Como seguir em frente depois de uma decepção?

Feita por >Betty · 20 jan 2020 Desenvolvimento pessoal

Conheci um menino na faculdade, nós começamos a conversar e fomos desenvolvendo intimidade e amizade, temos o mesmo círculo de amigos. Isto faz com que andemos constantemente juntos. Conversávamos todo dia, tanto pessoalmente como pelo celular sempre tínhamos assunto e eu me apaixonei por ele. É claro que toda essa nossa proximidade fez com que eu desenvolvesse esse sentimento por ele, mas eu já o admirava de longe sem mesmo ter trocado uma única palavra com ele, o fato de termos nos tornado amigos literalmente do nada foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Enfim, um dia devido a uma indireta(brincadeira) nos beijamos. Foi o meu primeiro beijo, eu tenho 19 anos, esse beijo aconteceu depois de dois meses de conversas diárias. Foi mágico para mim, porque eu sentia que estava realizando um sonho. Mas acontece que depois ele me chamou e disse que me viu apenas como amiga no dia que me beijou, ele disse que não sentiu uma química comigo, e também disse que não queria ter nada sério, mas no dia do beijo ele disse que eu tinha "mexido" com ele. Eu achei que ele estava realmente gostando de mim e ele disse que me ama, mas como amiga. Depois disso ele começou a ficar próximo de uma garota que eu não gosto, e isso me machucou tanto que brigamos. Ele já tinha ficado com ela antes de mim e, obviamente ficou com ela depois de mim ( ficou com ela mais de uma vez e comigo só uma). E depois disso voltamos a conversar normalmente, mas ele me pediu desculpas e disse que era pra eu não ter esperanças e nem se apegar a ele, porque ele via como eu estava nutrindo esse sentimento. Depois quando entramos de férias, eu senti que as conversas começaram a esfriar, ele muitas vezes apenas visualisava e não me respondia, ou quando respondia demorava e era curto e grosso, o que me magoou muito porque ele disse que não queria mudar nossa amizade, que eu sou importante para ele. Todos que eu desabafo sobre isso dizem que eu devo partir para outra, mas eu não consigo nem pensar nessa idéia, não me vejo com outra pessoa. Me sinto muito triste porque ele já seguiu e eu não consigo sair de onde estou, me sinto travada. Eu não consigo me imaginar com mais ninguém. É triste porque eu tento procurar o que eu poderia ter feito de melhor, as vezes penso que não deu certo porque eu fui muito apressada, a questão é que eu não sei ficar por ficar, eu queria que ele quisesse ficar apenas comigo. Não sei mais o que fazer. Ele é o meu primeiro amor, nunca senti isso. Não sou correspondida na mesma intensidade.
Gostaria de saber como posso fazer para tentar amenizar o sentimento, porque eu realmente penso que isso pode me levar a loucura. E o fato de nos vermos todo dia também me deixa ansiosa porque eu queria tanto que ele me correspondesse que chega a doer, é o fato de estarmos a 5 dias sem nos falar me dói porque nunca ficamos longe assim.
O que eu poderia fazer para pensar mais em mim e tentar amenizar essa dor que me faz chorar sempre que penso nessa situação?

A melhor resposta 21 JAN 2020

Oi Betty
Realmente uma experiência assim dói no coração e não tem como evitar. Quando a paixão acontece o coração sofre. Racionalmente a gente se guia por isso, mas se focarmos o problema entenderemos que quando dói não é bom, não é para mim.
A gente se apaixona não tanto pela pessoa que é mas pela o que ela representa dentro de mim. Neste caso, o que será que ele representou dentro de ti? Isto tu conseguiria decifrar através da Psicoterapia que traz à memória esta recordação, esta emoção que ficou no passado.
Ao lidar com pessoas, aprenda a não ter expectativas. Ter expectativas é querer que ele seja, que se comporte como eu quero. Este cuidado te protege. Quanto mais poder tiver sobre uma pessoa, menos o ama. Quanto menos poder, mais o ama porque deixa a liberdade de ele ser o que ele quiser ser.
Da mesma forma, tu. Seja a Betty que tu quer ser, orgulhe-se de si. seja verdadeira, seja sincera, seja a tua essência. Não foi demasiada quando deu o beijo não, foi decidida. Só agora não empate a tua vida por causa dele. Alcance teus objetivos. O que tiver que ser, será. Se ele é destinado a ti, ele volta. Se não é, um outro virá, talvez não com tanta intensidade como este mas que superará. A chuva mais benfazeja pro campo, não é a enxurrada, mas a chuva calma e demorada que faz mais efeito benéfico para a lavoura.
Da mesma forma os sentimentos: as paixões arrebatadoras costumam ser fogo de palha. Logo apaga.

5817 respostas

21 JAN 2020

Olá Betty! De fato você precisa amadurecer, isso mesmo! Amadurecer nesse aspecto. O ponto central do amor e do encantamento está em nós (incluindo as expectativas que depositamos nos outros), mas muito pouco nos outros. Pelo seu relato, você experimentou o primeiro beijo, primeiro envolvimento com essa intensidade. Somente podemos ser amados quando resgatamos a nós mesmos. Certamente, com o tempo você se lembrará dessa situação como um momento significativo de aprendizagem, mas precisa resgatar que o grande centro de sua sua vida, de suas ações, estão em você mesma. Resgate seus planos, suas metas e reorganize sua rotina. Após namorar a si mesma, você se tornará muito interessante e poderá escolher e ser escolhida para iniciar a construção de um namoro, ainda que este, também, possa se mostrar indevido. Assim é a vida, tentativas, acertos e erros. É preciso ser lutador pela busca dos objetivos, mas não se pode e não se deve insistir com aproximação afetiva com pessoas que sinalizam que não querem esse tipo de relacionamento. Um abraço: Ary Donizete Machado.