Como lidar com minha filha pré-adolescente se descobrindo sexualmente?

Feita por >Anônima · 18 mar 2018 Adolescência

Minha filha está na pré-adolescência, vai fazer 11 anos em junho, está se desenvolvendo fisicamente e se descobrindo sexualmente. E está muito confusa. Desde pequena, sempre teve seus "namoradinhos de infância", meninos que ela achava bonitos e legais e que eram atenciosos com ela, não sendo nunca namoro propriamente dito, pois não tinha e ainda não tem idade para isso. Sempre tivemos um ótimo relacionamento, sempre conversando sobre tudo, inclusive sobre sexualidade e sexo, respondendo suas dúvidas, dentro do entendimento necessário, de acordo com a idade dela. Somos amigas e sou muito afetuosa com ela, assim como com meus dois outros filhos, estou sempre fazendo carinho, abraçando, dando beijinhos (não na boca), dizendo que os amo, essas coisas de mãe. Já com o pai ela tem um péssimo relacionamento, desde pequena, o pai nunca soube dar carinho para ela, é machista, preconceituoso, acha que filho se educa na base do berro e de surra, que diálogo é bobagem, sendo (muito pouco) carinhoso com os irmãos meninos, fazendo com que ela se sinta rejeitada, tendo desenvolvido uma depressão desde os quatro anos de idade, necessitando de medicação controlada desde então, para tentar conviver com suas tristezas. Enfim, agora, quase entrando na puberdade, se descobrindo sexualmente, ela está com um sentimento/pensamento bastante confuso, pois acha que está apaixonada por mim, sua mãe, que às vezes vem à sua cabeça vontade de me beijar na boca, como namorados, que esse pensamento é constante e ela não entende porque isso acontece. Está apavorada, diz que só pode ser louca, ter algum distúrbio mental para ter esse tipo de pensamento. Tento acalmá-la, dizendo que ela não é louca, que está apenas confusa, mas não adianta, e não sei mais o que dizer para ela, até porque, realmente, não sei como agir, porque nunca ouvi falar de um caso assim. Ela diz que deve ser lésbica, por estar sentindo isso por uma mulher, mas isso para ela não é o que importa no momento, porque ainda é novinha e está se descobrindo, no que concordo com ela, o que a assusta é sentir isso pela própria mãe. Preciso de ajuda! Não sei como lidar com isso! Com 10/11 anos ela já define sua opção sexual? Ou realmente ainda está se descobrindo e pode estar confusa? E essa confusão absurda de sentimentos por mim, sua própria mãe, é normal? Faz parte da confusão da descoberta da sexualidade? Tem a ver com o mau relacionamento dela com o pai? Por favor, me ajudem para que eu possa ajudar minha menina. Um abraço.

A melhor resposta 20 MAR 2018

Olá!
A vivência de uma criança necessita bastante do amparo dos pais. A convivência familiar é ambiente muito importante para o desenvolvimento, em todos os sentidos, da criança. Pequenos e pequenas também podem passar por situações embarasosas que podem até mesmo deixar os pais desconfortáveis em respondê-las. É precoce afirmar que nesta idade descrita por você de sua filha definir a opção sexual. Pode haver influências. Depende muito da harmonia com a família no desenvolvimento da criança. Caso considere supra necessidade de maiores acompanhamentos profissionais, acesse um (a) psicoterapeuta. Não precisa temer, todos nós passamos por momentos delicados como este. Acesse um (a) profissional.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte