Estarei a fazer o correto ao continuar em um relacionamento?.

Feita por >magiolo · 20 mar 2022 Dependência emocional

Olá, desde mais o meu nome é Afonso Magiolo, e estou num relacionamento já faz 7 meses... Quando conheci a minha namorada, ela já tinha a avó a morrer, a avó dela foi a mulher mais importante na vida dela, a única que a criou e a tratou com amor, a senhora tinha Alzheimer , câncer, Parkinson e diabetes e tinha 90 anos, a Sofia sempre eternizou a vida da avó dela como se ela nunca fosse morrer, durante 1 ano até a data de hoje. A minha namorada, sempre sofreu imenso pois a avó já não a reconhecia, já não falava nem comia, enquanto namorado , pelo que via e ouvia, o estado da avó veio se a piorar mês após mês, até ao dia 23/02 deste ano em que a avó dela morreu. Foi um choque para ela, a Sofia está a sofrer imenso desde esse dia, meio que se tornou uma pessoa diferente, já não quer sair de casa, quer se isolar, etc ... Parece que a vida para ela deixou de ser a cores, e está tudo a preto e branco. Nós ha questão de 1 semana e meia atrás, ela ligou me a dizer que queria acabar com a relação, que já não aguentava mais, os motivos que deu para além de certos assuntos que nos discutimos no passado, compreendo que muita coisa perdeu o sentido para ela, e que a paciência que foi uma coisa que faltou imenso da parte dela foi também uma das razões pela qual o nosso relacionamento foi se desgastando, pois enquanto a avó dela era viva, sempre que ela ia lá (1× por semana) saia desgastada e esgotada emocionalmente e descarregava tudo em mim, e fazia me sentir me um lixo... Nós estamos juntos de novo, mas tudo tá diferente.... Já não sinto o carinho e afeto que sentia antes.... Sinto me carente... Estou com ela e sinto saudades dela... Estou a sofrer todos os dias desde que a avó dela morreu.. já estou a começar a questionar me se é saudável para mim continuar nesta relação.... Mas eu amo tanto ela, e quero estar aqui para lhe apoiar e ser um verdadeiro namorado.. que não quero desistir do relacionamento, mas será saudável para mim continuar nisto? Ou devo por muita pena minha , seguir em frente e procurar alguém que possa me dar o que preciso? (Relacionamento saudável, amor, carinho , afeição) o que posso fazer de melhor? Eu não quero desistir... Mas isto tá a ser muito doloroso para mim, ver a mulher que eu amo mais , morta por dentro, eu sofro de ansiedade e de carência afetiva... Sei que por ela te perdido a avó não pode dar aquilo que eu desejo pois está num luto emocional e espero que daqui a meses, ela já volte a ganhar as cores da vida. Até lá queria me manter na relação, para estar aqui a ajuda lá a ultrapassar e para ela não se sentir sozinha. Então eu faço a minha última pergunta, será que tou a fazer o mais correto? Será que isto é saudável para mim? Ou o melhor é seguir em frente?

A melhor resposta 23 MAR 2022

Afonso Magiolo...
Sua namorada perdeu a Avó que além de avó foi a pessoa de referência na vida dela... deve ainda estar em estado de choque.
Por outro lado, voce também esta numa situação de carência e não está auxiliando a sua namorada que precisa de um ombro para chorar a perda da avó. Exigir dela o que voce está pedindo e precisando, está fora do alcance dela.
A decisão é sua se ficar com ela ou não e em ambas as escolhas, o resultado, as consequências também serão suas.
Neste momento, o mais indicado é VOCÊ fazer psicoterapia para resolver as suas carências, os seus conflitos e poder dar suporte a sua namorada. Assim como voce está, não está auxiliando ela.
Ela também precisa fazer, para elaborar bem este acontecimento e ver o significado que este representa para o psicológico dela.
Os dois precisam elaborar esta situação; a vida futura, depende de uma boa compreensão desta fase que voces estão passando.
Abraços

5817 respostas

29 MAR 2022

Magiolo o q vc vai fazer com a sua vida fica a seu critério, porém deves observar q ela está em
Sofrimento pela perda, o luto n tem um tempo certo p o fim. Ela precisa de conforto. Tente conversar c ela é mostrar q ela sim precisa seguir em frente.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

28 MAR 2022

Olá Magiolo, espero que esteja tudo bem com você.

Sinto muito por toda essa situação que está vivendo, mas são nesses momentos difíceis que temos a oportunidade de nos conhecer mais profundamente, e buscar nossa força interna para lidar com toda essa situação. A sua decisão, seja ela permanecer no relacionamento como ele está atualmente, ou sair da relação, deve ser tomada de maneira natural, coerente com o que você está sentindo no momento, em conformidade com seus desejos pessoais, planos de vida e objetivos. Para isso acontecer é muito interessante você se conectar com você mesmo, e com seu interior, em um processo de autoconhecimento e descoberta pessoal. Essa conexão e esse processo de autoconhecimento, podem ser trabalhados em um processo de psicoterapia, e talvez seja interessante você buscar um Psicólogo para te auxiliar nisso. De qualquer forma, qualquer que seja sua escolha, é importante que ela faça sentido para você, para aquilo que você realmente espera de um relacionamento, e que você já descreveu ("Relacionamento saudável, amor, carinho , afeição"). Saber o que se quer é muito importante, e nesse caso parece que você já tem isso claro dentro de você, isso é muito bom. A sua namorada, devido a perda e o choque recente, está configurando dentro dela uma nova maneira de lidar com a vida, e pode ser que isso ainda dure um tempo, e não podemos dizer com certeza qual o lugar de um relacionamento afetivo nesta nova configuração que irá surgir, devido a morte da avó dela. Para ela, é muito muito interessante também buscar um Psicólogo que possa auxiliá-la na travessia deste momento. Muitas vezes temos a ideia de que podemos ajudar o outro, mas, em muitos casos, isso não é possível, apesar de desejarmos muito isso por afeição. Porque o outro não está pronto para receber essa ajuda naquele momento, e será preciso ter paciência até o momento em que essa pessoa esteja pronta para receber ajuda. Continue com suas reflexões, com seus questionamentos, com suas certezas, em acompanhamento com um Psicólogo, para que você possa tomar a decisão mais acertada para você e todos os envolvidos. Desejo sorte para todos!

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

22 MAR 2022

Olá Afonso!!
Sua namorada está passando por um momento muito difícil, ainda não elaborou o luto da avó. Luto pra cada pessoa é de um jeito, depende da cultura e conhecimento de cada pessoa sobre morte , luto. Uns se resolvem logo outros demoram mais , cada um no seu tempo. Neste momento ela precisa do seu apoio, da sua escuta sem crítica e julgamento. Sugiro psicoterapia para os dois. Espero ter ajudado. Um abraço. Madalena Fonseca.

Madalena Fonseca Psicólogo em Vitória

11 respostas

21 MAR 2022

Olá Magiolo, a finitude é algo que nunca nos preparamos e diante da certeza de que é inevitável a partida de um ente querido é comum o sentimento de egoísmo para acentuação entende? Nesse momento seria prematuro demais você tentar questionar as atitudes da sua namorada porque não está sendo fácil pra ela a elaboração do luto com brevidade. Está claro que ela precisa de acompanhamento psicológico para enfrentamento deste luto. Porém, da sua parte existe em seu relato uma certeza sobre o que vc sente por ela, mas precisa ter paciência, perseverança e esperar que tudo vai passar. Seria interessante vc também procurar acompanhamento psicológico para se fortalecer e tentar ajudá-la. Procure sempre se perguntar o que é melhor pra vc sem esquecer seus maiores sentimentos. Espero ter te ajudado um pouco. Um abraço.

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife

19 respostas

21 MAR 2022

Bom dia, Magiolo.
Não há uma resposta para o seu questionamento. São muitas questões "misturadas".
O ideal é que vocês possam ter um acompanhamento - é um processo.
O luto pode ser dividido em fases, mas não é esse o ponto aqui. Penso que vocês devem organizar os pensamentos e sentimentos.
No processo terapêutico isso é possível. Não deixem de procurar um psicólogo. :-)

Arkhé Psicologia Psicólogo em Vila Velha

2 respostas

21 MAR 2022

Olá Magiolo! Grato por escrever. Há uma série de fatores a ponderar. Correto e errado são duas avaliações radicais que precisam de condições para que se escolha. Caminhos há inúmeros: alguns mais certos, outros mais errados. Errado nesse momento é supor que em menos de um mês tua namorada supere o luto por perda significativa, errado será ela ficar isolada e focada apenas no luto pela perda da avó, errado será você , nesse momento, avaliar a tua namorada. Ela é extremamente mais plena do o estado de luto. De outro lado, uma pessoa com comorbidades, aos noventa anos falecer é algo razoável. Isolamento e permanência em casa são receitas para agravar dificuldades para qualquer pessoa, expecialmente para quem está em situação como essa.
Tua namorada precisa de companhia, precisa de estimulação e direcionamento para coisas agradáveis, éticas, saudáveis e confortáveis da vida, como atividade física, prática de esportes, música, dança, ambientes abertos e com vegetações e animais. O correto é você apoiá-la e estimulá-la a resgatar sonhos, planos, metas, rotina rica de vida.
Caso necessário, estaremos, nós psicólogos, a disposição para ajudá-la.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Ainda é preciso precaução. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8634 respostas

21 MAR 2022

Sua namorada ainda não elaborou o luto. Ela precisa de ajuda de um profissional da psicologia pra passar por essa fase. Você poderia ajudar convencendo a na busca de um psicólogo e talvez tratamento medicamentoso para sair dessa crise.

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

21 MAR 2022

Boa noite magiolo
Esse momento está bem delicado para tua namorada pois ela está em luto e seria muito gratificante se ela pudesse ser acompanhada por um profissional psicologo.
Descreve com palavras que ama tua namorada então ajude a a procurar ajuda e vocês passarem por esses momentos juntos. Mas se toda essa situação está te deixando incomodado talvez possam fazer uma terapia de casal.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

21 MAR 2022

Acho que sua namorada precisa de um apoio psicológico para vencer o luto, e vc também para se conhecer e saber o que realmente quero luto tem 5 fases até a aceitação final, tem que ter um pouco de paciência.

Mônica Monconill Psicólogo em Indaiatuba