Término por causa de depressão

Feita por >Maria · 4 nov 2019 Depressão

Oi! Estava numa relação que terminou há seis meses. Muito carinho e amor, mas apareceu a depressão e ele acabou por não conseguir lidar com tanta carga emocional. Pediu espaço e disse que não sabia o futuro, que queria se focar na cura, que tínhamos de nos focar em nós mesmos, até para se um dia conseguíssemos começar do zero, porque o amor estava todo ali. Acabou comigo depois de ir no psicólogo. Mas dois meses depois começou a toma de antidepressivos. Desde então, embora com alguns meses muito difíceis e de separação, estive lá a apoiar, ainda que tenha direcionado o foco para mim, e temo-nos vindo a aproximar de novo recentemente, a falar mais, sair mais. Penso que a depressão já não afeta como antes, que está tudo melhorando. Contudo, parece que não está a 100% e ainda tem de tomar medicação mais um pouquinho, ainda se retrai comigo às vezes também. Será que isso acontece por ter medo que despolete tudo outra vez, visto ainda não estar completamente livre da depressão? Não quero perguntar para não pressionar, não cobrar nada, tenho ido um dia de cada vez e respeitado ele, tentando mostrar que nos podemos dar bem e que sou algo positivo... isso passa por respeitar a vontade dele em não entrar no assunto, vou apenas sabendo o que ele se sente confortável a me contar e não faço muitas perguntas. Ultimamente tem sido tudo muito bom e sinto que ajudei um pouco ao longo destes meses! Queria saber se alguém podia me aconselhar, se estou a proceder bem, o que posso melhorar! Obrigada :)

A melhor resposta 5 NOV 2019

Olá Maria! Não é razoável pensar um único fator para explicar a pausa de um relacionamento, assim como não é razoável simplesmente dizer "a pessoa tem depressão". É muito mais rico pensar que uma pessoa porta milhares de características, dentre elas, sinais depressivos. Também, uma vez, constatada a depressão, não é tão razoável pensar a relação entre doença e cura, é melhor considerar administração melhor da vida. De fato, primeiro, as pessoas precisam estar consigo mesmas. Estar consigo, envolve uma rede de amizades, com diversos perfis de pessoas: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, esportistas, estudantes, considerando que cada qual deve temperar sua rotina de vida com estudo (trabalho), trabalho, esporte, lazer, descanso, sono noturno, alimentação adequada, planos, evitação de drogas, etc.
Olhe para dentre de si mesma, veja como incrementar essas áreas em você, com doçura e harmonia interna. Você fortalecerá sua capacidade de ser vista como alguém harmônica. Um abraço: Ary Donizete Machado.