Preciso de ajuda com meu filho adolescente

Feita por >tob · 20 dez 2020 Adolescência

olá psicólogos, sou uma mãe e preciso de ajuda e conselho pro meu filho. Eu vinha prestando atenção nele esses meses, notei que ele tava mais cansado, triste e fechado, sempre que tentava puxar assunto sobre isso, ele mudava o assunto. Ontem ele começou a ter uma crise de choro e finalmente me contou tudo que ele tava guardando, ele disse que vem tendo crises ansiosas desde junho desde ano, ele falou que não aguenta mais os sintomas físicos e a confusão que tá na cabeça dele mas não foi isso o motivo do choro, ele me contou que teve acesso a sites pornográficos muito cedo, entre os 11 ou 12 dele, ele disse que foi aí que começou o vício e a masturbação por pornografia, ele falou que quando tinha 13 anos um homem adulto que devia ter uns 40 anos começou a conversar com ele no Instagram, eram conversas eróticas, ficava mandando ele mandar fotos das partes íntimas do meu filho e mandava da dele, meu filho disse que não achava que era nada demais, ele disse que gostava de conversar com esse homem porque não tinha amigos. E ele me contou algo que me chocou um pouco mas tentei olhar o lado dele, ele disse que entre seus 13 e 14 anos ele fez algo horrível, ele tem um primo que na época devia ter 8 ou 9 anos e ele disse que ficava incentivando o primo a pegar nas partes íntimas dele e ficava mostrando, ele disse que isso aconteceu umas quatro vezes, ele disse que na última incentivou o primo a lamber o pênis dele, ele disse que nunca o ameaçou a não contar a ninguém, nunca o machucou e nunca o forçou, mas ele agora disse que ficha caiu e parou pra pensar que o primo era só uma criança e achava que aquilo era normal, ele disse que não sabia o que tinha na cabeça naquela época, não tinha a intenção de machucar ninguém, ele falou qye não achava que era errado isso mas agora sabe que sim e disse que tá muito arrependido, falou que tinha se esquecido disso e que só lembrou por agora, ele tem 16 anos e carrega uma culpa enorme nas costas por tudo isso, ele fala que é um lixo, uma pessoa horrível que merece desprezo, mas ele também disse que quer ser feliz, tirar esse peso das costas, ele acha que o primo esqueceu porque ele nunca mudou com meu filho, tivemos na cidade dele no início do ano e não tinha nada diferente da relação deles. Ele fala que passa o dia inteiro na internet procurando alguma solução por erro dele mesmo sabendo que não tem solução, ele falou que já tentou contar pra mãe do primo dele, me mostrou cartas e até mesmo vídeo onde ele explica o que fez mas nunca enviou porque tem medo do desprezo que vão sentir dele, ele fala que nunca vai se perdoar por isso mas eu sei que ele quer se perdoar, também sei que ele quer o perdão de toda a família. Ele sempre foi um garoto anti social, um garoto introvertido, o pai dele pegava e ainda pega no pé dele por ele ser afeminado demais, ele sofria bullying na escola desde criança porque era gordinho e andava com garotas, o pai sempre o proibiu de sair ou pra ir em festinhas de escola desde criança, o pai dele é cristão, ele nunca beijou ou teve relação sexual com alguém, ele diz que tem medo de se relacionar com alguém e agora não consegue ser feliz porque lembra do que fez com o primo. Eu nunca vi ele tão mal, cansado e triste desse jeito, ele disse que quer ir a um psicólogo porque precisa desabafar e ser um pouco feliz mas ele também tem medo de ir e julgarem ele pelas coisas que fez, ele disse que fica na internet o dia inteiro procurando sobre abuso sexual. Ele disse que a cabeça dele tá uma confusão, que se sente sozinho, triste e perdido. Eu sei que ele não é uma pessoa ruim, nunca foi, sei que ele não é um monstro como acha que é, não aguento ver ele assim remoendo isso, quero ver ele sorrindo novamente. Por favor psicólogos, sou uma mãe de 42 anos e preciso de ajuda e um conselho.

A melhor resposta 21 DEZ 2020

Olá Tob! Obrigado por escrever. Esse relato reflete uma situação que não é rara. No caso específico, ela apresenta três fatores positivos e muito importantes: seu filho já falou para você, ele se sente com vontade de resolver a questão, quer um psicólogo. De outro lado, sendo difícil ou não, ele precisará desenvolver formas de lidar com as pessoas reais, em espaços socais mais amplos. Há muitas coisas a serem lidadas para ajudar seu filho que quer ser ajudado.
Com a maior brevidade possível, pesquise nossos currículos, procure por um de nós, psicólogos, e propicie o início de um tratamento com a condução científica. Organizar rotina de vida rica e diversificada socialmente, será importante.
Duas observações importante:- psicólogo precisa ser profundamente confiável, com mente aberta, sem julgamento, com maturidade, segredo absoluto sobre os dados de cada pessoa com as quais trabalha; podem confiar;
- você e seu filho precisam falar conosco, com mente aberta, persistência e disciplina.
Estaremos, com alegria, gratidão, dedicação e persistência, à disposição, para ajudar seu filho.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

27 DEZ 2020

Além de ouvi-lo e conversar continuamente com ele, pode sugerir Psicoterapia para seu filho, mesmo que seja de forma Online.
Ele precisa ser amparado e compreendido e incentivado em fazer psicoterapia... é um processo de algumas sessões.