Por favor me ajudem a me decidir com razão.

Feita por >Carla · 12 mar 2024 Abordagem psicológica

Estou ficando com um rapaz e estamos nos conhecendo ainda, mas a ex dele está grávida e o filho é pra nascer esse mês. Eu já conversei com ele sobre isso, ele me disse que não tem chance de voltar com ela por causa da filha mas que está ajudando em tudo o que é possível. Ontem ele disse que passou a noite toda acordado por causa dela que está com dores e eu sei que isso é o melhor a se fazer, mas eu tenho muito medo de eles acabarem voltando ou de eu acabar não conseguindo aguentar viver essa situação, sinceramente esse não foi o tipo de relação que eu sonhava e sei que não estou preparada para ser madrasta mas queria tentar viver esse modelo de relação.
Estou sentindo angústia e desânimo com tudo isso (tenho ansiedade), não sei se seria melhor pra mim sair agora antes que eu me envolva mais, já gosto bastante dele mas acho que não estou pronta pra viver isso. O que eu faço?

A melhor resposta 25 MAR 2024

Olá, Carla, espero encontrá-la bem.
Talvez o fato de estares aqui buscando por ajuda para tomar uma decisão sinalize a importância de compreender melhor isso que chamou de ansiedade. Por mais que neste momento esteja acostumada com isso, vale ficar claro que lidar com tais aspectos internos melhor todo o nosso funcionamento, o que engloba a nossa capacidade de avaliar uma situação e tomar uma decisão.
Estou à disposição para agendarmos um horário para compreender melhor a demanda e para te apresentar como se dá o caminho terapêutico.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

25 MAR 2024

Olá Carla!

Entendo que você está enfrentando uma situação complicada e cheia de emoções. É compreensível se preocupar quando alguém que se gosta está passando por um momento desafiador que trará mudanças na sua relação com essa pessoa. É importante lembrar que suas preocupações são válidas e que é normal se sentir assim diante de uma situação delicada.

Se você realmente gosta desse rapaz e deseja continuar com ele, pode ser útil ter uma conversa aberta e honesta sobre seus sentimentos e preocupações. Ao compartilhar suas emoções de forma respeitosa e escutar atentamente o que ele tem a dizer, vocês podem encontrar uma forma de lidar com a situação e se apoiarem mutuamente.

Se vocês puderem enfrentar essa situação juntos, pode fortalecer ainda mais o vínculo entre vocês e ajudá-los a lidar com possíveis desafios que possam surgir no caminho.

No final das contas, a decisão de continuar ou não o relacionamento é sua e é importante que você possa compreender e considerar seus pensamentos e emoções para decidir o que é melhor para você. Buscar um auxílio profissional pode te proporcionar conhecer e compreender mais esses sentimentos e preocupações que você está sentindo.

Se precisar de mais apoio ou orientação para lidar com essa situação, não hesite em buscar a ajuda de amigos próximos, familiares ou de um psicólogo.

Estou aqui para oferecer apoio e orientação sempre que precisar. Precisando de auxílio nesse momento, fico à disposição para conversar.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas