Estou extremamente agressiva e ansiosa

Feita por >Isa · 5 mai 2023 Abordagem psicológica

Olá bom dia, meu nome é Isabella, tenho 19 anos e estou me sentindo desequilibrada emocionalmente, listei coisas que eu sinto, e coisas que eu deixei de fazer.
• Medo do abandono - medo de ser trocada pelo meu namorado e pelas minhas amigas. Medo de qualquer situação ou pessoa ou até mesmo objetos me troquem, como por exemplo amigos do meu namorado, pc dele e outros.
• Medo do futuro - pensar demais no futuro me da uma ansiedade e um desconforto se penso por muito tempo
• Inutilidade - me sinto um absoluto nada na vida das pessoas, e sinto que não tenho valor
• Dependência emocional - sinto que sou dependente do meu namorado, e que preciso dele pra ser feliz
• Baixo autoestima - não me sinto bem comigo mesma, nem no corpo, nem na capacidade, me sinto incapaz
• Ansiedade - estou com ansiosa com tudo o que está a minha volta, estou com mais palpitação, tremendo o olho e formigamento no braço esquerdo
• Bipolaridade - não sei o conceito exato, mas me sinto duas pessoas, uma hora estou bem e outra hora não, estou tendo muita oscilação de humor
• Agressividade - nunca fui agressiva, mas pela primeira vez estou ao ponto de chutar coisas, quebrar coisas, gritar, e tive um surto de raiva que comecei a surrar minha cabeça com os punhos e tentar arrancar meu cabelo
• Impulsividade e extremos - estou muito impulsiva, as vezes fico com vontade de terminar meu namoro por motivos fúteis, e outras vezes da vontade de continuar. Outra hora da vontade de seguir a carreira de vet, outra hora da vontade de desistir pq sinto que não sou inteligente o suficiente pra fazer algo envolvendo medicina. Estou muito 8 ou 80, ou estou muito feliz ou muito triste. E estou ficando triste com mais frequência sem saber o motivo, e sem motivo, e estou querendo me isolar mais, porém quero ser mais sociável
• Irritabilidade - tudo tira minha paciência, qualquer coisa me irrita, e fácil

Comentários a parte: quero que meu namorado saia mais com os amigos, mas na segunda feira ele saiu e eu fiquei com ciúmes e medo por ele querer me trocar pelos amigos, a cabeça criou a imagem de que ele prefere os amigos e está melhor com eles, mesmo ele dizendo que prefere ficar comigo. Estou chorando com mais frequência

Coisas que deixei de fazer e coisas que estou fazendo:
• Estou perdendo a fé e me desmotivando espiritualmente
• As vezes tenho obsessividade em algo, como limpar uma só coisa
• Estou machucando o canto do meu dedo pq parece que a dor e a ardência do machucado ajuda a não pensar nas paranoias
• Não estou mais aguentando conteúdos sensíveis
• Estou emocionalmente muito sensível, qualquer coisa me abala, ou me faz chorar, desde discussões no relacionamento, até ver notícia de morte e coisas assim
• Não consigo mais ficar sozinha
• Minha mente esta simulando doenças e está tendo total controle do meu corpo
• Estou com pensamentos auto destrutivos com bebida, e estou agindo destrutivamente falando coisas negativas sobre mim para o meu namorado e também me vitimizando, porém sem querer
• Tenho muito ciúmes, não só do meu namorado
• Eu era manipuladora e controladora, mas meu namorado começou a cortar isso depois de 5 anos de namoro
• Não ganhar presentes me deixa triste, estou me sentindo uma criança
• As vezes ajo igual uma criança
• Estou tendo problemas para me concentrar as vezes
• Estou esquecendo das coisas, não lembro do que eu disse, e me falam que eu disse uma coisa mas já estou falando outra
• Estou esquecendo objetos que acabei de ver
• Fico dispersa muito rápido
• Quando estou extremamente triste sinto uma dor q vem do coração e passa pelos braços até chegar nas mãos
• Tive muitos pensamentos suicidas, ainda tenho um pouco mas não adiantaria de nada morrer, até pq eu não tenho coragem de me suicidar, mas tenho coragem de me jogar em algum vicio que tape meus buracos
• Não estou mais gostando de ir pra igreja
• Não estou mais lendo a bíblia e nem orando
• Deixei de fazer coisas que eu gosto como jogar sempre, ler e desenhar
• Estou procrastinando todos os dias
• Estou surtando mentalmente
• Fico relembrando muito de coisas ruins
• Não sei argumentar, em brigas me da vontade de chorar
• Tento reprimir meus sentimentos e guardar pra mim
• Minha imaginação é extremamente fértil
• Começo coisas porém paro na metade e nunca termino, exemplo, projeto de inglês que eu comecei e desfiz pq não senti que conseguiria continuar

Obs: eu fui conversar com umas pessoas, e me disseram que eu posso ter transtorno de borderline, e me identifiquei com todos os sintomas

A melhor resposta 6 MAI 2023

Olá Isabella! Obrigado por escrever. Poderíamos escrever um grande texto em resposta ao seu. Acontece que precisamos conversar com você de forma real e específica. Não cabe nesse espaço de resposta, dados muito detalhados. Citarei apenas alguns pontos, para embasar a conclusão que te encaminharei. Você descreveu contar com dezenove anos, estando namorando com outra pessoa faz cinco anos. Isso implica que você namora a mesma pessoa desde os quatorze anos. Em nosso sociedade complexa, para todos, inclusive você, até os vinte e cinco anos de idade, o namoro com outra pessoa deve ser secundário, pois precisaremos consolidar turma de colegas e conhecidos, vivenciar estudos sérios e consistentes, preparar nos para o trabalho ou trabalhar de forma consistente, precisaremos contar esportes coletivos de contato, com teatro, arte, cultura, vivência, entendimento da sociedade e seu funcionamento.
Dependência emocional é uma aberração da razoabilidade.
Por essa e as demais questões que você colocou você necessita da ajuda científica de um psicólogo, vindo com mente aberta, persistência, muita persistência, disciplina e regularidade. Nós, psicólogos, te ofereceremos paciência, persistência, acolhimento, empatia, respeito, sigilo e Ciência. Em paralelo a isso, você precisará, de fato, modificar comportamentos, incluindo conversas e acompanhamentos mais próximos e vinculados, com pessoas experientes, éticas, saudáveis e com bom senso, de tua comunidade.
Venha a um de nós, psicólogos, com a maior brevidade possível.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

9 MAI 2023

Isabella, coisas a observar e caminhos para tomar:
1. Tudo o que está passando e sentindo é resultado do que aprendeu, desde o 1º dia da tua gestação. Foi a forma como a tua mente conseguiu se adaptar diante das pressões que sentia no meio ambiente (ventre materno, ambiente familiar, educacional, social, religioso). Em todos eles, você foi obrigada a se adaptar, a aceitar a forma de ser imposta, para poder sobreviver. Caso contrário não era aceita, era desprezada, você se construiu segundo as diretrizes dos outros. O resultado é o que sente: vazio, tristeza, angústia, baixa autoestima, uma vida sem sentido, raiva, solidão, etc. Enquanto você se esforça para compreender e viver a vida e focar a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram, só vai encontrar processo de autodestruição e perda progressiva.
2. Precisa recuperar-se; precisa resgatar a tua inteligência vital, você a substituiu pelo que os outros quiseram que você fosse.
Hoje, você não está sendo verdadeira; esta, não é você mesma.
Você precisa conhecer-se, saber quem de fato você é, qual a sua verdadeira identidade, qual o seu propósito de vida.
Não está aqui por acaso, está aqui para aprender, para corrigir percursos e através do teu propósito de vida, ser feliz e realizada.
Você está com 19 anos, tempo de você mesma ser pai e mãe de ti mesma, se responsabilizar pelas tuas escolhas e decisões, resolver as tuas carências, tua dependência, teus traumas, compreender e administrar tuas emoções para poder ser dona de ti mesma, das emoções e não escrava delas.
3. Você é Vida e está num sistema. Precisa viver a tua vida e saber usar o sistema em teu benefício. Pode fazer isso usando a máxima flexibilidade e diplomacia sem, contudo, nunca contradizer a ti mesma. Nesse meio, nesse sistema, vence sempre quem tiver a melhor diplomacia sem nunca ser desleal a si mesma. Pois enquanto a vida te dá a liberdade para você fazer todas as tuas experiências e o poder de escolha do que quer o do que não quer, o sistema te dá o limite, a proibição, o medo, a culpa. Cada escolha gera suas consequências, seus resultados pelos quais é responsável.
4. O que você decide? O que você escolhe?
Pode escolher ser fiel ao sistema e aceitar as coisas como estão.
Pode escolher ser verdadeira segundo as coordenadas da tua vida, através da Psicoterapia de Autenticação.
Ser sadia é uma liberdade, uma escolha e uma busca inteligente. Toda a doença é um erro contra a lei fundamental da Vida em si.
Reflita e decida.
Abraços

5817 respostas

8 MAI 2023

Olá, Isabella!
Obrigado por compartilhar suas experiências conosco. Parece que você está passando por um momento muito difícil e isso é algo que pode ser muito pesado. Você mencionou que está sentindo medo do abandono, medo do futuro, inutilidade, dependência emocional, baixa autoestima, ansiedade, agressividade, impulsividade, irritabilidade etc. Isso é bastante preocupante e pode causar muito sofrimento.
É importante que você saiba que muitas pessoas passam por problemas semelhantes e que há ajuda disponível.
A terapia psicológica pode ser muito útil para ajudá-la a entender e lidar com seus sentimentos. Você pode ter muitos pensamentos e emoções que são difíceis de lidar sozinha, mas a terapia pode fornecer um espaço seguro e confidencial para você explorar esses problemas. É normal sentir-se vulnerável e com medo de expor suas emoções, mas é importante saber que isso é uma parte normal do processo terapêutico. Você não está sozinha e pode ser útil ter alguém para conversar que possa ajudá-la a trabalhar em seus pensamentos e sentimentos de uma maneira que faça sentido para você. Lembre-se de que sua saúde mental é tão importante quanto sua saúde física e que cuidar de si mesma pode ajudá-la a viver uma vida mais saudável e feliz.

Estou à disposição, envie uma mensagem.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

8 MAI 2023

Olá Isa.
Muitos dos pensamentos e comportamentos que tem tido podem ser minimizados com atendimentos psicológicos, mas é necessário que você comece e dê continuidade. O seu texto sugere muita ansiedade que parecem estar trazendo consequência a seu estado físico e emocional. Há muitas técnicas que podem ser empregadas e reempregadas para que consiga melhorar sua forma de existir neste mundo. Mas só você pode ir na direção de querer ajuda e se prontificar a mudar, terá de ter muita persistência e determinação mesmo quando não houver vontade é necessário continuar.
Quanto a diagnósticos só o médico pode te dar, e no seu caso o ideal é procurar um médico psiquiatra que possa inclusive te medicar se for o caso.
Quanto antes buscar ajuda melhor, pois como toda doença, mesmo as mentais quanto antes buscar ajuda melhor, para que seu estado emocional evolua para que fique bem.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 MAI 2023

Isabella, tudo bem? Imagino o quanto esta sendo dificil para você esta situação. E é muito corajoso de sua parte dar este primeiro passo, que não é facil, na Identificação desta nescessidade. Muitas vezes a ansiedade faz com que estejamos o tempo todo em alerta, e isso é dificil porque parece que nunca pode descansar, a deixando insegura e sem esperança. Entenda que isso não é você, faz parte dos sintomas. Em terapia você vai conseguir desenvolver a autoconfiança, autoestima e vai aprender e desenvolver estrategias para manejar a ansiedade.
Sem contar, que será possivel fazer um diagnostico para identificar a sua suspeita da existencia de algum transtorno do humor, pois este tipo de diagnostico so pode serfeito por profissionais.
Espero ter te ajudado e estou aqui para te ajudar nesta descoberta.

Ligia Santos da Conceição Psicólogo em Salvador

1 resposta

8 MAI 2023

Olá, Isa, tudo bem?
Eu sinto muito que você esteja se sentindo dessas maneiras.
É necessária uma avaliação com um psicólogo para se confirmar ou não o diagnóstico de borderline, por isso não se apegue tanto a uma descrição que você possa ter visto na Internet.
Acho indispensável te indicar a buscar por um processo de terapia. Ele pode te ajudar a descobrir outros números entre o 8 e o 80, outros lugares possíveis nessa escala, além de te ajudar a lidar melhor com essa ansiedade.
Entendemos que sentimos ansiedade quando buscamos certezas das coisas que vivemos, entretanto essas certezas são sempre ilusórias, afinal não podemos prever o futuro (e por mais que pareça que não, isso é bom, assim nós encontramos nos surpreendendo com o imprevisto).
Essa busca por certezas pode se manifestar até no sentimento de ciúmes que você contou. Pelo menos fiquei com essa impressão.
Te aconselho a agendar a consulta com um profissional que você se identificar para que consiga conhece-lo e ver como se sente confortável em abrir suas vulnerabilidades a ele.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha