É normal o sentimento mudar após uma decepção no casamento?

Feita por >Fe · 5 jan 2021 Ciúmes

Ola,
Estou casada a 7 anos e com a mesma pessoa a 17.
Um tempo atrás descobri que meu marido trocava mensagem com outras mulheres elogiando-as, pedindo foto, pedindo beijo...
Aquilo me decepcionou muito. A reação dele foi dizer que isso não era dar em cima, que era só brincadeira...
Depois disso fiquei muito triste, parece que meu sentimento por ele mudou. Tenho pensado em terminar mas me sinto insegura devido ao tempo que estamos juntos e ao sentimento de cuidado e amor que sempre tivemos um pelo outro.
É normal me sentir assim? Sem vontade de lutar pelo casamento?

Obrigada

A melhor resposta 7 JAN 2021

Fe,
Voce vivia uma ilusão do que seria um casamento, criou uma expectativa e agora se decepciona porque a expectativa que tinha, não se realizou... Mas esta expectativa não foi dividida, compartilhada com ele... Voce criou isto na tua mente, só existe na tua mente...
Precisam conversar, dialogar, combinar a vida que querem levar e não ficar na fantasia ...
Porque não leva a vida que voce quer levar?
Porque não realiza os seus desejos?

5817 respostas

7 JAN 2021

Fe é normal se sentir decepcionada. Vc tem sentimentos e deve respeitar esses sentimentos.
O q vc pode fazer é ter uma conversa franca com ele e ver o q fica bom p vc.
Se for o caso procure uma terapia famíliar.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

6 JAN 2021

Olá Fe! Obrigada por sua participação.
A decepção na vida pode levar a diversos caminhos. Um deles é a transformação da visão do outro, assim como os sentimentos e emoções.
Penso que para você deve estar sendo muito difícil essa situação. E como você deve estar dividida entre o que sentia/sente pelo seu marido e o que viu ele fazendo para outras mulheres.
Antes de tomar qualquer decisão é preciso parar e refletir sobre sua vida com ele e seu futuro. É possível perdoar? Só aconteceu uma vez e nunca mais acontecerá? Você poderá seguir em frente sozinha e encontrar um novo amor? Essas e outras questões serão muito proveitosas em sessão. Você já fez psicoterapia? Quem sabe esse seja o momento de iniciar.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

6 JAN 2021

Olá Fe! Grato por escrever. Será muito importante você poder refletir mais profundamente. Dezessete anos de convivência com esse aspecto que te incomoda, pode ser, ou não, uma pequena parte de um todo, que contenha predominantemente aspectos positivos. Sem vontade de lutar pelo casamento, pode representar o foco na parte desagradável que você relatou. Será que ela é suficientemente maior do que as partes boas, não relatadas?
A fala do seu marido, de que é só uma brincadeira, merecerá crédito? Os detalhes desses dezessete anos poderão ajudar a organizar uma resposta.
Cabe lembrar que há uma distância muito grande entre brincadeiras e práticas.
É bastante aconselhável que você possa aprofundar reflexão sobre essas questões, através da conduta científica de um psicólogo.
Procure por um de nós.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, evitemos a morte: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.