Meu namorado tem depressão, terminou comigo. Agora quer voltar, mas tem dúvidas.

Feita por >Roberta · 22 jul 2019 Terapia de casal

Namoramos 7anos, éramos felizes e companheiros. Mas ele entrou em depressão e dizia não sentir mais feliz e terminou tudo. Mas ele continuou ligando quase todos os dias, chorando mto, dizendo para nunca e esquecer que me amava. Depois de 4 meses ele já estava com outra pessoa. Fiquei furiosa e disse para me esquecer. Foi qdo ele teve uma pior crise e chegou até escrever carta de suicídio. Foi qdo decidi passar por cima e voltar a apoia-lo. Estamos separados há 2 anos. Durante todo esse tempo ele nunca se afastou, sempre me liga ou me procura para dizer que sente minha falta. Que só sonha comigo para ser a mae dos filhos dele. Mas ele continuou se envolvendo com essa outra pessoa. Ele diz não conseguir tomar decisões, que ele se sente culpado em fazer as pessoas sofrerem. Mais recente ele me procurou para tentarmos reatar. Dei uma nova chance, mas ele diz que esta travado. Que pelo enorme respeito e admiração por tudo que eu o ajudei e superei nesse tempo, ele não consegue me tocar. Mas que o desejo de vida dele é casar comigo. Mas que ele não esta conseguindo ter desejos, que seu corpo não reage perto de mim. Talvez pela nossa distância, por a gnt se encontrar pouco pela distância hoje de cidades. E ele não consegue tomar decisões quanto a outra mulher, que foi sincero e também disse gostar mas que ele não quer isso pra ele. Mas que ele sofre muito ao ter que tomar uma decisão, que sofre muito em fazer nós duas sofrermos. Eu não sei mais como agir! O que devo fazer? Durante todo esse tempo ele foi acompanhado por psiquiatra. Fez sessões com psicólogo algumas vezes. Pq ele não consegue me tocar? É possível aos poucos ir voltando o desejo, qdo ele se curar isso vai passar? Ele diz que tem sido o maior sofrimento dele, que não aguenta mais viver assim. Me ajudem por favor. Eu queria muito poder reatar mas já passaram 2 anos e preciso tomar alguma atitude, mesmo com muito medo que ele piore. Obrigada

A melhor resposta 23 JUL 2019

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

16 MAI 2020

Olá,
Ele precisa de um acompanhamento psicológico e não só um consulta psicológica, para lhe dar com suas questões melhor. Se você tem interesse nele, tem que observar se ele está levando a sério o tratamento, acompanhar isso, pois sua vida está parada nisso. Busque também uma orientação psicológica para você. Abraços!

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

23 JUL 2019

Olá Roberta, minha xará.
É uma situação muito difícil para lidar sozinha, pois envolve uma pessoa que está com problema de saúde mental. Tanto ele precisa de ajuda profissional, quanto também quem convive e quer ajudá-lo.
Então, para te ajudar nessa decisão e como lidar com isso, sugiro algumas conversas com um psicólogo ou uma psicóloga.
Para você descobrir o que você quer para você, que tipo de relacionamento deseja e está disposta a construir. É preciso às vezes compreender que o amor não resolve tudo em um relacionamento. Envolve muito mais coisa, entre elas a disposição de cada um dos parceiros em estar realmente na relação. O amor (mesmo que seja dos dois lados) é importante, mas não vai substituir todos os outros fatores que estão presentes em uma relação.

Bom, espero que você reflita sobre isso. Se precisar de ajuda, estou à disposição.
abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu