Como ajudar um adolescente gay a lidar com família?

Feita por >Julia · 16 nov 2016 Orientação sexual

Tenho 25 anos e sou bissexual, sou casada com um homem e minha família não sabe de meus prévios relacionamentos com homens (apenas meu marido sabe).

Tenho um primo de 15 anos que é gay, vejo isso nele desde que ele tinha mais ou menos 3 anos de idade. Há alguns meses percebi que ele estava se descobrindo e decidi contar para ele sobre minha bissexualidade, abrir espaço para que ele converse comigo. Poucos dias depois ele me contou que se relaciona com meninos e tem certeza de sua homosexualidade.

Nossa família é relativamente preconceituosa e conservadora, do tipo "o filho do vizinho tudo bem, mas o meu não!". Sei que se eles soubessem inicialmente teriam dificuldade pra aceitar, provavelmente puniriam meu primo (não deixar sair, tomar celular, até "atacar" e negar, falando que é fase ou rebeldia de adolescente.

Minha opinião é de que ele deve "disfarçar" e não contar nada por enquanto, pelo menos até ele ter 18 anos e poder se impor mais e se fazer ser ouvido como adulto. Até já ofereci o que se ele quiser/precisar pode vir morar comigo e meu marido. Mas sei que ele sofre muito por ter que se esconder, fingir. E também sofre por comentários maldosos e preconceituosos da família, como ataques pessoais (mesmo não sendo, ninguém da família sabe).

Quero muito ajudá-lo, mas não sei qual o melhor jeito. Como lidar com essa situação?

A melhor resposta 16 NOV 2016

Olá Júlia,

O que você pode fazer é ir conversando com ele a respeito de como as pessoas da sociedade lidam com as diversas formas de sexualidade, incluso dentro de sua família. Principalmente, esclarecendo que não é porque há quem diga que o que ele sente é errado, isso seja a única verdade.
Nessa idade é importante, mais do que em outros momentos, um sentimento de pertença e validação de sí. Infelizmente, não há como fazer evitar que ele se sinta mal em alguns momentos com o preconceito alheio, mas vai diminuir as possibilidades de isso gerar transtornos ao ter em você alguém para apoio. Se houver outros lugares/pessoas, melhor.

att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

17 NOV 2016

Olá Julia!
Cada caso deve ser olhado individualmente, não existem fórmulas prontas para esta situação.
O indicado que é que seu sobrinho procure ajuda de um psicólogo para que auxilie nesta fase de descobrimento e conflitos principalmente a rejeição dos pais, o que possibilitará dele se posicionar de maneira mais segura caso decida que seja importante revelar aos pais sua orientação.
Como familiar o mais importante é que você não o deixe de apoiar e demonstre-se sempre disponível dentro das suas possibilidades, o apoio é fundamental.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo