Mãe narcisista e agressiva

Feita por >rosa · 18 out 2019 Terapia familiar

Bom, tenho 19 anos e moro com a minha mãe e minha irmã, de 16 anos. Meu pai faleceu tem 7 anos. Vivo embaixo de um teto TOTALMENTE tóxico onde tenho a minha mãe narcisista, controladora, totalmente obsessiva e agressiva. Já fui diversas vezes agredida quando não fazia o que ela queria ou, então, quando falava algo que eu queria, como por exemplo, uma opinião contraria a dela. Eu tenho um medo absurdo dela, tenho baixa autoestima, não consigo fazer escolhas na minha vida sem pensar que aquilo ali está errado, ou que eu estou errada. Para socializar ou me relacionar com alguém é horrível, me sinto culpada por tudo que faço e penso, e sinto que só estou afundando, não consigo sair disso! Ela me ameaça dizendo que vai na delegacia, caso eu não á obedeça, e mesmo eu sabendo que não daria em nada e que não passa de uma ameaça, eu tenho um medo enorme. Eu tento me impor, juro que tento, mas dói muito passar por isso. É a uma cicatriz e um trauma que vou levar pra vida toda, e a cada dia que passo aqui dentro, mais eu tenho coragem de serrar meus pulsos ou pular de uma ponte mais próxima. Não sei mais o que posso fazer. Será que sair de casa seria a melhor escolha?

Aguardo ansiosamente alguma resposta.

A melhor resposta 18 OUT 2019

No momento em que a pessoa se sente completamente perdida, sem nenhuma perspectiva pela frente, a energia que estava flui e, geralmente, oferece uma solução original do inconsciente. No amadurecimento da sensação de não saber o que mais decidir e por onde seguir nasce a ideia súbita, como lampejo, e sentido de vida. Imerso na sensação de perder a si mesmo, em situações em que não vemos mais saídas, nos abrimos para algo que vem do inconsciente.
Os limites do trabalho do terapeuta residem na vontade do sujeito de entrar em análise. Quando uma pessoa se encontra com outra, ela escolhe o quanto de si irá compartilhar. O processo terapêutico é o encontro em que cada oferece partes de si até que o todo seja confiado. Posteriormente é, a partir do sintoma, que se chega ao símbolo, lhe dá formulação verbal e possibilidades de interpretação. O símbolo libera estratégias de ação no cotidiano. O terapeuta, ao mostrar interesse pela personalidade total do paciente, suas potencialidades e bloqueios, viabiliza que os impulsos de desenvolvimento sejam impulsionados.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

19 OUT 2019

Olá! Quais são seus planos? O que a criatura (você) já aprendeu diferente, mais moderno e além da criadora (mãe)? Conflitos entre gerações são inevitáveis e, em certa medida, necessários e, se adequadamente conduzidos saudáveis. Você estudo o que? Trabalha em que? Que pensamentos da construção do seu futuro povoam a sua mente na maior parte do tempo. Ilumine essas possibilidades. Ainda que seja desconfortável, do jeito dela, a sua mãe quer o seu bem. Procure um psicólogo para te ajudar a fortalecer sua essência e alinhavar a caminhada na constante construção da sua identidade. Um abraço: Ary Donizete Machado.