Preciso de ajuda. Acho que estou desenvolvendo ansiedade atrelada à depressão

Feita por >ISABELA BIANCHI · 25 jan 2023 Abordagem psicológica

Mãe Narcisista / Dependência Emocional / Ansiedade / Possivel depressão.

Olá, eu passo por dois grandes problemas. Acho que estou desenvolvendo ansiedade atrelada à depressão.
1) nunca tive um bom relacionamento com minha mãe. Hoje identifico certos traços narcisistas nela, que justificariam muitas das atitudes esdrúxulas que ela sempre teve comigo. Nunca pude dormir fora na casa de amigos, nunca pude sair muito, nunca pude nem ir em cinemas com namorados - porque na mente dela, eu com certeza voltaria grávida. Tive um relacionamento esdrúxulo durante quase 3 anos da minha vida (17 aos 20) e debati sobre muitas regras de casa na época para maior conforto do meu antigo namorado - que nem merecia meu esforço, ele só fazia me por pra baixo e em toda briga ameaçar me trair. E no caso do meu relacionamento com ela, sempre foi baseado em muita ameaça de punição física (ate hoje), quando menor muitas vezes eu era trancada no quarto escuro enquanto chorava, pois ela e meu pai alegavam "não entender como uma criança poderia chorar tanto sendo só uma criança sem preocupações, etc etc. Porém, meu pai sempre foi mais de ouvir, mais tranquilo por assim dizer - por vezes até mais omisso - que minha mãe (apesar dele ser "esquentado" tal como ela, mas acho que o pavio era maior, não sei). Agora estou noutro relacionamento, há quase 02 anos e ela não confia em mim pra me deixar ir no cinema com meu namorado! Ela me diminui e diminui meu valor/caráter, dizendo que eu me entregaria, que sou "fácil", que se ela não vigiar eu "me perco" etc... sempre temos discussão e ela sempre me ataca. Devem fazer pelos menos quase um ano que não temos uma cv que ela não tenha me atacado, seja pelos defeitos, seja pela tentativa de me diminuir, seja por me prender, seja até mesmo pelo meu peso! Ela sempre é a pessoa que mais me censura na vida. E sabe, passei das piores experiencias da vida dela com ela, que foi o cancer. ela foi curada e estive presente no processo todo! agora a velhice trazem outros problemas, eu e meu atual namorado estamos literalmente nos modulando no nosso futuro pra morar perto dela, por conta da falta de vigor que já a atinge, e ainda sim, ela é opressora. é das pessoas mais opressoras que já tive contato nestes 26 anos de vida que tenho! todos os gatilhos que tenho, sempre cavucando, encontro ela os instalando em alguma situação - infelizmente. Não somos amigas, e pela opressão, ela quer mandar na roupa q visto como se eu tivesse 13 anos ainda, sendo que já tenho o dobro, e estou pra noivar. Sinto como se minha juventude esteja esvaindo pela minha mão e eu presa a isto. Completamente presa.
2) há quatro anos meu pai teve avc esquemico. perdeu a mobilidade da metade direita do corpo e está dependente de mim, minha mae e minha irma. Além do rombo financeiro que é cuidar, é um rombo de autonomia pra propria vida - pois sempre exige que revezemos quem sai e quem não sai - e agora o financeiro tá bem apertado pra mim - pois pago a maioria das contas mais caras da casa, pois minha irmã prevê se casar em abril e esta pagando o financiamento do seu apto. Não consigo mais lidar com ter tantas exigências em casa. tive 2 grandes crises de ansiedade/pânico neste meio tempo, e várias menores, neste período. A atual situação me impede de me mudar, de fazer facul e até mesmo, por varias vezes, de sair e me distrair. não me sinto mais pertencente à minha família fazem 1,5/2 anos, oque me fez ter que me distanciar emocionalmente de todos, pra preservar minha sanidade dado aos problemas de convivência que só se agravaram com este novo fato em nossas vidas. (obs.: todos os médicos que acompanham meu pai já nos responderam que ele permanece na cama pois não quer sair, pois todos os exames indicam grande potencial de retomada da sua independência, ele só não quer); Nunca me senti tão invalidada, e percebo isto repercutindo no meu atual namoro. Eu ando melhorando e me distraindo, mas ainda é difícil não "sufocá-lo" querendo mt atenção e saber onde ele está. no antigo fui muito traída e enganada (que descobri só no final dele), e a sensação de estar sendo feito de besta novamente é horrível. se sentir estar sendo enganada novamente, etc (e sim, eu sei que ele n é meu ex. ele é muito bom p mim, mesmo. me ouve, me mima, entende a rotina da minha casa, sempre me envolve no que pode etc... é insegurança e ciúme - e agora atrelado a uma pseudo dependencia emocional sobre ele, por atualmente ele ser dos unicos relacionamentos que me fazem literalmente feliz e confortavel. estou tentando trabalhar isto, e passo no psicólogo. mas ainda estou focando - durante 06 meses e n consigo sair disto - em tratar as coisas que passo com a minha mãe, pois minha criação inteira foi basicamente feita em como "agradá-la", independente de qualquer crivo comum de certo e errado e moral, se não a agradasse, eu era uma péssima filha e como seria então, um ser humano decente?! Ta sendo muito muito muito difícil. mas enfim, espero que alguém consiga me aconselhar. Sei que as atitudes precisam ser minhas. Se quiserem perguntar melhor aqui sobre situações especificas que me fazem pensar que minha mae tenha traços narcisistas, eu falo. Obrigada.

A melhor resposta 26 JAN 2023

Olá Isabela! Obrigado por escrever. Tenho quase certeza de que já ví um texto extremamente semelhante ao seu, senão o mesmo. Certamente, seu texto indica grande sofrimento, mas pela forma de construção, também indica formação de recursos internos, para lidar de forma melhor com os desdobramentos que a vida for apresentando. O sofrimento nos faz amadurecer, aprender a tornar as coisas difíceis, menos difíceis. Parece ser esse o estágio atual. De outro lado, todas as mães, com suas coerências e incoerências, com seus erros e acertos, querem a seu jeito, o bem dos filhos. Todas as pessoas razoavelmente precisam conter uma certa porção narcísica. Você está trabalhando isso com um psicólogo. É importante considerar que a psicoterapia precisa conter a prática efetiva de modificações na vida real, no cotidiano. Pondere profundamente com seu psicólogo/a.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8607 respostas

26 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém