Preciso de conselho, qualquer coisa sobre meu relacionamento, por favor!

Feita por >Monique · 26 out 2020 Terapia de casal

Pode me chamar de Moni, tenho 26 anos. Eu tenho um namorado q moramos juntos, e q é muito legal comigo, carinhoso, etc .. o problema é q quando ele fica bravo ele é horrivel comigo, fala q eu não faço nada direito, me xinga, diz q me odeia, q a vida dele era melhor sem mim, ja chegou a falar ate q queria q eu traisse ele pq se eu me matasse ele nao ia ta mais comigo então nao ia ligar, enfim fala coisas horriveis, q me faz me sentir horrivel e pra baixo, o problema é q ele fala q ele é assim ou agiu assim por minha culpa. Eu sei q eu nao fui legal com ele no passado por conta de ciumes e me arrependo muito, tanto q eu tento mudar sempre, faço yoga, meditação, tento me entender melhor para q eu possa assim conseguir ate tomar os controles das minhas emoções, eu fui ja em psiquiatra, tomei remedios mas fiquei desempregada e to sem remédio agora, so q mesmo assim eu tenho melhorado muito, embora ele não reconheça nada do q eu faço, eu sei e sinto q to melhorando sim. Eu amo ele , embora ele fale coisas horriveis pra mim, e diz q quer me machucar mesmo, me por pra baixo e q nao pede desculpas, etc mas eu amo a pessoa q ele é quando não ta assim, e ja falei sobre ele pedir ajuda mas ele nega q precisa , só eu q preciso segundo ele. E q se ele me maltrata é pq eu fiz por merecer, o problema é q eu sempre peço desculpas por tudo ate o q ele faz, esses dias atras, 22/10/2020 eu cortei a mortadela errado, e ele ficou muito bravo, fica me ignorando e quando fala comigo fala bravo e pra me magoar, e isso ta ate hoje 25/10/2020, ele chegou a jogar lixo em mim enquanto eu estava na
nossa cama, e falou q Eu q joguei esse lixo q isso é culpa minha, o ele quebrou saboneteira e disse q foi eu e q a culpa é minha, eu nao sei o q fazer as vezes acho q ele ta certo em agir assim comigo pq eu ja fiz ele ficar mal por conta de um ciumes besta e sem motivo q eu tive, mas ao mesmo tempo nao sei se ele ta certo em reagir assim comigo pra sempre pelos meus erros q eu cometi antes, Por favor alguem me ajuda , me da uma luz? Ta certo isso ? Eu nao tenho ninguem pra quem eu possa contar essas coisas e pergunta se ta certo isso ou não, nem pra minha família, q aliás ama muito ele, no dia seguinte 23/10 foi aniversário dele meus pais compraram dois bolinhos pra ele, e ele agiu normal comigo como se nada tivesse acontecido e eu achei isso legal pq pensei q ele ia volta ao normal mas não voltou, esta sem falar comigo ate hoje. Por favor me deem uma luz se isso ta certo ou não?

A melhor resposta 27 OUT 2020

Monique,
Este cara te inveja, gostaria de ter domínio sobre si mesmo assim como você tem e não consegue.
Então, ele procura desprezar, te magoar para te colocar pra baixo.
O que tem que fazer é não dar bola pra ele... Você é superior a ele embora ele não admita isso. Ele é muito orgulhoso!
Portanto, refugia-te para dentro de ti mesma, não se deixe enganar pelas acusações dele, não considere.
Viva a sua vida satisfazendo a ti mesma... Precisa retomar sua liberdade e autonomia emocional e financeira.
Não se submeta a ele, seja dona de ti mesma, de tua vida, de tuas ações.
Voce não nasceu para ficar submetida a alguém; Nasceu para se realizar e ser feliz.
Não é ele, não é ninguém que te fará feliz. Felicidade é uma conquista pessoal, é um posicionamento perante a vida.
Quando tiver condições, faça Psicoterapia para conhecer-se e conquistar a vida e a liberdade.

5817 respostas

28 OUT 2020

Olá Monique. Acho que você traz já resoluções e percepções suficientes para se entender. Acontece que está um pouco confusa, perdendo assim uma referência. Fiquei aqui até emocionado com sua força e capacidade de movimento. Me aprece que você esta amadurecendo e crescendo, ao contrario de seu parceiro. É uma questão muito delicada, peço que você entre em contato profundo consigo mesma e reflita sobre a situação. Leia novamente o que escreveu para nós, pois as respostas estão ai. Pelo que eu entendo você gosta muito dele, mas ele não está mais cabendo neste seu processo de vida. Colocar a culpa das coisas em você é uma forma de abuso. Ser agressivo e ter estas atitudes que ele tem não é algo saudável. Penso que ele precisa encontrar um espaço para se pensar, me aprece que ele toma muitas atitudes pulsionais e isto indica uma certa dissociação de si. Talvez ele nem perceba o que está fazendo, por isso indico para ele uma psicoterapia, para poder se elaborar. Já que ele fala que não precisa fica um pouco dificil, já que o maior potencial da psicoterapia e a própria pessoa. Se quiser conversar mais é só chamar. Um grande abraço

Anônimo-381669 Psicólogo em São Paulo

40 respostas

27 OUT 2020

Olá Monique
Pelo que você descreve, me parece que você está vivendo um relacionamento bastante abusivo.
O relacionamento abusivo segue um ciclo de tensão, conflito e calmaria. Na fase de tensão o agressor usa de violência verbal, psicológica e física, geralmente ocorrem as três formas de violência, mas dependendo do relacionamento, o agressor utiliza uma ou duas formas mais frequentemente. Pelo seu caso, não me parece que o seu namorado seja fisicamente agressivo com você (fique atenta, porque muitas vezes, esse é o próximo passo).

Na fase da tensão a vítima, é manipulada e o agressor usa de xingamentos, humilhação e faz com que a vítima se sinta culpada, errada, inadequada, com baixo autoestima, pouca confiança em si mesmo e pensando que nunca será feliz sem ele ou se terá outra pessoa. Você pode ver que nessa fase começa a violência verbal e psicológica, a violência física, pode ser mais discreta como um empurrãozinho, um puxão no cabelo ou um aperto mais firme no braço, por exemplo.

Com o passar dos dias, eclode o conflito, que é a briga propriamente dita, é situação de discussão, desentendimento, enfim... nessa fase, o agressor fica mais ativo e investe ainda mais numa postura de humilhar, de xingar.. ou seja é uma expressão ainda mais forte da violência verbal e psicológica, as vezes inclui a violência física, até mesmo contra filhos e contra o patrimônio.

A vítima se sente culpada e age no intuito de reparar a situação, pede desculpas e controla seu comportamento no detalhe para que o agressor não fica mais bravo ou irritado, aqui começa a fase de calmaria. A vítima se sente a grande responsável pelos problemas, e a manipulação continua rolando solta. Tem casos, em que depois da briga, o agressor se arrepende e promete que vai mudar de comportamento, se “arrepende” e faz juras de amor e atos pacíficos, que não são cumpridos.
O ciclo inicia novamente e continua repetindo, até que a vítima se dá conta e quebra o ciclo.

Recomendo que você estude sobre o assunto e procure ajuda de um psicólogo.
Se você está se questionando, mostra que você esta refletindo sobre sua realidade e me parece ser o primeiro passo para quebrar esse ciclo.

Desejo que você fique bem e consiga resolver essa questão!
Um abraço!

Josiane Cordeiro dos Santos Psicóloga Psicólogo em Joinville

8 respostas

27 OUT 2020

Olá Monique...
Percebo que você está passando por um momento muito delicado, pois você está em busca de mudança, de fazer o relacionamento entre ambos dar certo, mas me parece que seu namorado não pensa o mesmo que você, ele encontra formas de fazer você se sentir culpada por tudo o que acontece na relação, até mesmo por coisas sem muita importância, como cortar a mortadela. E como você não quer mais brigas, acaba aceitando a "culpa" de tudo o que acontece, sem ao menos questionar se você teve participação ou não em determinado acontecimento, me parece que já não encontras mais forças para bater de frente com ele, com medo de que ele possa machucar-lhe mais do que já faz atualmente. Estas em um relacionamento abusivo, com indícios de violência psicológica, física e moral.
Oriento a buscar atendimento psicológico para compreender o que está acontecendo nesta relação, e lhe deixar mais forte e segura dos próximos passos que deve dar. Pense primeiramente em você, dê-se o valor que merece.
"Mulher não deve ser maltratada por homem algum."
Espero poder ajudar você.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

27 OUT 2020

Olá Moni! Grato por escrever. Pelo relato o conselho é que você precisa gostar de si mesma. Aos vinte e seis anos, morando juntos, vocês estão explicando as dificuldades através do outro. Tal atitude não permite crescer. Pelo jeito vocês inverteram a ordem comum. Optaram, sem se dar conta do risco, por primeiro morar juntos, depois conhecer. A ordem comum é conhecer muitas pessoas, formas turmas, grupos de colegas e amigos, verificar formas de ocupar tempo, uso de linguagem, valores e pensamentos. Após isso, eleger alguém para paquerar, (sempre ao vivo e em cores), ocorrendo razoabilidade, iniciar namoro. Neste ponto, cada qual morando e vivendo em seu espaço. Na maior parte das vezes, terminiar namoro, porque se conheceu mais de perto. Em alguma situação evoluir para noivado, casamento. Isso pode parecer coisa antiga, mais evita problemas como o que você está vivendo. Sei que o que estou propondo é doloroso, mas é adequado, considerando verdadeiro seu relato. Para administrar a modificação.será importante algumas providências:
- exercitar a auto valorização;
- conversar com pessoas experientes de tua profunda confiança, para te ajudarem;
- evitar ficar sozinha;
- organizar rotina saudável e plena de vida e
- procurar pela conduta científica de um psicólogo.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços virtuais (em tempos da eminência de segunda onda da Covid-19, sejamos mais razóaveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

27 OUT 2020

Boa noite Monique! Você se ama Monique? Se uma amiga sua tivesse vivendo tudo isso que você está vivendo, te contasse. O que você diria para ela? Quais são as vantagens de manter essa relação? Quais os pontos positivos dessa relação? Enumere todos um a um. Quais as desvantagens dessa relação? Enumere os pontos negativos, um a um.
Você acha que vive uma relação abusiva? Você acha que é vítima de violência física?
Você acha que é vítima de violência psicológica?
Você acha que é a mesma pessoa de antes dessa relação? Algo mudou em você? O que? Mudou pra melhor? Este relacionamento é o sonho de toda mulher ?
Este relacionamento está fazendo bem para sua saúde física e mental? Pra sua autoestima?
O que você ganha nesta relação?
Monique, responda da forma mais sincera possível para você mesma, todas essas perguntas e depois veja o que é melhor pra você.
Por fim te oriento a procurar urgente um Psicólogo e converse sobre tudo isso que você tem passado. Para terminar. Se você tivesse uma filha, você desejaria que ela se relacionasse com alguém igual a esse namorado?

Vicente Aquino Psicólogo Psicólogo em Jequié

10 respostas

26 OUT 2020

Moni, porque vc permite tais situações? vc nunca conseguiu impor os seus limites? Porque vc sente tanta culpa?
A sua preocupação é dele ficar bem com vc, enquanto vc deveria se preocupar em porque ele te trata assim.
Vc esta em um relacionamento toxico, que te faz mal. Procure ajuda psicologica para te fortalecer e vc conseguir resolver seus problemas. se precisar, sou Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

26 OUT 2020

Oi Monique,
Acredito que você tem essa resposta, dentro de você.
O relacionamento é sadio quando um faz bem para o outro e quando resolvem os problemas juntos. Não fique tentando justificar para achar um motivo que a culpa é sua.
Porque você se permite a ser maltratada, levar culpa de tudo, mudar para agradá-lo?
Você precisa buscar ajuda urgente, precisa se fortalecer emocionalmente, trabalhar sua autoestima que está muito prejudicada.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo