Tem ansiedade por doença? Me ajude por favor

Feita por >Getúlio · 3 mai 2023 Abordagem psicológica

Creio tenha ansiedade por doença desde que surgiu um cisto no meu testículo, totalmente benigno, nunca mais foi o mesmo, sempre fico com medo de ter uma doença e ter algum tipo de doença, até um linfonodo que tem na minha garganta há tempos e morro de medo, e nunca cresceu ou mudou de forma, quando eu vejo alguma notícia sobre câncer, da um frio no estômago e minhas pernas tremem, nunca graças a Deus tive algo do tipo, e nem um caso minha família. Veio do nada depois que vi o cisto, e mesmo depois sabendo que não era nada de mais, me deixou essa sequela.

A melhor resposta 4 MAI 2023

Olá
Nossas ansiedades possuem significados únicos de acordo com o que vivemos. Sinto que passar pela experiência de ter algo pode ter sido experimentado como um choque de realidade, já que não sei como você lidava com esse medo no passado, se ele era presente, etc.
Explorar esse sentimento com um psicólogo pote de ajudar a compreender e acolher o que você vive, diminuindo e resolvendo essa ansiedade.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

7 MAI 2023

Getúlio
Precisa fazer Terapia para se conhecer, para focar a sua vida, focar no seu propósito de vida.
Se ficar alimentando, criando doenças, doenças vais ter.
Nosso pensamentos realizam o que desejamos.
Nada acontece por acaso. Ou estamos realizando o que programamos anteriormente ou estamos programando nosso futuro.
Os pensamentos realizam o que desejamos.
Faça Psicoterapia para se curar, tratar teu emocional.
Abraços

5840 respostas

4 MAI 2023

Olá, Getúlio!
Obrigado por escrever.
Entendo que a sua preocupação com a saúde e o medo de doenças aumentaram a partir do momento em que você percebeu um cisto, mesmo que tenha sido benigno. É comum que experiências de saúde, como essa, possam causar uma ansiedade e um medo excessivo de desenvolver outras doenças. No entanto, é importante lembrar que o medo e a ansiedade excessiva podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
Nesse sentido, a terapia psicológica pode ser uma ferramenta útil para te ajudar a lidar com esses pensamentos e emoções. Um psicólogo poderá ajudá-lo a identificar padrões de pensamento negativo e sem fundamento, além de trabalhar com você para desenvolver habilidades de enfrentamento eficazes.
Além disso, a terapia pode ajudá-lo a desenvolver uma compreensão mais profunda do seu medo de doença e descobrir as raízes desse medo em sua história de vida. À medida que você aprende a lidar melhor com sua ansiedade, pode se sentir mais capacitado para lidar com situações de estresse e pensar em sua vida. A terapia pode ajudá-lo a recuperar sua paz interior e viver sua vida de um modo mais satisfatório.

Estou à disposição, envie uma mensagem.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

4 MAI 2023

Olá, Getúlio. Para se ter certeza sobre um quadro diagnóstico somente com o acompanhamento de um profissional. Mas sim, é possível que esteja passando por isso. Uma característica de pensamentos desse quadro é o "pensamento catastrófico " imaginar sempre que o pior cenário possível irá acontecer. Ao menor sinal de que algo esteja errado ou até mesmo sem nenhum estímulo . Quando passa a trazer prejuízo é imprescindível o acompanhamento psicólogico para que você aprende a manejar tua ansiedade e a reestruturar teus pensamentos sobre doença, o medo de ficar doente.

Milena Pereira Claudio Psicólogo em Manaus

4 respostas

4 MAI 2023

Olá Getúlio! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. Será muito enriquecedor você refletir com a ajuda científica de um de nós, psicólogos, pois seu breve relato, apresenta um fato casual que te levou a fixar a hipótese de estar doente. Em termos gerais, podemos dizer que algumas pessoas desenvolvem a ideia fixa de que podem estar doente (hipocondria) (nosomifalia).
A contextualização ampliada da lógicas das doenças, suas estatísticas, junto com o foco na construção da vida, através de esportes coletivos de contato, de turma de colegas e conhecidos, de estudos sérios e consistentes, trabalho sério e consistente, grupos de estudos, teatro, viagens, cultura, serviços, dentre outros, ajudarão a colocar a preocupação com doenças em seu nível adequado.
Será enriquecedor refletir com a ajuda científica de um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.