Me sinto muito carente afetiva e sexualmente

Feita por >Juliana · 11 abr 2021 Terapia de casal

Meu nome é Juliana,tenho 25 anos,e estou passando por uma situação complicada. Meu casamento na prática já acabou há muito tempo por ser uma relação abusiva. Porém,me separei em fevereiro. Casei virgem aos 17 anos e hoje tenho uma filha de seis anos. Sempre fui uma pessoa com a libido muito baixa,nunca liguei muito pra sexo,sendo inclusive taxada como fria por algumas mulheres da minha família,e o pouco desejo sexual que eu sentia foi por água abaixo depois que meu marido começou a me controlar e agredir psicologicamente. Porém,isso mudou quando um colega de trabalho começou a me paquerar. Gostei da maneira como ele me abordou,e pra acabar de completar,eu já me sentia atraída por ele. Quando ele me beijou pela primeira vez,senti como um furacão dentro de mim. Nunca imaginei que fosse possível sentir tanta coisa apenas com um beijo. Apesar de ter durado poucos segundos,eu fiquei extremamente excitada. Dias depois ele apareceu novamente no lugar onde eu estava,e dessa vez eu acabei retribuindo os beijos,os "amassos". A tensão sexual,o encaixe aconteceu de uma forma tão intensa,que posso dizer que foi como se nós tivéssemos transando sem tirar a roupa. Depois que ele foi embora,eu fiquei maluca sentindo o meu queixo ardendo devido aos arranhões causados pela barba dele,o cheiro do perfume dele na minha pele,o cheiro da saliva dele no meu pescoço. Quando nos beijamos,ele me olha de um jeito que até parece que vai me engolir inteira(é algo animalesco),e eu confesso que fico cheia de desejo só de imaginar as "maldades" que ele pensa em fazer comigo. Na verdade,eu queria mesmo é que ele me virasse ao avesso,me batesse,puxasse meus cabelos,me machucasse...não é simplesmente questão de se apaixonar(apesar que eu tenho medo de me apaixonar),é questão de um despertar. Me sinto como se eu tivesse passado a vida inteira em coma,e ele tivesse me acordado. E o interessante é que o desejo que sinto não se restringe exclusivamente a ele,sinto a capacidade de desejar outros homens também! Até já saí com outros homens,mas infelizmente confesso que percebi que existe uma grande disparidade entre homens e mulheres no que se refere em conhecer o que agrada o sexo oposto,não me senti saciada(não por questão de sentimento nem de química,mas por causa do jeito deles de fazer as coisas mesmo). Morro de vontade de sair com o meu colega,pois realmente a química é muito grande,mas tenho medo porque a situação requer muita discrição(porque ele é casado,infelizmente),e além disso,percebo que ele não sabe disfarçar na mesma proporção que eu. Não gosto de me expor,mesmo que ele fosse solteiro,iria querer privacidade do mesmo jeito. Tenho medo de virar alvo de fofocas,comentários sujos,de me tornar uma vítima de assédio coletivo no trabalho e sofrer represálias por parte dos outros colegas que tentam se aproximar e eu não aceito,e também por parte das colegas mulheres,já que infelizmente,as mulheres ainda recriminam muito umas às outras,e no local onde eu trabalho a fofoca rola solta. Também tenho medo que ele mesmo conte aos outros. Sou uma pessoa tão desconfiada,que não consigo se quer analisar as pessoas,já vou logo pensando que qualquer um pode me prejudicar,e já não sei mais até que ponto isso é bom ou ruim. Estou muito dividida entre o desejo de viver o que estou sentindo e a minha desconfiança. O que devo fazer?

A melhor resposta 12 ABR 2021

Olá Juliana.
Cuidado com sua forma de se relacionar, você começa dizendo que sofria abuso do seu ex marido, na sequência parece ter desejos sexuais masoquistas, ao mesmo tempo me parece que você é "presa fácil" para homens interessados em usá-la.
Qual o seu real interesse pelos homens, quando se fala em relacionamento? Quando você sabe o que quer, fica mais fácil não ser manipulada. Você pode até deixar que o outro pareça conduzir, no entanto você precisa saber pra onde quer ir.
Pense com carinho em fazer um acompanhamento psicológico.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 OUT 2022

Oi Juliana, precisamos entender o que esse relacionamento representa pra você. Você vem de uma relação frustrada e pelo que entendi, muito julgada também. No que se refere a tal julgamento, infelizmente, vivemos em uma sociedade muito machista desde sempre e isso acaba causando esse julgamento, especialmente por partes das mulheres mais próximas. É necessário entender essa falta de libido com seu marido, por que com outro sim e com seu marido não? Será pelo fato de você ter de se casado apenas por obrigação? para cumprir um protocolo? Também é necessário entender o quanto esse casamento abusivo afetou as suas relações, no sentindo de valorização. Dessa forma, se permite entrar numa relação onde provavelmente sabe que não passará disso mas talvez, seja uma crença de que é tudo que você merece! Como você nunca se sentiu desejada de verdade, este pode estar te dando o que nunca recebeu, e possivelmente foi o primeiro que se mostrou desta forma. É necessário entender o que você espera, de verdade, de uma relação como essa. Sem julgamentos, apenas por uma questão de você estar preparada para o que isso pode te trazer e onde pretende chegar. Já pensou que talvez você acredite, neste momento, que é tudo que merece? Apesar de o prazer pelo prazer ser bem tentador, isto traz consequências, devemos entender até que ponto está disposta. entendeu? espero ter ajudado

Alexandro Mana Psicólogo Psicólogo em São Paulo

11 respostas

15 ABR 2021

Oi Juliana, quando você se casou era muito nova e sem experiencia, e isso não seria um grande problema se tivesse estabelecido um relacionamento saudável de amor e respeito. Pelo que você conta foi o contrário, um relacionamento que você não estabeleceu uma conexão, chegando a ser abusivo. Você coloca que as pessoas te achavam fria e que você não tinha interesse sexual, não sei o quanto isso não lhe causava desconforto, por ver que os outros não eram assim.
Quando você encontrou esse colega de trabalho, que te despertou esses sentimentos tão fortes, você ficou presa a isso, com a necessidade de viver isso intensamente! Mas tem alguns pontos que são para você tomar atenção sim: sair com alguém do trabalho pode ser bem complicado e casado só piora mais.
Você tem que se avaliar e entender o que procura com essa relação e se você não poderia encontrar tudo isso em outra pessoa, que esteja livre para estar com você. Buscar se conhecer, aprender a dar o devido valor à você e aos seus sentimentos, pode te ajudar a fazer as escolhas certas.

Andréia Borges Psicóloga Psicólogo em São Paulo

28 respostas

13 ABR 2021

Ola Juliana há traumas que nos tornam pessoas mais inseguras e somente com um trabalho de terapia conseguimos desmitificar essa crenças e medos, te aconselho a buscar essa ajuda.

Fico a disposição!
Natalia Martins psicóloga

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

13 ABR 2021

Boa noite Juliana.
No ambiente de trabalho é necessário manter discrição.
Minha sugestão é que vc tenha certeza dos seus sentimentos antes de se envolver. Observe tb os sentimentos dele.
Espero ter ajudado, estou à disposição para dúvidas.
Abraço, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

12 ABR 2021

Olá Juliana,
parece que muitas coisas estão envolvidas nesse contexto de relacionar-se e machucar-se. Cuidar-se para essa tomada de decisões e se fortalecer para poder trilhar caminhos desejosos e antes desconhecidos sabendo o que, de fato, você pretende encontrar por eles. Um processo de autoconhecimento te ajudaria bastante nessas descobertas e compreensões acerca de si.

Simône Lira Psicóloga Psicólogo em Recife

6 respostas

12 ABR 2021

Olá Juliana! Grato por escrever. Provavelmente você, até recentemente vivia dominada pela repressão, imaturidade, insegurança. Isso não quer dizer que as coisas estão resolvidas. Há muito a amadurecer, muito a ponderar quanto à segurança, assim, como é preciso verificar as funções da repressão.
De outro lado, todo ser humano nasceu para viver a sexualidade com prazer, alegria e sensações físicas agradáveis.
Há dois componentes nessa pessoa que você diz ter atração, que precisam ser melhor ponderadas: ser casado e trabalho no mesmo local que você. Provavelmente esses aspectos dificultadores possam representar para você, estranhamente, a possibilidade de não precisar ir a fundo.
É sempre muito importante relembrar que o grande namorado de cada pessoa, para que possa se realizar, na comunhão afetiva e física com outra, precisa ser ela mesma. Para a sua mente, situar o amor nessa pessoa é projetar nela expectativas e possibilidades para podem e devem ser estendidas para pessoas solteiras, que não trabalhem com você. Como amadurecimento e resgate da autoconfiança, você conseguirá.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina rápida e obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

12 ABR 2021

Boa noite Juliana!
Bem, a terapia irá te auxiliar neste processo de autoconhecimento e tomada de decisões.
São muitas questões que precisam ser avaliadas, seu histórico de vida por exemplo.
Você está vivendo um momento muito diferente e especial. Saiu de uma relação fria para novas descobertas e isto assusta mesmo, traz inseguranças. Está sentindo o quanto uma boa conexão na relação afeta o desejo . Estou disposta a te ajudar a percorrer este novo caminho de maneira saudável e equilibrada.

Daniella Dornelas de Freitas Oliveira Psicóloga Psicólogo em Nova Friburgo

8 respostas

12 ABR 2021

Juliana. Viver essa emoção está deixando vc confusa.
A única pessoa q pode resolver isso é vc.
Vc sabe que será difícil pois ele é casado. Vc precisa pensar se está disposta ao q vai passar e se emocionalmente está preparada.
Penso q a questão maior esteja a falta de química no seu relacionamento. Resolver uma coisa de cada vez seria o mais interessante.
Faça terapia, fortaleça seu emocional. Vai te ajudar a clarear seus sentimentos e emoções.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro