a "sujidade" que resultou do que aconteceu não pudesse estar em qualquer canto pois essas coisas teriam com o mal. Não sei o que fazer, sinto vergonha por ter pensamentos sem qualquer sentido e quero continuar a minha vida normalmente sem estar a pensar se toquei em isto ou aquilo após o sucedido. São pensamentos que não me estão a deixar viver (por mais sem sentido que pareçam).

Se alguém puder ajudar, Obrigada.

A melhor resposta 27 FEV 2023

Olá! Que bom que buscou ajuda no lugar certo.
O impulso de fazer algo, o que depois, sabe que se sentirá mal, parece que está mais forte do que a sua conscinência, ou força para conter o desejo e não fazer nada. Noto que é como se dentro de você houvesse a necessidade de se sentir mal, um querer inconsciente que esse mal a persiga e encontre. Você mesma deseja, executa, julga, culpa e pune (tendo que limpar toda a "sujeira"). Tem uma culpa forte, que provavelmente tenha associação com seu passado, infância, eventos que a fizeram se sentir culpada. Pode ser que você já tenha tido alguma doença esses tempos, mas se ainda não aconteceu, pode ser que surja, uma psicossomatização, como forma de lhe fazer o mal que você sente que merece.
Busque um processo de psicoterapia, vai ser muito válido, para poder trazer todos esses pensamentos e situações. Assim poderá dar nome, entender e dar novo significado, de forma mais saudável e sem culpas.
Estou disponível, caso queira, ou busque outra pessoa. Sucesso!

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

27 FEV 2023

Soares,
Voce está funcionando baseada na sua mente e na sua mente está tudo o que aprendeu e o que aprendeu é tudo o que te adaptou ou ao ambiente da família, ou da escola, ou da sociedade ou das crenças religiosas....
São todos instrumentos do sistema. O sistema não visa o teu bem estar, a tua realização. O sistema visa apenas te adaptar.
A vida te dá a liberdade, o comando sobre si mesma e tem como princípio o prazer e a alegria.
O sistema te dá a proibição, o limite, o dever.
Embora te diga que nada do que fez é dasaprovado pela vida, voce continua se sentindo suja, em pecado, se sinta culpada...
Precisa entender como funciona a vida e como funciona o sistema. Precisa acordar a sua consciência, pela psicoterapia, para poder enxergar estas duas realidades.

Abraços

5817 respostas

27 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 FEV 2023

Olá Soares! Obrigado por escrever. Somos todos compostos de natureza que contém a cultura. A parte cultural implica em organizar a convivência entre as pessoas de forma que os limites mútuos sejam respeitados, de forma que as pessoas possam evoluir em seu tempo. A masturbação é algo normal da natureza. O que acontece é que o sexo é cercado de tabus e proibições, muitas vezes com medidas, princípios e ações inadequadamente explicadas e dosadas, gerando nas pessoas sensação de culpa e impureza. A vida começa pelo expressão sexual. A masturbação é uma liberação de energia normal, natural, comum, saudável. Ela somente não pode ser desrespeitosas com as outras pessoas, de maneira direta. Fantasias sexuais todas as pessoas vivenciam. Essa área da tua vida precisa ser amadurecida. O que você relatou, embora te pareça muito sofrido e inadequado, acontece com noventa e nove por cento das pessoas. É a natureza humana, criada por Deus, que precisa ser administrada na convivência coletiva, mas não gera problemas quando vivida na intimidade pessoal, com certo grau de ponderação.
Será amadurecedor e esclarecedor você poder conversar com um de nós, psicólogos, aceitar melhor a natureza humana, a tolerância com as energias sexuais, administrando-as de forma mais amadurecida, integrada com a natureza humana, harmônica e sensata.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8607 respostas

26 FEV 2023

Ansiedade e a busca por se sentir bem é parte da experiência pessoal de todos nós, mas não raro vem acompanhado de sensações negativas que nos levam a sentir inadequados e afetando a nossa própria estima, nesses momento a busca de ajuda é importante. Percebo pelo que relata que você já vem sentido uma necessidade forte de buscar aliviar essas sensações sem sucesso, mesmo fazendo várias ações que lhe parecem corretas, levando a um comportamento quase obsessivo diante de sua dificuldade, alguns desses sintomas assemelhasse com um quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo, mas seria irresponsabilidade da minha parte lhe dar tal diagnóstico simplesmente pelo seu relato. Recomendo buscar um acompanhamento psicológico para buscar aliviar seus sentimentos ansiosos e ter um orientação mais adequada sobre o tratamento necessário.

Rodrigo Bastos Mello Psicólogo em Salvador