Não estou conseguindo por um fim no comportamento agressivo do meu marido

Feita por >Giovana · 22 out 2020 Terapia de casal

Sou casada há 2 anos, mas moramos juntos há 4. No começo do relacionamento ambos eram muito ciumentos e agressivos, chegamos a nos bater algumas vezes, e até ficar com hematomas. Porém eu decidi que não queria isso para a minha vida e coloquei um ponto final nessas brigas. Não agredi mais ele física ou verbalmente, desde 2017. Porém, sempre que ele fica muito nervoso comigo, ele continua me xingando de idiota, retardada... além de quebrar coisas e jogar objetos em mim (nada que me machuque, ele joga roupas, almofadas...). Não tenho medo dele nem me sinto ameaçada, porém não estou disposta a passar por isso toda vez que ele se estressa. Fora a questão do descontrole, ele é um excelente marido. Confia em mim, sempre me elogia, é companheiro, valoriza minhas conquistas, é extremamente carinhoso, romântico e nos divertimos muito juntos... mas se ele passa por alguma situação de stress, de uma hora para a outra ele começa a me humilhar e ser agressivo. Hoje ele chegou a quebrar uma mesa de madeira, jogou comida pela casa toda e até disse que ia embora, que queria se separar, sendo que horas antes estava tudo certo e estávamos até mesmo fazendo planos para o futuro da empresa que abrimos juntos. Eu sei que as vezes sou grossa e dou a impressão que estou 'mandando' nele, mas na minha opinião NADA justifica esse comportamento covarde que ele tem. Já pensei em me separar, mas as vezes me pergunto se não seria possível fazer ele mudar, pois realmente esse é o único problema grave do nosso relacionamento. Não sei mais como devo agir, pois já tive diversas conversas sérias com ele, falando que eu não quero mais passar por isso e não tolero falta de respeito, mas ele sempre diz que é só eu não irritá-lo, que ele não vai agir dessa forma... Não quero viver apreensiva, sem saber quando meu marido vai 'se transformar'. O que eu faço?

A melhor resposta 24 OUT 2020

Giovana, viver acreditando na mudança do outro é de uma certa forma estar se enganando, só muda quem quer mudar, e n parece ser a vontade dele. As conversas q vc tem com ele parecem n estar adiantando pois vc vive apreensiva. Vc deve decidir o q é melhor p vc. Talvez se fizer terapia vc consiga dar conta de seus sentimentos reprimidos e solucionar suas questões. Espero ter ajudado. Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 OUT 2020

Oi Giovana,
Mas será que ele quer mudar? Para ter a mudança, é necessário ele querer mudar.
Pelo que você escreveu, ele se coloca como se não tivesse culpa pelo que acontece, "é só você não irritá-lo" . Por mais que você as vezes é "grossa", você acha que é correto quebrar uma mesa de madeira, jogar comida pela casa?
É preciso entender o porque você aceita essa situação. Te aconselho a fazer terapia para trabalhar seus conflitos e sua autoestima.
Estou a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo