Como fazer meu namorado procurar ajuda profissional?

Feita por >Anônimo · 26 mar 2018 Stress

Meu namorado está passando por um momento complicado de estresse e pressão! Acho que ele pode esta começando a desenvolver algo relacionado a depressao e eu não consigo ajuda-lo ! Estamos juntos há 6 meses e ele era outra pessoa, mais alegre, gostava de sair sempre, bem humorado e me tratava de outra forma .. agora ele está frio, se irrita muito fácil e fica esgotado emocionalmente muito rápido. Ele está com 29 anos e está no último período da faculdade ( e está atrasado devido ao falecimento do pai há alguns anos q o fez trancar) com a pressão da mãe na cabeça dele faz ele ficar cada vez mais irritado e sem paciência, ela diz coisas como “vc tem q arranjar um emprego logo” “vc tem q dar um jeito na vida , ja esta com 29 anos”. Devido todos esses problemas ele me pediu um tempo dizendo me amar muito mas que precisa de um espaço para “organizar a vida dele” , depois que ele começou a estudar para um concurso público ele fica o dia todo em casa, está desempregado e sendo pressionado pela mãe. Diz que prefere ficar em casa do que sair , diz que me ama mas não consegue ir me ver quando marcamos algo e fala que é melhor assim pois precisa manter o foco para a prova! Mas ele também não consegue estudar direito.. ele saiu dos grupos de WhatsApp que temos amigos em comum q saimos direto , excluiu uma rede social chamada instagram, arruma desculpa sempre que tem algo fora de casa , fica cansado rápido qnd sai de casa , tem alterações de humor e não consegue me dar respostas sobre oq esta acontecendo com ele , apenas diz que tem muita pressão e estresse mas que me ama muito mas no momento prefere ficar sozinho e não sabe me dizer o pq. (Não sei se isso é alguma crise existencial, se ele está desenvolvendo depressao mas ele não quer procurar ajuda profissional! (Acho q ele deve associar isso ao foco que ele quer na prova mas n consegue ter) como faço ele procurar ajudan? Eu o amo muito e não vou deixa-lo no momento que ele mais precisa, mesmo me pedindo o contrario, nem que seja de longe quero ajuda-lo

A melhor resposta 27 MAR 2018

Olá. Em primeiro lugar, parabéns por você escrever buscando ajudar seu namorado. A melhor postura para você é tentar não pressiona-lo, mas apontar as dificuldades que ele está tendo e propor psicoterapia para ele encontrar e organizar seu caminho.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

27 MAR 2018

Olá . A busca por profissional é de cunho muito pessoal, de fato levar seu namorado a compreensão de que necessita pode ser um pouco tanto trabalhoso, as pressões da sociedade junto com a pressão da mãe pode desembocar muitas coisas na vida dele,porém clarear pra ele que isso o está tornando um sujeito isolado e estressado pode ajudar ele a se auto analisar e buscar ajuda profissional.

Psicóloga Eva Karine Psicólogo em Caruaru

27 respostas

27 MAR 2018

Ola!

Pelo que você trouxe sobre seu namorado, ele esta apresentando alguns sintomas depressivos que estão diretamente relacionados ao contexto que ele esta vivendo. A pressão da mãe pode intensificar a autocobrança. Ver que as coisas não estão andando pode gerar um sentimento negativo com relação a si mesmo.

Importante ressaltar que o vinculo que ele tem com você pode contribuir muito para passar por essa situação. Estar disponível para quando ele procurar ajuda é fundamental nesse processo.

Sobre não querer ajuda profissional, pode ser devido as crenças que ele tenha sobre conversar com um psicólogo. Nos momentos em que ele procurar por ajuda e você buscar acolhê-lo, informar sobre os benefícios da terapia, sobre como conversar com um psicólogo é diferente de conversar com amigo/familiar/namorada, ou que talvez em algum momento a sua ajuda não será o bastante para lidar com o sofrimento dele, podem ser alguns pontos que o faça rever a ideia de procurar um profissional.

Espero ter ajudado.
Fico a disposição. Boa sorte!

Psicólogo Wallace Jones Psicólogo em São Roque