Meu namorado tem depressão e terminou comigo

Feita por >Juliana · 28 out 2016 Depressão

Nosso namoro sempre foi muito bom para ambas as partes. Vivíamos felizes e éramos super companheiros. Há 3 meses ele foi diagnosticado com depressão e transtorno de ansiedade generalizada. De lá pra cá ele ficou cada dia mais frio, me afastava da vida dele, me dizia que tinha dúvidas sobre se continuava comigo ou não. Que não sentia mais alegria em nada, que tava infeliz, que estava me deixando infeliz, que eu seria mais feliz sem ele.

Depois de muita insistência minha de tentar apoiar ele terminou comigo como se nunca tivéssemos sido felizes. O pior é que ele terminou comigo me falando que me amava mas que tava inseguro com muitas coisas. Ele não sabe me explicar nada. Não sabe o que sente. Diz que não consegue sentir nada. Não consigo entender como a depressão faz isso com a cabeça de uma pessoa. Como tudo está bem e do nada nada mais faz sentido. Por que ele me afasta ao invés de querer companhia, amor e ajuda? Nisso tudo eu sofro muito por me preocupar com ele e não poder estar junto. Tenho medo de ter perdido o amor da minha vida por causa dessa doença.

A melhor resposta 28 OUT 2016

Juliana, tudo isso que você relata são bem típicos da depressão mesmo, principalmente tomada de decisões sem uma certeza. Não desista, apoie mesmo que de longe, dê força, não o pressione a tomar decisões! É importante que outras pessoas próximas dele tenham conhecimento da depressão (mãe, pai, irmãos, melhores amigos), pois se torna perigoso ao seu namorado esta desmotivação para tudo. Atividades físicas são fundamentais assim como o tratamento psicológico e uso de medicações. Também é importante fazer com que ele mantenha a rotina, trabalho, estudos... Busque tratamento para ele, a melhora sem acompanhamento fica muito difícil!

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba

48 respostas

10 OUT 2017

Realmente a depressão tira a vontade de viver e as vezes não se tem certeza do que deseja. Você esta em um momento em que a decisão esta com outra pessoa, não depende de você e isso a deixa com medo. Procure ajuda de um terapeuta onde poderá ser escutada nesses questões.

Sandra Reis

Sandra Reis Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

26 DEZ 2016

Olá Juliana!

Procure um psicologo para te auxiliar.
E leia sobre depressao e você podera entender alguns comportamentos das pessoas em depressao.

Att

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

1 NOV 2016

Juliana,

A depressão é um "curto circuito" no cérebro que interrompe a produção de hormônios importantes para nosso bem estar e prazer. Ou seja, o cérebro deixa de produzir esses hormônios... e sem esses hormônios regulando nosso humor, bem estar e prazer, é como se nossa vida perdesse o colorido e ficasse cinza... explicando bem didaticamente pra que você possa começar a entender. A depressão é uma doença séria que precisa de tratamento psiquiátrico, psicológico e talvez com outros especialistas também...
Compreendo que assim como você, muitas pessoas não entendam os impactos que a depressão causa na qualidade de vida de quem a possui, achando que é falta de interesse, falta de vontade ou fricote... A minha sugestão para você é: informe-se sobre a depressão, para que você amplie a compreensão acerca do seu namorado.
Pra você eu sugiro, de o tempo que o seu namorado precisa para se recuperar e se tratar, sem cobrar, sem criticar! Esteja perto acolhendo, compreendendo! É o melhor que você pode fazer por ele nesse momento. Boa sorte! Erica Taylor

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

31 OUT 2016

Olá Juliana.
A Depressão é um "sintoma" de algo que não vai bem. Ideal seria que ele procurasse ajuda de um profissional psicólogo onde ele pudesse estar buscando um entendimento melhor da sua situação. Parece que ele se afastou de você para não faze-la sofrer, pois ele já está sofrendo muito. Acredito que no memento seja o melhor a fazer.
Edna Rocha - Porto Belo - SC

Edna Sandra Rocha Psicóloga Psicólogo em Bombinhas

29 respostas

31 OUT 2016

Juliana, vamos fazer uma pequena degustação do teu discurso à luz da psicanálise. Você escreve: "Como tudo está bem e do nada nada mais faz sentido." - Não é do nada que nada mais faz sentido; é de algum lugar, ou seja, é por alguma causa que nada mais faz sentido. Você escreve: "Por que ele me afasta ao invés de querer companhia, amor e ajuda?" - Afastar-se de ti é uma escolha dele e não significa que todas as pessoas reajam assim em detrimento de uma doença psicológica. E agora, vem a parte mais importante para a psicanálise: "Nisso tudo eu sofro muito por me preocupar com ele e não poder estar junto." - Você sofre, Juliana; para iniciar um tratamento psicanalítico é necessário que haja um sofrimento envolvido. No teu caso, você sofre por se preocupar e não poder estar junto, ou seja, no tratamento de análise, isso seria seriamente questionado, ou seja, "por que você sofre?" ou "a que esse sofrimento está ligado, inconscientemente?". Então, eu sugiro que você comece a buscar um psicanalista em tua região. Se estiver em SP, fico à disposição. Espero ter te ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

31 OUT 2016

Bom dia Juliana!

A depressão e ansiedade generalizada geram necessidades de cuidado mediante a intervenção médica quanto psicológica.

Acreditamos que a capacidade de perceber EMOÇÕES embora hostis permitem aperfeiçoar o auto conhecimento (PENSAMENTO)tanto do seu namorado quanto o seu sendo que se trata de uma oportunidade em desenvolver conversas sem prévio julgamento.

Perante isto abre-se a oportunidade para gerar novas habilidades (COMPORTAMENTOS) na gestão de situações de elevada intensidade emocional.

Antonia Danielle Vilhena Bezerra Baessa Psicólogo em Vitória

9 respostas

30 OUT 2016

Juliana

Compreendo o quanto é difícil ter a pessoa que amamos afastada por um problema de saúde. Procure de alguma forma ajudá-lo sem cobrança e questionamentos. Observando que ele pode precisar de um tempo para aprender a lidar com estes problemas. Acontecem de as pessoas adoecerem e, achar que não merecem fazer o outro Mantenha a confiança. O tratamento psicológico e médico poderá levá-lo ao equilíbrio e resgatar o relacionamento.
Agora se vc não conseguir lidar com este medo e ficar muito preocupada seria bom vc trabalhar estas emoção e/ou sentimento
na psicoterapia para se fortalecer e ficar mais tranquila. Abs.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

30 OUT 2016

Oi Juliana, realmente é difícil entender como as pessoas mudam tão rapidamente. Mas pelo que contou o seu namorado está passando por um momento bem difícil na vida dele, se questionando e tentando se autoconhecer e saber o que gosta e saber de suas capacidades. Ele provavelmente esta afastando você dele, porque não consegue ver e acreditar que ele possa lhe fazer algum bem, essa atitude dele, tem uma proteção a você, lhe querer bem, e como ele não ve potencial nele em te fazer feliz, ele te afasta, pra você ser feliz de outra forma e com outra pessoa. Terás que ter paciencia e ir mostrando pra ele que entende o que ele esta vivendo, mas que estar com ele também pode ser a sua escolha, enfrentar as dificuldades dele juntos pode ser a sua escolha, e que vai estar la ao lado dele. Mas lembre-se que mesmo você dizendo isso e demonstrando isso à ele, a escolha dele estar e ficar sozinho num periodo é dele e isso é comum. Então esteja pronta pra mesmo dizendo o que você quer, ele ainda assim, prefira estar sozinho, mas nada impede de você ir acompanhando de longe, atraves da familia e amigos, e indicar a ele que procure ajude de um psicologo e quando tudo isso acalmar, ele te procure e vocês possam viver um novo momento da relação. Espero ter ajudado um pouco. Boa sorte. Abç

Patrícia Vico Psicólogo em São Paulo

24 respostas

29 OUT 2016

Olá Juliana. A depressão e a ansiedade em casos graves podem alterar muito o comportamento do outro, levando ade pessoas a romperem com relacionamentos, abandonarem o trabalho etc. Imagino o quanto deve estar sofrendo. Importante incentivar ele a buscar apoio nas pessoas que ele confia, bem como psicológico e psiquiátrico, para que ele possa compreender o que se passa...Muitas vezes as pessoas resistem a aceitar ajuda do outro. Nessa horas importante respeitar mas sempre se colocar a disposição para ajudar, sem julga-lo ou cobra-lo que ele volte a ser como antes, afinal está adoecido e não conseguirá corresponder às suas expectativas. Importante não cobrar, mas procurar entendê-lo e incentiva-lo a buscar um profissional.

Ayo Clínica dos Afetos Psicólogo em Salvador

8 respostas

28 OUT 2016

Olá Juliana!
Tanto a depressão como o transtorno de ansiedade generalizada implicam em alterações tanto químicas quanto psicológicas fazendo com que a pessoa sinta-se muito desmotivada em relação a sua vida.
Não conseguir suprir as expectativas dos outros e a falta de vontade, necessidade de isolamento... geram sentimento de culpa, que normalmente leva as pessoas com tais transtornos a abandonarem relacionamentos e empregos, por sentirem-se insuficientes.
Neste momento o ideal é que você esteja sempre motivando e estimulando que seu ex namorado continue com o tratamento medicamentoso e psicológico e por mais que esteja machucada com esta situação é importante que continue apoiando-o até que ele consiga voltar a ver a vida com mais clareza, podendo reavaliar sua decisão e os momentos de felicidade que neste momento parecem não ter tido importância por causa da doença.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo