Preciso de ajuda para ajudar meu namorado. Será que alguém pode me ajudar?

Feita por >Rf · 22 out 2018 Traumas

Sou mãe solteira de uma menina de 5 anos.
A quase 4 anos tenho um relacionamento com um rapaz.
Sou muito boa ouvinte e as pessoal no geral se sentem bastante confortáveis em desabafar comigo. Esse meu namorado é uma ótima pessoa, mas como todos nós tem seus problemas.
Com 2 anos de namoro em um dia de muita conversa
Ele desabafou comigo, dizendo ser a primeira vez que conversava sobre isso com alguém. Segundo ele na faixa de uns 10 anos de idade, quando foi morar na roça e quase nunca tinha compahia, ele foi abusado por um homem que trabalhava na roça ao lado. E o abuso aconteceu por um tempo. Ele só foi relatar a sua mãe. Pq seu anua começou a coçar muito. E ele sentia dor. Ele relatou a mãe dele. Que tbm e mãe solteira. E ela simplesmente afastou ele do homem. Mas não denunciou e não teve nenhuma conversa com o filho só mandou ele esquecer aquilo. Algum tempo depois desse ocorrido, ele fou abudado tbm por um primo mais velho. Relatou a mãe e teve o mesmo resultado. A mãe tbm não exigiu que ele frequentasse a escola e nem se preocupou com a Educação do filho. Então ele tem pouco convívio e experiencia escolar. Ele é extremamente inseguro, foi dar o seu primeiro beijo com 20 anos. E teve apenas 2 namoradas, a Ex e eu. Hoje ele tem quase 27. É pessimista, impulsivo, parece que não desenvolveu como homem. É como se fosse uma criança presa no corpo de um adulto. Tem dificuldade em se concentrar. Em confiar nas pessoas, não sabe dialogar e expressar seus sentimentos. Na maioria das vezes ele é bem frio com situações que em pessoas normais causam certa tristeza. No decorrer do nosso namoro ele evoluiu bem. Mas sinto que esses traumas ainda atrasam ele. E como se ele não lembrasse da infancia. Não tivesse vivido nada além desse episódio que contei. A mãe dele é casada com outro rapaz que n é seu pai. E ela tem mais dois filhos com esse homem. Mas a pouco tempo atrás meu namorado me relatou que algumas cenas que ele viveu comigo fez ele ter uns flashs do passado. Ele tentou em agarrar perto da minha filha, apertou minha bunda, depois meu peito e eu fiquei muito brava. E ele se assustou. Segundo ele anda tendo uns flash que ele viu a mãe transando com o padrasto. E descreveu toda a cena. E que nesses flashs ele participou do sexo tbm. Mas que ele nãp sabe até que ponto aconteceu e que se tudo que ele tem desses flashs aconteceu ou se é coisa da cabeça dele
E ele falou tbm que na adolescencia ele tinha o fetiche de pegar mulher casada e o marido assistir. Mas que ele não entendia pq tinha esse fetiche. Enfim. Rs Não sei como agir diante desses relatos. Não sei como ajudar ele e que caminho mando ele seguir. Eu vejo que ele quer ajuda. Mas não sabe como. Ele tentou se tratar com um psicologo mas parece que eles não conseguiam se comunicar um com o outro. Então ele perdeu um pouco a fé na psicologia. Não sei até que ponto esses traumas podem influenciar no nosso relaciomamento e na minha filha. Aparentemente ele não apresenta ameaça. E uma otima pessoa para nós duas. Mas parece estar preso em algo que não consegue sair. Ele quer mas não sai. E isso faz dele essa pessoa imatura e pertubada. Peço a ajuda de vcs. Obrigado.

A melhor resposta 23 OUT 2018

Bom ter o seu contato Monique!!!

De acordo com o seu relato sugiro que essa pessoa procure um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, um trabalho específico de reprocessamento e dessensibilização para psicotraumas, pode ser de grande ajuda.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

24 OUT 2018

Olá!

Pelo seu relato, parece que o seu parceiro precisa trabalhar com urgência a história de vida dele, pois está afetando de forma significativa.
É importante e preciso falar sobre esses acontecimentos todos que passaram pela vida dele. É importante que ele olhe para isso, fale, trate, assim será possível entender o que se passa e possibilitar que ele elabore, que conviva melhor com a própria história e lide melhor com as próprias questões, que podem estar confusas demais mesmo pra ele.

Sugiro que converse com ele e tente mostrar a sua preocupação, e o seu cuidado com ele, que é muito legal da sua parte! Há diversas abordagens em psicologia, mas ele indo até um profissional ele pode orientar e ver tipo de terapia pode ajudá-lo.

Espero ter ajudado!
Um abraço

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí