Meu namorado terminou comigo por causa da depressão

Feita por >Maria · 4 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá, namorava a um bom tempo com um rapaz íamos fazer dois anos de namoro esse ano. Só que no início do ano ele terminou comigo. Que a muito tempo estava pensando em terminar e não sabia como me dizer, que no começo da nossa relação a única função dele era me dar alegria, depois disso ele começou a não se sentir bem consigo e tentava esconder de todos inclusive de mim. Na metade do ano passado ele se mudou da casa dos pais para morar com um amigo e as coisas pioraram, ele percebeu que estava ficando agressivo e não queria a companhia das pessoas nem a minha, ele fingia que estava tudo bem, quando eu pedia para vê-lo, a sua vontade era dizer que não, que não né queria por perto, mas ele dizia para eu ir. Eu já havia percebido que ele estava distante, parecia cansado, triste. Eu questionava se tinha algo acontecendo e ele sempre escondia a verdade. Até que então ele disse que não aguentava mais esconder me contou tudo e por apoio do piscologo terminou comigo. Foi diagnosticado com depressão, ansiedade e TDHA atacando. Pelo que ele me contou da vida dele, sempre me pareceu que ele era muito inseguro sobre si mesmo, que não se achava bom o suficiente mesmo eu afirmando isso a ele, que iria ficar um tempo comigo e que depois iria embora, no início do namoro ele disse que não tinha certeza se gostava de mim, mas queria ficar comigo e depois começou a gostar de mim e logo esse sentimento mudou, ele passou a não gostar do mesmo jeito e me escondeu isso por um ano. Ele não tem um histórico de namoros muito bons, eram sempre rasos e ele dizia que faziam gastar o mental a toa. Com o nosso relacionamento ele disse ter certeza, que foi o mais saudável e respeitoso que ele teve e vínhamos planejando nós casar. Ele disse que me ama demais, que sou uma das pessoas mais importantes da vida dele e que me afastou porque era melhor assim, que não está bem, mas ao mesmo tempo tem um certo receio que eu suma da vida dele, que ainda quer que a gente dê certo, e que iria me procurar um dia para isso, mas não quer que eu me prenda as expectativas. Eu fico em uma enorme angústia, sem saber se eu paro de falar com ele, ou tento ajudar, ou se pioro tudo quando tento ajudar,pois ele fica bem triste de saudade. Ele disse que quer que eu siga em frente, que fique em mim e não se preocupe com ele. Mas o sentimento que estou abandonando ele em uma fase ruim me tortura. Não sei se devo respeitar o espaço dele ou tentar ajudar, ele me disse também várias vezes que não sabe o que quer. Toda essa situação me deixou com uma carga emocional muito grande, ele era uma pessoa muito importante na minha vida, era meu amor, mas também meu melhor amigo. Não estou sabendo lidar com toda essa situação, eu o amo muito, mas quanto mais tento seguir em frente mais me dói.

A melhor resposta 6 MAR 2023

Olá Maria,
Ela está passando por uma fase que se poderia definir como crise existencial, não sabe quem é, não sabe do seu objetivo de vida, não sabe o que quer na vida, está com conflitos para serem resolvidos e enquanto não encontra respostas para as perguntas acima, é difícil ele se definir entre uma coisa ou outra.
Que bom que ele está assim... sozinho, ele pode escolher s forma de vida que lhe agrada e só depois se definir.
Aproveita e descubra a si mesma também. Aquilo que tiver que ser, será.
Não abstraia nenhuma expectativa. Deixe as coisas acontecerem, viva o teu momento presente, como ele se apresenta.
Abraços

5817 respostas

6 MAR 2023

olá! você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 MAR 2023

Olá Maria! Obrigado por escrever. Será importante, muito importante você atualizar a ideia de que o grande namorado de cada pessoa, é e precisa ser, ela mesma. Seja namorada de si mesma. Namoro com outra pessoa é experiência de aproximação que permite conhecer mais de perto, viver amadurecimentos, nunca antes vividos.
A maior parte dos namoros, termina. Deve terminar mesmo. Namoro é muito mais processo de amadurecimento e conhecimento do que certeza, antes de conhecer, de que coincidiu a rara coincidência, de já naquela vez, aconteceu coincidência entre ponto de maturação, expectativas, humanização e sabedoria de condução de vinculação.
Será muito bom você amadurecer, cuidar de si. Pelo relatado, não é hora nem condição para definir casamento.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.