Como faço para decidir entre meu marido ou amor de infância?

Feita por >Amiga · 27 set 2021 Desenvolvimento pessoal

Eu estou junto a 13 anos com meu marido e casada a 7 anos. Com 13 anos conheci um rapaz q eu amei muito porém, nao tivemos nada. Num belo dia ele reapareceu na minha vida do nada. A mulher dele agendou horário cmg e esqueceu a jaqueta dela e quem veio buscar?? O meu amigo de infância, faziam uns 15 anos q não nos falávamos. Ele veio me abraçou e td bem. Um mes depois ele me procurou p falar c minha mae que é costureira. Ele se separou era o terceiro casamento dele e tem uma filha de 10 anos do primeiro. Temos 32 anos eu e ele e meu marido 38. Me decepcionei muito c meu marido, descobri que ele estava viciado em drogas e tbm peguei várias mensagens dele enviadas para clientes minhas e ate mesmo funcionária minha. Sofri muito e ai comecei a voltar aquela amizade de anos c o meu amigo/amor de infância. Ai aconteceu comecei a me envolver, isso ja faz tres anos, ele nao consegue ficar c ngm diz q nao me esquece que quer ficar cmg mas a decisão tem que partir de mim e jamais vai me pedir para me separar pq nao seria justo. Tenho medo, do meu filho sofrer de me arrepender, já tentei me afastar mas não consigo mais de 40 dias. Preciso de ajuda sei que Deus talvez nunca me perdoe mas não aguento mais. Tenho o sonho da minha casa mas meu marido nao me apoia ele se acomodou em morar c pai e mae pois e filho unico, moramos no fundo da casa dos pais dele. Estou desanimada quero correr atras dos meus sonhos mas ele so me manda esperar mas nunca muda. Não consigo confiar nele. Eu nao me perdoou e preciso tomar uma decisão… por favor me ajudem, eu estou sofrendo muito. Por mais que eu tente não consigo sair dessa situação. Eu preciso saber quem amo de verdade, se o meu amigo e somente sexo e atração. Mas não consigo viver longe dele. E tenho medo de me separar e ver q amo meu marido. Ou talvez eu seja feiz sozinha… me ajudem por favor!

A melhor resposta 14 OUT 2021

Olá Amiga!

Antes de tomar qualquer decisão, é aconselhavel fazer psicoterapia para falar dos seus sentimentos, trabalhar a sua culpa, organizar seus pensamentos. A terapia é um espaço acolhedor e sem julgamentos e irá te ajudar a sentir mais forte emocionalmente. Tomar alguma atitude com tantas duvidas e medos, não é a melhor opção.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

29 SET 2021

Olá Amiga!
Grata por sua participação aqui.
Amiga, o seu relato denota muita ansiedade por isso precisa ir com calma, iniciar olhando para si mesma para aumentar a sua auto estima e assertividade. Procure um psicólogo para falar de seus sentimentos, emoções, o profissional saberá quais as melhores estratégias de enfrentamento para essa questão. Ao sentir-se fortalecida poderá realizar Planos de Ação dentro da sua realidade daquele momento.
Acredito que você precisa reorganizar a sua vida independente de formalizar o seu relacionamento de infância. É muito perigoso entrar num relacionamento estando com todas essas dúvidas, principalmente por não poder namorar e conhecer o seu "amigo mais profundamente". A pergunta que não cala é: - O que o levou a separar-se por 3 vezes no período de 10 anos? Se você têm dúvidas quanto às intenções dele como citou é muito importante que tome as devidas precauções. O namoro serve para que se ponderem as afinidades e para ter mais confiança na tomada de decisões. Mas, você estando casada ambos não tem nenhum compromisso e portanto só resta ponderar o sexo. Para o seu amigo é importante ter a casa própria tanto quanto para você? Que planos concretos, de verdade, poderiam fazer juntos?
Por outro lado, se decidir investir no seu casamento foque-se nele, busque fazer planos para o futuro junto com o seu marido e dedique-se muito na busca dos seus objetivos. Busque fazer terapia de casal com o seu marido e pare totalmente qualquer tipo de contato com o seu amigo. Com o tempo terá as respostas que precisa.
Espero tê-la ajudado.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 SET 2021

Amiga...
Voce não ama, nem teu marido, nem teu amigo de infância. Voce ama a tua liberdade, a tua autonomia e isto é muito bom.
Creio que precisa conversar com seu marido, sair desta condição de usuária da casa dos teus sogros para ter a sua própria casa. E se ele não quer, saia voce.
Teu filho quer ser feliz e se você procura a sua felicidade, ele te apoiará porque voce será um exemplo para ele.
Ficando como está, ele te sente como uma fracassada, dependente e vai lastimar de ter uma mãe asim.
Seja uma mulher que valha a pena, construa a realidade que voce sonha para voce. O filho também procurará o seu caminho e seguirá o exemplo da mãe.
Se necessário, faça psicoterapia para ser auxiliada neste processo.

5817 respostas

28 SET 2021

Olá Amiga! Há imaturidade, certamente há imaturidade. Antes de decidir sobre eles, você precisar namorar a si mesma, precisa olhar para dentro de si, descobrir suas qualidades e possibilidades. Não dá para começar uma nova vinculação, não estando, por algum tempo, inteira, consigo mesma. É hora de amadurecer.
Será importante você contar com pessoas éticas, maduras, confiáveis ponderadas, para reorganizar tua vida, antes de integrar a divisão dela com outra pessoa.
É recomendável que você veja nossos perfis, escolha um de nós e venha para uma caminhada científica.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos ( comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.