É correto dizer na frente da criança que ela precisa de ajuda psicológica?

Feita por >nandinha1988 · 28 ago 2023 Abordagem psicológica

Eu tenho uma filha adolescente ela fará 17 anos agora em Outubro, só que eu sou a filha mais velha da minha mãe e a minha irmã caçula quando nasceu eu tinha 15 anos de idade, então minha irmã era o nosso bebê e quando eu tive minha filha, minha irmã ficou com ciúmes de mim e da minha mãe e então começou a fazer coisas para chamar a nossa atenção, inclusives coisas cabíveis de repreensão, como faltar com respeito com a mãe e tals e tudo o que minha irmã fazia a minha mãe dizia que era porque ela precisava de ajuda psicológica e tals e então eu dizia eu sei mãe que ela tá com ciúmes e tals mas você precisa corrigir sim quando faltar com respeito, e então minha filha vendo aquilo começou fazer também porque via que minha irmã fazia e minha mãe passava a mão na cabeça da minha irmã, daí minha mãe na frente da minha filha começou a dizer a mesma coisa que dizia da minha irmã, tudo o que minha filha fazia de errado e eu ia corrigir ela dizia não corrige ela não ela faz isso porque precisa de psicólogo, minha filha ia pra escola e não fazia nada ou quando fazia, fazia as lições tudo mal feita e minha mãe dizia que era problema pra psicólogo então um certo dia uma psicopedagoga passou um relatório descritivo para o meu filho dizendo que ele tinha muita dificuldade mas que ele era muito esforçado e tals, daí minha mãe chegou na professora da minha filha e pediu o mesmo relatório descritivo e disse que ela também tinha as dificuldades dela que ela precisava de psicólogo, daí a professora da minha filha respondeu pra minha mãe, não, não vó além de professora eu também sou psicóloga e o único problema que sua neta tem é preguiça e nada mais, porque ela não esforça para fazer as coisas, isso dela na escola foi até a 6° série ela sabia fazer as coisas e fingia que não sabia, porém quando pegava professor que era Cri-cri passava o ano só com notas boas e quando pegava professores bobinhos não fazia nada e passava o ano com notas ruins, o tempo foi passando e minha mãe continuando a falar que ela precisava de psicólogo, eu comecei a ensinar ela a ajudar nas tarefas de casa aos 9 anos de idade e ela fazia tudo certinho só que a preguiça era demais, daí foi ficando adolescente e começando conhecer outras pessoas, pessoas ótimas e outras pessoas com caráter duvidoso, essas pessoas de caráter duvidoso começaram a falar pra minha filha que ela não tinha que fazer nada em casa para ajudar, porque quem tem quem tinha que fazer tudo sozinha em casa era eu, daí como ela já tem uma preguiça absurda ela começou a fingir que não sabia fazer nada na intenção de eu dizer deixa isso que eu mesma faço, não precisa mais e tals, daí as pessoas continuaram a dizer que ela não estava fazendo as coisas certas porque tinha problema, porque precisa de psicólogo e tals, ah mãe ela não faz porque você tem que ensinar e tals sendo que desde os 9 anos de idade que eu já tava ensinando ela, só que na base do interesse ela limpa uma casa melhor do que um adulto, tipo se eu saio e digo que vou ao mercado e digo pra arrumar a casa, como ela sabe que eu sempre trago as coisas gostosas do mercado, Danone, salgadinho, hambúrguer essas coisas quando eu chego em casa a casa tá um brinco, mas quando é aqueles tempos que estamos apertados com dinheiro curto ela não faz nada, mesmo mandando ela fazer ela fica dando uma que não sabe passar uma vassoura no chão, isso pode ser considerado problema? Porque é igual eu digo pra minha mãe que eu penso igual a psicopedagoga que deu aula pra ela que o problema dela é preguiça, ela é super inteligente mas quando tá com preguiça de fazer a lição fica fingindo não saber fazer pros outros irem ajudar ela só que daí ela faz como se não soubesse fazer nada achando que a pessoa vai pegar o caderno e fazer só que como eu já sei disso eu digo olha se você continuar fingindo não saber fazer eu vou tirar tal benefício seu ou apenas mostro-lhe o chinelo como ela já não é nenhuma criancinha e rapidinho ela faz certinho, finge que lembrou ali na hora como que se fazia tal lição, na frente da família ela se veste parecendo uma criança inocente por isso também as pessoas dizem que ela tem problema, pq ficam falando que ela tem mente de criança pela forma como ela se veste, porque hoje em dia as pessoas estão acostumadas a verem as adolescentes praticamente peladas e ela em casa ou perto de casa nunca se vestiu assim, sempre se vestiu com vestidos longos, saias longas, blusas e camisetas cobrindo toda a barriga na frente da minha mãe como ela sabe que minha mãe é evangélica ela se veste comportadinha e tals, só que o irmão dela e a irmã dela que estudam na mesma escola disseram que é só ela sair de perto de casa que a postura dela muda, ela pega a camiseta dela que já é um pouco curta e enrola até a altura dos seios deixando quase que um sutiã e até a postura dela de menina bobinha muda se comporta feito uma moça da idade dela e não como aquela menina bobinha que é quando tá perto de mim, da minha mãe, dos tios e dos vizinhos mais próximos, os irmãos dela contam que ela age naturalmente quando tá longe de casa e que quando está voltando para casa ela endireita a roupa toda pra ninguém de casa ver que ela encurtou a roupa.... Fora que ela nunca assume o que faz, mente demais e quando contrariada com a verdade ela inventa outra mentira em cima da mentira que já tinha dito, mesmo você sabendo a verdade e ela sabendo que você já sabe da verdade ela continua com a mentira!! Ela não se coloca no lugar do outro só pensa nela, tem inveja dos irmãos os irmãos não podem ganhar nada só ela pode, ela vai se arrumar pra ir pra escola e escolhe a melhor roupa mas a irmã dela de 12 anos ela não deixa escolher pra ela ela pega roupa bem apertada e dá para a irmã dela que é mais magra do que ela e tem só 12 anos uma calça número 40 que ficou enorme na menina e teve gente na escola que riu dela porque ela teve que ficar segurando a calça, se faz de vítima em tudo, pra ela ela não está errada sempre os outros que estão errados menos ela, quando ela ganha algo fica toda feliz mas se algum dos irmãos ganhar ela não disfarça a inveja, além dela amar elogios e não aceitar as críticas mesmo estando errada, enquanto você tá paparicando ela, ela tá toda toda feliz com vc, mas quando você cobra ela de algo errado que ela fez ela já muda a cara e te olha de cara bem feia, eu tava esses dias falando com minha mãe que isso são características narcisistas, porém como ela ainda é adolescente geralmente não se dá um diagnóstico pq essas características são dos adolescentes e não sabemos se na fase adulta vão mudar o seu jeito de ser ou não, porém eu sempre digo para a minha mãe não ficar falando essas coisas de problema psicólogo na frente dela, porque ninguém conhece melhor os seus filhos do que os seus pais, e eu sei que ela sabe sim fazer as coisas mas na frente de quem lhe interessa ela finge não saber, tem pessoas que até o jeito dela conversar muda ela fala como se fosse bobinha e já tem pessoas que ficam até surpresas porque ela conversa parecendo um adulto falando!!
Eu disse pra minha mãe que a gente tem que tratar as pessoas conforme às suas idades, tipo bebê a gente deve tratar como bebê, criança a gente deve tratar como criança, adolescente como adolescente e adulto como adulto, porque se a gente tratar as crianças como bebês eles vão continuar fazendo coisas de bebê, se a gente tratar um adolescente como uma criança eles vão agir como crianças e se a gente tratar um adulto como adolescente ele vai agir como adolescente e dessa maneira sua vida ficará comprometida, já que demorará mais para amadurecer....
Pra se ter uma noção não é só da minha filha que minha mãe fala que tem problemas e que precisa de psicólogo, minha irmã começou brigar com minha mãe e pediu pra ela parar com isso, meu sobrinho de 8 anos de idade, minha mãe começou à dizer na frente dele que ele era autista porque parece que ele fez um gesto lá com a mão e tals, daí ela começou a falar isso direto na frente do menino e toda vez que ele estava na frente da minha mãe ele fazia essas coisas e tals mas era só sair de perto dela e ficar longe que ele parava de fazer daí minha irmã percebeu que ele só fazia qnd tava na casa da minha mãe e quando não estava não fazia, daí minha irmã começou brigar e mandou que minha mãe parasse de falar que ele era autista na frente dele e minha mãe parou de falar e o menino parou de fazer as coisas que ele fazia, meu filho de 14 anos também faz umas coisas quando tá perto da minha mãe porque ela também fica falando que ele também tem autismo e essas coisas que precisa de psicólogo, mas é só estar longe dela e vc falar pra ele vem cá fulano vc não tem problema nenhum pra tá fazendo isso vamos parar com isso não quero mais ver você fazendo isso que ele para na hora!!

A minha pergunta é, é certo dizer na frente das crianças e dos adolescentes pra tudo o que eles fazem que tudo é problema psicológico? E que eles precisam de psicólogo? Isso pode fazer com que a criança e o adolescente passam a se valer desses comentários para se aproveitarem e se fazerem de bobinhos para obterem certas vantagens em cima das situações?

A melhor resposta 29 AGO 2023

Olá Landinha1988! Obrigado por escrever. Há uma série de colocações de explicações em apenas uma coisa em seu texto, assim como mistura de conceitos. Vamos a alguns elementos. Há psicólogos e psicólogos. Psicopedagogo, na maior parte das vezes, é uma pequena especialização. Psicólogo, envolve, no mínimo cinco anos de curso, com uma variação de estágios, psicoterapia didática, especialização e supervisão. São frentes muito diferentes de trabalho. Falar na frente da criança que ele precisa de psicólogo, depende de contexto, idade, intensidade, dentre outros aspectos. Quando uma mãe ou pai não coloca limites e direções suas crianças, dizendo que elas precisam de um psicólogo, esses pais estão colocando-se com incapazes para isso. Dizer para a criança ou adolescente, para tudo que eles fazem, é assumir que o adulto que fala, precisa de ajuda de psicólogo. Essa criança ou adolescente, poderá precisar ou não, mas o adulto precisará.
Ser comportado ou não, não tem a menor relação com dizer que se é evangélico ou de qualquer outra identificação de religião. Isso acontece por outras questões.
O que o adulto precisa ser com a criança e adolescente é terno, afetivo, aberto ao diálogo, empático, mas com firmeza e a responsabilidade de diferenciar entre o certo e o errado, direcionando a criança e o adolescente para o amadurecimento ético e
verdadeiro e saudável.
Teu relato, em sua maior parte, mostra o jogo de interesses entre pessoas que não estão conseguindo diferenciar os diferentes papéis e etapas de evolução. Quem tem que definir é o adulto. Não pode terceirizar para a mãe, nem para o psicólogo.
Abraços!

8607 respostas

30 AGO 2023

Olá, Nandinha!

Você trouxe bastante questionamentos na sua pergunta que para serem melhor destrinchados precisaríamos conversar melhor em sessão, entretanto já informo que não existe um receita de bolo para a educação de filhos, mas acredito bastante na psicologia positiva.
Caso queira conversar mais a fundo estou por aqui ;-)

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro