Sentimento após término

Feita por >José · 8 jul 2023 Dependência emocional

Olá, tenho 24 anos e recentemente terminei um relacionamento de 5 anos. Ela foi meu primeiro e único amor até hoje, sempre fui muito fechado e nunca quis ter algo sério com ninguém. Eu tinha 19 e ela 15 quando começamos. Ao longo do tempo senti que ela mudou muito, eu também com minha personalidade um pouco chata, muito caseiro e tranquilo e isso foi acumulando e gerando um esfriamento na relação. Terminamos durante 1 mês no início do ano, e acabamos voltando, ela me contou que ficou com outras pessoas e eu também fiquei com outras pessoas. Acabou que não deu certo a tentativa de reatar, que era algo na época que eu queria muito. Hoje em dia por ter se passado 1 mês do termino após a tentativa de volta, estou um pouco mais tranquilo porém sinto falta dela, mas junto com o sentimento de saudade vem o de raiva por ela ter ficado com outros rapazes, por ela ter feito eu sair como um cara ruim na história, perdi minha característica de ser uma pessoa brincalhona e alegre, me sinto meio perdido, não consigo mais enxergar coisas boas em mim, sem autoestima, mesmo com as pessoas falando que sou um bom rapaz, sou um cara que não bebo muito, não sou de brigar e levantar tom de voz, jamais traí ou cheguei perto disso, sempre evitei conflitos para deixar ela se sentir bem, tenho um bom emprego e planejava coisas boas pra gente. Mas sinto também que tive uma parcela de culpa em deixar a relação esfriar. Hoje nas redes sociais (raramente vou ver as coisas dela, estou lutando diariamente para evitar isso e tenho conseguido diminuir a frequência), notei que ela começou seguir novamente o rapaz que ela já tinha ficado durante nosso término, que é um rapaz que já estava no circulo social dela (trabalho dela), me sinto traído pois parece que antes da gente terminar ela já tinha alguma intenção com ele, e isso me da muita raiva, mas estou guardando tudo comigo e quero apenas esquecer isso. Sempre cuidei dela e paguei tudo para ela, ela tinha crise de ansiedade e eu ajudava, nos piores momentos dela eu estava lá, e depois que ela começou a trabalhar e ficar um pouco independente parece que se transformou e virou uma típica pessoa que eu não gosto, que gosta de balada, festas curtição, todos comentam que ela me deixou para viver essa vida já que não conseguiu antes pois começou a namorar muito cedo, me sinto um completo lixo por isso e bem abandonado. O que fazer para poder esquecer e voltar a ser o rapaz feliz que eu era antes de conhecer ela?

A melhor resposta 11 JUL 2023

Olá José! Primeiramente, sinto muito que esteja passando por esse momento difícil após o término do relacionamento. É normal sentir uma mistura de emoções, incluindo saudade, raiva e confusão. O fim de um relacionamento de longa data pode ser especialmente desafiador, pois envolve a reconstrução de uma nova identidade pessoal, agora que esta pessoa, que até então fazia parte da sua vida, não se encontra mais nela.

A primeira coisa a ter em mente é que é normal sentir-se perdido e ter uma autoestima abalada após o término de um relacionamento significativo. Permita-se vivenciar essas emoções, pois faz parte do processo de cura. Lembre-se de que você é uma pessoa importante e digno de viver o amor e a felicidade, independentemente do término.

Dê-se tempo, pois o processo de cura em si leva tempo, e é importante se permitir vivenciar as emoções e o luto pela perda do relacionamento. Seja gentil consigo mesmo e dê-se espaço para processar seus sentimentos. Além disso, foque em cuidar de si mesmo, cuide de sua saúde física e emocional, procure atividades que lhe tragam prazer e relaxamento. Invista tempo em seus hobbies e interesses pessoais.

Importante também é buscar apoio, pois falar sobre seus sentimentos pode ser muito útil. Procure amigos de confiança, familiares ou considere buscar o apoio de um psicólogo clínico, que poderá ajudá-lo no seu processo de cura, ao auxiliá-lo a lidar com suas emoções, a reconstruir sua autoestima e a desenvolver estratégias para seguir em frente, fornecendo suporte emocional e estratégias específicas para o seu caso.

Tenha paciência consigo mesmo e acredite que, com o tempo, você será capaz de superar essa fase e voltar a se sentir feliz e completo.

Gabriella de Oliveira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

10 JUL 2023

José,
Precisa viver a sua vida... namorar outras garotas.
A escolha é feita depois que tem experiências. Se ela foi a única, voce não a escolheu; nem ela escolheu voce.
Ela precisa viver a vida dela assim como voce. Ela só tinha 15 anos... Se pelo menos voces tivessem vivido a vida como dois jovens, mas um foi bloqueando o outro e quando terminaram a primeira vez, não analisou o porque e não aprendeu a lição, simplesmente continuou vivendo a vida como antes...
Não tinha como dar certo.
Quem é você? Por que voce nasceu? Com certeza não foi para namorar.
Identifique o seu objetivo de vida, o que voce quer ser nesta vida e busque a tua realização.
Quanto mais voce se realizar na tua profissão e viver a vida, mais atraente voce se torna às mulheres.
Tudo é possível realizar.
Abraços

5817 respostas

9 JUL 2023

Olá José! Obrigado por escrever. A história que você relata, sugere algo diferente da sua autodefinição, sugere rapidez sem bases, para concluir coisas. A seguir alguns fundamentos. Ademais, namoro dos dezenove aos vinte e quatro anos, tendo a namorada quinze a vinte, implica sim, duração de namoro prolongada e inadequada para essa idade. Essa idade é idade de ter como prioridade estudos sérios e consistentes, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, prática de esportes coletivos de contato, grupos de estudos, teatro, viagens, cultura, arte, serviços comunitários, trabalho, dentre outros. Antes de consolidar namoro com outra pessoa é preciso consolidar entendimento e forma de lidar com a cultura; antes de consolidar com a cultura é preciso consolidar autoestima, entendimento da vida, com valorização razoável de si próprio.
Terminar namoro precisa o mínimo de trinta e seis meses. Quem termina namoro por um mês, ou não respeito a convicção ou não a tinha. Pior ainda, voltar e, novamente terminar em um mês. Nessa sequência de inadequações você ainda diz que tanto você como ela, nesse mês, saíram amorosamente com outras pessoas. Ao mesmo tempo você cita redes sociais para ver e evitar.
O que as pessoas chamam de balada ou curtição, precisa ser definido caso a caso. Você se surpreenderá a perceber que as pessoas, quando vão para multidões acumuladas, regadas a drogas, música extremamente alta e não representam a maioria e estão fugindo da naturalidade de si mesmas.
Melhore a autoestima, invista em interações reais, valorize turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, aprimore estudos, pratique esportes coletivos de contato.]
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.