Meu sogro está impedindo meu namoro de progredir para o casamento

Feita por >Dark · 6 dez 2020 Terapia de casal

Estou passando por um momento extremamente difícil e pesado com meu sogro. Tenho 3 anos e meio de namoro e com tanto tempo assim queremos noivar daqui uns meses para logo não muito depois casarmos. O desejo natural de todo e qualquer casal que se dá bem.
Tenho um bom relacionamento com minha sogra e demais componentes da família da minha namorada. No lado, ela não tem problemas pois não tenho mais minha mãe e meu pai não é presente, tendo apenas a minha irmã mais velha, mas que em nada se mete no nosso namoro.
Pois bem, começamos a namorar e logo no começo, quando fui pedir ao pai dela para namorá-la, ele disse que não deixaria e que só quando ela fizesse 18 anos que permitiria. Foi um ano namorando escondido com a ajuda da minha sogra, até que ela conseguiu convencê-lo a deixar. Ele fez a mesma peça com meu concunhado que infelizmente teve que esperar 2 anos pra conseguir a aprovação dele.
Apesar disso, não levei em consideração isso e segui normalmente, mesmo antes dele permitir o namoro, eu sempre tentei agradá-lo no que dava, sendo educado, acatando aos pedidos dele de ligar avisando e pedindo pra sair com ela, levando ela em casa na hora marcada por ele e até mesmo comprando presente de aniversário e natal, afim de agradar e criar um clima amigável.
O problema começou quando mesmo após 2 anos de namoro, ele continuou com todas as exigências o que começou a me irritar e invés de ir aliviando pro meu lado ele só piorou, forçando amizade íntima, logo comecei a ignorar as cobranças e ele passou a cobrar que sentasse com ele para falar da minha vida pessoal de infância e tudo, lógico que nunca acatei a isso, pois sempre notei que ele não tem um interesse genuíno de ser meu amigo, ele quer levantar fraquezas minhas para jogar na minha cara (já que ele faz isso sempre quando dá um conflito, fala que o conflito existe porque eu não tive apoio familiar) e de querer se meter na minha vida e no meu relacionamento como ele faz com meu concunhado, dando pitaco sobre filme que eles veem, sobre onde meu conchunhado vai ou deixa de ir, etc.
Só que eu não aceito isso tanto a invasão como a questão de ser amigo dele, pois ele não me passa confiança para ser amigo e nem vejo como uma obrigação, penso que o que tenho que ter com ele é apenas educação e a comunicação básica mas não uma amizade íntima como ele diz tanto querer.
A situação piorou ainda mais quando eu me mudei para a Região Serrana do estado, me distanciando por 100km da casa dela devido posse em concurso público. Concurso esse que era algo que ele cobrava do meu concunhado (ser servidor público, ter um emprego estável) e ele não conseguiu mas eu cumpri. Aluguei uma casa ótima pensando no casamento, ele veio aqui na mudança e minha sogra também viu a casa.
Depois dessa mudança ficou bastante difícil ver minha namorada pois infelizmente ainda não disponho de veículo próprio, dependendo assim de fazer viagem de ônibus de 6 horas para chegar até ela e devido escala de serviço só consigo fazer isso 1x ao mês.
Nos últimos três meses, ele fez a festa com essa situação, empatando os nossos encontros, ao ponto de nos ultimos meses só termos nos visto 6 horas, sim! 6 horas! 2 horas em média por mês.
Com o tempo de relacionamento que temos queremos avançar um passo a mais no namoro, mas como somos cristãos, estamos tentando casar para fazer isso de forma correta diante do que nós cremos, porém com essa interferência do meu sogro está impossivel.
Ele se colocou "disposto" a me "ajudar" e me pediu que eu contasse o que está acontecendo, fiz um desabafo como esse aqui e ele acabou por não aceitar eu ter dito por exemplo que falta empatia e bom senso, falando pra mim que é insustentável eu com 20 e poucos anos dar "lição de moral e carater" para ele com quase 50. Se fechou completamente a qualquer diálogo e ele mesmo disse que acabou o namoro que não aprova nem permite mais.
Minha namorada no meio disso tudo está sem saber como enfrentar o pai sem parecer estar contra ele e ao mesmo tempo não quer me perder com isso tudo. Mas eu estou realmente e profudamente cansado dessa situação, ele não aceita ser apenas colega ele força uma amizade impossível de acontecer e isso gerou todo esse conflito, além de não querer de jeito nenhum deixar a filha viver a vida dela e seguir em frente, parece que quer ela a vida inteira ao lado dele.
Não sei mais o que fazer, amo muito minha namorada e não quero perde-la mas essa situação está acabando comigo, pois já fiz de tudo pra dar certo e não deu e agora estou tendo que engolir desaforo sem ter um pai ou uma mãe pra me defender e ainsa ter que ouvir ele falar que me faço de vítima! Ele causou tudo e ainda fala isso.
O que eu faço???

A melhor resposta 8 DEZ 2020

Oi Dark,
Você precisa se fortalecer emocionalmente para lidar com essa situação. Te aconselho a fazer psicoterapia para trabalhar todos esses pontos de diiculdade que relatou acima. A terapia vai te ajudar a se sentir seguro e confiante para lidar com a situação. Não desista dos seus sonhos.
Me coloco a disposição para ajudá-lo.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo