Pensamentos suicidas e dependêcia emocional

Feita por >Marcelo · 29 jul 2023 Abordagem psicológica

Oi, bom dia a todos!
Atualmente tenho 36 anos, tenho 2 dias e sou casado, porém sou uma pessoa muito instável emocionalmente, fico constantemente buscando atenção da minha esposa e isso tem deixado nossa relação bem desgastada.
Sentir que o relacionamento não está bom, me faz sentir uma angustia muito profunda, já que vai a ficha de que ficarei sozinho com meus pensamentos diariamente, sem amigos e sem pessoas próximas.
Os contatos que tenho são no trabalho e ninguém se interessa por mim ou talvez eu que dificulte a aproximação das pessoas já que nunca saio sozinho e tenho medo de fazer e abrir a possibilidade da minha esposa se distanciar já que no passado tivemos casos em que ela quebrou minha confiança.
Sinto que meu tempo neste plano acabou faz tempo, mas me mantenho firme,bolos não quero que minhas filhas tenham esse trauma de ter um pai suicida, sinto que elas precisam de mim emocionalmente, ainda são muito dependentes.
Quando eu tinha 19 anos, tentei tirar minha vida com vários remédios, mas fui salvo por uma ex namorada e por um bom tempo fiquei melhor, mas Bastante e qualquer desgaste no trabalho ou no relacionamento, para a angústia tomar conta de mim e eu cair na real de que sou um nada, um zé ninguém.
Escrevo estas palavras com lágrimas nos olhos, pois quero mesmo deixar de viver, mas não tenho coragem de deixar minhas filhas.
Só queria deixar de existir, já que literalmente, já não existo.
Penso que elas ficariam melhor sem minha presença, que acaba sendo negativa, pesada e cheia de traumas para minhas pequenas.

A melhor resposta 31 JUL 2023

Olá, Marcelo!

Precisamos iniciar o processo psicoterapêutico, pois nele teremos a oportunidade de, com acolhimento e escuta sensível a suas questões, irmos gradualmente nos aprofundando em todos os pontos que costuram seu atual estado de ânimo abatido. A psicoterapia é esse lugar e tempo para que você possa expor o que você vem passando, expor todas essas emoções, todos esses afetos e todos esses pensamento para uma companhia preparada, para juntos irmos delineando, dando contorno às questões que há muito vem desequilibrando sua mente, seu bem-estar. Pelo seu relato podemos perceber que você já iniciou esse processo de autoconhecimento fundamental para a mudança, agora é irmos juntos realizar o trabalho de conscientização desses afetos e consequente transformação em direção à autoaceitação, autoconfiança e autorrealização.

Marcelo, estou à disposição para iniciarmos esse percurso terapêutico, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

5 AGO 2023

Marcela,
Voce tem que parar de achar desculpas e assumir o controle da sua vida.
Voce nasceu para cumprir com uma missão de vida e até agora, só choramingou, se colocando como vítima da situação.
De nada resolve você se tirar a vida... vai ter que voltar novamente, com um agravante de ter fugido, e refazer tudo novamente.
Ninguém avança sem antes fazer as pazes com o seu passado, sem antes resolver o que precisa resolver, sem sanear o que ficou pendente.
Voce precisa fazer Psicoterapia para conhecer quem é você, qual o seu propósito de vida e como está fazendo para se resolver.
A vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas; você se torna o que escolhe e cada escolha gera suas consequências pelas quais é responsável.
Portanto, o único a perder é você mesmo, se desistir viver.
Sim, tuas filhas e esposa vão sofrer e superarão, mas ficarão com a imagem de um covarde que não assumiu o compromisso com a própria existência. Você é dono da sua vida, pode fazer nesta existência o que quiser, desistir do teu propósito de vida ou enfrentar, querer saber a verdade, a sua verdade.
Abraços

5817 respostas

1 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

31 JUL 2023

Olá Marcelo, espero que esteja tudo bem com você!

É muito importante que você comece a trabalhar sua autoimagem, de maneira a abrir mão daquilo que não te serve, para enfatizar naquilo que é positivo para seu crescimento, para seu desenvolvimento, construindo assim uma nova forma de experimentar e viver a sua realidade e a sua vida. Você precisa construir novas maneiras de conduzir sua vida, suas emoções e seus pensamentos, e isso é uma atitude que será o grande diferencial para que você supere o que está passando no momento. Tirar a sua vida, ao contrário do que muitos pensam, não irá acabar com seu sofrimento, além de fazer sofrer, e muito, todos aqueles que te amam e querem estar perto de você. Mudar não é um processo rápido e linear, para nenhuma pessoa, mas é possível obter bons resultados a partir de um acompanhamento profissional. Neste sentido, o profissional mais indicado é o profissional de Psicologia. Dentro de um processo de psicoterapia será possível criar estratégias para novas possibilidades de existência, muito melhores e mais saudáveis para você e para os seus. Você precisa conhecer essas novas possibilidades, e compreender que pode ter uma vida mais positiva, e com um maior sentimento de realização pessoal. Não deixe de buscar um profissional de Psicologia assim que possível, pois você pode iniciar sua transformação pessoal o quanto antes. Com comprometimento e constância, você com certeza irá obter ótimos resultados de um acompanhamento profissional junto a um Psicólogo. Muitas coisas boas ainda estão te esperando em sua vida, não duvide disso. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

30 JUL 2023

Ola Marcelo, percebo que há bastante sofrimento no momento e como é difícil lidar com isso sozinho. Mas também percebo a vontade de viver por suas filhas. Nesse momento busque ajuda especializada, pois sua esposa ou familiares nem sempre são capazes de ajudar da melhor forma. Busque um psiquiatra e um psicólogo com urgência!
Espero ter ajudado!
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

30 JUL 2023

Olá Marcelo! Obrigado por escrever. Certamente você escreveu aqui porque quer se comunicar. Somente os vivos se comunicam. Há muita vida pela frente. Você precisa desenvolver melhor confiança em si, valorização de si, resgatar metas e objetivos, desbravar possibilidade e potencialidades de vida. Certamente eu e tuas filhas queremos você bem, harmônico consigo mesmo.
Vamos construir novas formas de olhar, interpretar, construir e sentir a vida?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.