Como seguir em frente depois de um relacionamento de 7 anos?

Feita por >Ana · 3 abr 2023 Abordagem psicológica

Eu estou atualmente namorando um rapaz que conheci no meu trabalho, mas meu ex ainda me procura e por motivo de segurança/ dúvidas não contei que estou namorando.

Eu e meu ex terminamos em agosto do ano passado, por decisão minha mesmo porque sabia que não queria me casar com ele pois não combinamos em muitas coisas, religião, gostos e etc. Ao longo dos anos tivemos muitos problemas como casal também, perdemos a confiança um no outro, ele foi abusivo comigo nos primeiros anos de namoro a ponto de inventar que estava com cancer só para voltarmos a nos relacionar, disse que ia se matar, além de ter me perseguido, perseguido pessoas que se aproximavam de mim... Com tudo isso, minha família também já desaprovou meu relacionamento logo nos primeiros anos. Eu que era idiota e voltava com ele, as vezes escondido e as vezes assumidamente. Nesse tempo todo a ligação mais forte que tínhamos era a sexual, era muito intenso para nós dois e além disso foi com ele que ganhei minha vida sexual. Sempre li que algumas pessoas que tinham narcisismo eram muito boas nessa parte, porém ele nunca foi diagnosticado com isso e nem eu posso afirmar que ele é narcisista. Só sei que concluindo, eu tinha o céu e o inferno na mesma pessoa. Esse relacionamento me fez odiar viver com meus pais, porque eu precisava "obedecer" regras e porque eles ficavam contra o meu "grande amor". Besteira. Hoje com um pouco mais de maturidade eu vejo que eles queriam me proteger e não sabiam lidar. Por causa desse relacionamento, meus pais me tiraram muitas coisas quando descobriram que eu estava com ele. Aos 18 anos, tive que excluir minhas redes sociais e passar a ser monitorada para onde ia, onde estava e etc. Tudo isso me fez querer correr ainda mais para meu ex, porque com ele eu podia sair e "curtir" a vida. Outro ponto em questão é que meus pais são conservadores, então o mundo caiu quando descobriram que eu não era virgem mais e esse foi o principal problema para eles, até hoje é. Com essa bagunça toda eu só pensava em sair de casa, me casar com ele, vivendo a minha vida e me sujeitando aceitar todos os outros problemas que viessem, até porque o tempo foi passando e ele foi deixando de ser abusivo (por incrível que pareça), e quando as coisas começaram a melhorar eu comecei a descobrir as "falhas" dele relacionado a outras mulheres, porque até então o nosso problema eram as brigas, porém depois eu comecei a pegar mentiras dele relacionado a outras mulheres. No termino que eu fiquei "reclusa", sem redes sociais e apenas mantendo contato com ele por E-mail, ele trabalhou no RIR e ficou com uma menina e eu fui descobrir isso anos dps após uma briga nossa. Em outro término-volta, descobri que ele tinha ficado com uma menina e tinha falado para mim que a menina ficou com um amigo dele, e me fez conviver com a menina, saíamos juntos e tudo. Só que essa história era confusa para mim, porque voltamos a nos falar e ele ainda estava com ela enquanto nós pensávamos em voltar, então eu estava me comprometendo a ele e ele ficando com outra nesse período, considero como traição. Outra vez ainda, descobri que ele postou status para uma ex ficante ver, só ela podia visualizar, no status ele dizia "agora fui ver minha gostosa", nesse dia ele tinha dito pra mim que tinha ido dormir e o horário desse status era 1h da manhã. Depois de um surto e uma baita briga ele ligou pra ela na minha frente e perguntou pra ela a quanto tempo eles não se viam e ela disse "ih já faz anos", por fim ele disse que só postou aquilo porque ficou com inveja do relacionamento que ela tinha com o atual dela na época e ele queria mostrar pra ela que tbm estava "bem". Depois disso, a minha confiança tinha acabado de ir para o ralo e eu decidi traí-lo. E fiz. E com isso eu só ganhei o sentimento de arrependimento. Ele nunca soube. Dentre os eventos dramáticos do término, o último aconteceu no carnaval de 2022, estávamos namorando de novo, minha família ainda não aprovando mas mais conformada, e eu mais tranquila, na época chamei ele para passar o carnaval comigo numa igreja que eu estava indo, mas ele decidiu não ir e trabalhar durante o carnaval (ele trabalhava com uber). Passaram-se os meses e eu tive oportunidade de mexer no celular dele, e descobri que nessa época ele encontrou uma amiga de SP que estava no Rio as 3:30 da manhã, porque eles postaram no grupo de amigos, na verdade ela postou um gif dos dois no carro esse horário. Na época do carnaval, ele não escondeu que eles se viram, mas ele contou uma história totalmente diferente, dizendo que ela foi na casa dele no outro dia e não nesse horário, que ela ficou na casa do primo dele, mesmo assim eu estava com ciúmes dele levar uma menina que ele nem conhecia direito para casa, ciúmes normal até descobrir que além de levar ele mentiu sobre quando a viu e sabe-se lá o que ele fez. Abrindo um parênteses aqui, eu já tinha me tornado abusiva com os problemas anteriores a esse e já tinha voltado "ao normal", mas ele usou a desculpa de que nao me contou a verdadeira história sobre a menina por medo da minha reação. Na verdade todas as vezes ele usou essa desculpa, como se ele não fosse verdadeiro porque eu era problemática... Enfim, novamente perdi a confiança e desisti de casar de vez, mas continuei o namoro porque pra mim o sexo ainda era muito bom e com toda conturbação desse relacionamento ainda queria sair de casa. Estava sempre em dúvida do que fazer sobre isso, não tinha mais orgulho do relacionamento, não tinha mais minha família me apoiando, meus amigos (muitos se afastaram) e por fim, em junho do ano passado eu havia comecei a me aproximar do meu atual namorado, já nos conhecíamos mas não éramos próximos... Ele tinha acabado de sair de um relacionamento e não sabia que eu namorava na época, porque como já havia dito, depois de tantas idas e vindas, eu não tinha mais orgulho do relacionamento e como forma de "punir" meu ex, eu também não postava fotos com ele. Principalmente depois do carnaval... Enfim, acabei contando para o meu atual que tinha terminado o namoro... Foi meio confuso na época. Primeiro o meu ex terminou comigo por causa de um amigo meu que foi para Portugal, nunca tive nada com esse rapaz, mas como trabalhávamos juntos e frequentávamos a mesma igreja, ele sentia muito ciúmes. Na época, meu ex terminou comigo na semana que o meu amigo foi embora por ciúmes e uma semana depois ele veio me ver (desde 2021 estávamos namorando a distância pois me mudei para o interior) e pediu para voltarmos, eu aceitei, porém nesse "meio tempo" eu fiquei com meu atual... E eu tinha gostado de ficar com ele, gostava de como ele me tratava e como nós dois parecíamos gostar das mesmas coisas, temos a mesma religião, mesmo gostos para a vida e etc. Em resumo, na semana que fiquei com meu atual, eu tinha voltado com meu ex mais pq ele veio aqui e eu cedi, mas eu já estava querendo me envolver com meu atual, querendo me dar uma chance com alguém que eu estava enxergando a possibilidade de algo bom, e nisso não contei ao meu atual que meu ex tinha vindo e tínhamos voltado... Traí de novo. Bom, a volta não durou uma semana, porque decidi que não queria começar as coisas de forma errada e foi assim que terminamos de vez ano passado, comigo pontuando que terminamos mesmo...
Passou o tempo e eu e meu atual fomos nos aproximando ainda mais, e eu fui gostando cada dia mais dele, de como ele me tratava, de como ele era "normal" e enfim me apaixonei. E ele tb... Porém atualmente meu ex ainda me procura e acredito que o motivo de eu ainda abrir espaço para ele entrar na minha vida é porque estou tendo problemas em lidar com o meu atual. O meu namorado é mais seco e as vezes acho que eu gosto mais dele do que ele de mim, isso porque ele gosta de passar tempo sozinho, as vezes não conversa muito comigo, quando ele fala sobre a vida parece que não faço parte das preocupações dele, sempre assuntos satélites e coisas pessoais dele. Além disso, ele costuma comentar muito da ex dele como se ainda se importasse com ela ou o que ela pensa, de um jeito sútil, eu admito. Porém sinto que tem algo que não foi resolvido e as vezes tenho dúvida se criamos tanta confiança a ponto dele ainda falar do passado (e eu também, mas com menos frequência) ou se ele ainda não esqueceu ela. O que faz sentido também já que eles namoraram 1 ano e meio e ela que terminou o namoro pelos motivos que eu passo hoje. Segundo ele, ela reclamava que ele não era presente na vida dela e que ela se sentia sozinha. Também já havia chamado ele de seco e outras coisas. E um agravante ao meu ver era que ela tinha condições financeiras melhores que a dele, porque a família dela é rica, então aos 21 ela já tem o próprio apartamento (e mora na minha rua! rs). Voltando para mim e ele, nesse tempo que estamos juntos começamos a ter problemas na parte sexual, ele já ficou impotente algumas vezes, já foi rápido demais e com esses problemas eu não consigo ir aproveitar a relação, apesar dele se preocupar com meu bem estar até hoje eu consegui aproveitar uma vez até o fim. De acordo com ele, esse problema aconteceu com a ex também e uma frustração que ele tem é que ela nunca chegou a ter orgasmo com ele e no fim sexo para eles era tanto faz, as vezes acho estranho porque ele me contou que ela não gostava nem de se tocar. Resumindo, o sexo deles não era bom também e isso foi uma enorme frustração para ele. Nesse tempo que eles namoraram ele descobriu ter TAG o que eu acho que influencia ele demais na parte sexual. Enfim esse problema em específico acaba me lembrando o outro, além de sentir falta de ter alguém que converse mais comigo e pareça me querer mais... Fico preocupada de estar lidando com extremos e não saber lidar com isso.
Meu atual faz gestos românticos que quase não tive com meu ex, mas sinto que existe um muro entre nós ainda, as vezes temos problemas de comunicação por ele ser fechado demais e penso que sinto falta de um pouco mais de "calor" dele comigo, em alguns momentos parece que sou a amiga dele e odeio me sentir assim... Por fim, apesar dos problemas sinto que estou em um relacionamento saudável e meu medo é de querer desistir e não me esforçar para fazer dar certo agora e acabar cedendo e voltando para meu ex. Porém eu não queria isso...

Num dos términos com meu ex, eu tinha conhecido um cara legal também, ficamos quase 1 ano juntos, mas eu fui enxergando as coisas que não gostava e via que ele gostava mais de mim do que ao contrário e eu fui desanimando. Só que não tínhamos problemas eu simplesmente fui esfriando até não querer mais. Esse era carinhoso, legal, me deixava satisfeita sexualmente (mas ainda comparava com meu ex), mas não foi o suficiente pra mim...

Resumindo, parece que hoje eu consigo me relacionar com outras pessoas até certo ponto e começo a achar defeitos para me esfriar... E minha base de comparação é esse relacionamento que apesar de não serem 7 anos interruptos, ficou no meu inconsciente esse tempo todo. As vezes parece que sou uma pessoa ruim, porque eu não consegui ser fiel ao ex e não consegui terminar e seguir em frente. Ao passo que terminei e já estava me envolvendo com outro e agora namorando falo com meu ex sem contar a ele que namoro atualmente...

Sinceramente, me sinto manipuladora, mentirosa e tentando viver um relacionamento normal mas já olhando somente os defeitos. Acho que o problema está comigo.

Outro detalhe importante, além dos defeitos do meu atual, ainda tenho a parte financeira, meu ex tem condições de me tirar da casa dos meus pais e ainda ajudar eles com os valores que eu preciso ajudar hoje... Outra coisa que está me pesando, é como se minha vida fosse ser mais "leve" nesse sentido financeiro. O que hoje pra mim é um grande peso, pois eu ajudo com o aluguel e as compras de casa e mesmo com as responsabilidades ainda sou privada de viver minha vida, é como se estivesse presa aos meus pais e isso está me matando. Sempre fui a pessoa que sempre quis sair de casa e agora não é tão simples porque não tenho opção de deixar de ajudar com as contas... Quando penso que meu ex me ajudaria com isso, parece o cenário perfeito. De novo, me sinto uma pessoa ruim, pois parece que é interesse... parece não, né?

Enfim, não se alguém pode responder a isso, mas como já não tenho com quem conversar sobre isso, decidi escrever aqui.

A melhor resposta 28 JUL 2023

Acredito que a comunicação aberta e honesta é essencial para construir relacionamentos saudáveis e para o seu próprio bem-estar emocional.
Se você ainda está em contato com o seu ex e ele está buscando uma conexão, pode ser útil ser transparente sobre o seu atual relacionamento. Isso pode evitar mal-entendidos e desgastes emocionais para ambas as partes.
Se há dúvidas sobre contar ou não para o seu ex sobre o seu novo relacionamento, é importante refletir sobre os motivos dessas dúvidas. Avalie se essas preocupações estão baseadas em razões legítimas de segurança ou se estão relacionadas a sentimentos não resolvidos.
Se você estiver se sentindo sobrecarregada pelas circunstâncias ou pelas emoções envolvidas, considerar buscar a ajuda de um psicólogo pode ser benéfico para discutir questões mais profundas e encontrar formas saudáveis de lidar com a situação.

Lembre-se de que tomar decisões em relação aos relacionamentos pode ser desafiador, e não existe uma resposta única. O mais importante é ouvir seus sentimentos e necessidades, buscando um equilíbrio entre a consideração pelos outros e o cuidado com você mesma.

Monique S Telis Psicólogo em Santo André