Sera que minha mae e narcisista

Feita por >Mjre2025 · 17 jul 2023 Abordagem psicológica

Minha mãe sempre foi generosa em compartilhar as coisas e é agradável com as pessoas e faz amizade fácil todos tem uma visão muito boa dela que é uma pessoa que se sacrifica e tudo mais ela me ajudou a cuidar da minha filha mais velha pra poder trabalhar e então isso me faz ter dúvida se isso é algo que estou imaginando ou se de fato ela é uma narcisista pelo fato de ela ter ajudado, ela sempre tenta inpor a opinião dela na educação da minha filha e invalidar a minha e se caso você não pensar ou agir conforme ela diz ela diz que quando morrer vamos nos arrepender e que sonhou acontecendo o pior cenário que aquilo vai da errado tenho um irmão mais velho e senpre tive a impressão de ela e meu pai ter preferência por ele mais senpre me diz que é coisa da minha cabeça apesar de em alguns momentos isso fica meio claro isso faz com que fique pouco a vontade com ela e não querer compartilhar nada da minha vida e quando estou triste ela vem dizer que sofreu muito e nen por isso se abala então costumo guarda minhas frustração pra mim será que eu tô vendo coisa onde não tem ou ela possa ter traços narcisista

A melhor resposta 18 JUL 2023

Olá, espero que esteja bem!
Olhe, a mãe narcisista tem características bem marcantes. Com o que você relata aqui, tem alguns comportamentos que podem se dizer traços de uma mãe narcisista, porém não afirmo que ela realmente seja, sempre temos que analisar o todo numa psicoterapia. Oriento a buscar ajuda psicoterapeuta para trabalhar essas frustrações e traumas devido a convivência e percepções no ambiente familiar.
Se precisar, estou aqui!
Abraços.

Daynara Almeida Psicólogo em Jequié

28 respostas

25 JUL 2023

Como psicóloga, posso dizer que é compreensível que você esteja questionando o comportamento de sua mãe e se ela possui traços narcisistas. Antes de diagnosticar qualquer condição, é importante lembrar que apenas um profissional qualificado pode fazer um diagnóstico adequado após uma avaliação detalhada.

Existem algumas características que você mencionou que podem ser indicativas de traços narcisistas, como a tendência dela a impor sua opinião na educação da sua filha e invalidar a sua, além de afirmar que vocês vão se arrepender no futuro e falar sobre sonhos negativos se vocês não agirem conforme ela deseja. Esses comportamentos podem ser formas de manipulação emocional e controle.

No entanto, é igualmente importante considerar outras possibilidades, como o fato de que sua mãe pode estar sendo superprotetora ou expressando suas preocupações de maneira inadequada. A preferência por um filho em detrimento de outro pode ser percebida por algumas pessoas, mas é necessário um entendimento mais profundo da dinâmica familiar para chegar a conclusões mais precisas.

É compreensível que, diante dessa situação, você se sinta desconfortável e relutante em compartilhar sua vida e emoções com sua mãe. Guardar frustrações para si pode ser uma forma de proteção, mas também pode ser prejudicial a longo prazo.

Minha sugestão é que você considere buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para explorar esses sentimentos e dinâmicas familiares de maneira mais aprofundada. Um profissional pode ajudá-la a compreender melhor seus sentimentos, lidar com suas frustrações e tomar decisões sobre como se relacionar com sua mãe da melhor forma possível.

Lembre-se de que as relações familiares podem ser complexas e trazer à tona uma variedade de emoções. A busca por ajuda profissional pode ser um passo importante para promover seu bem-estar emocional e melhorar a comunicação com sua mãe.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

19 JUL 2023

Olá Mjre2025! Obrigado por escrever. Narcisismo é uma questão complexa. Muitas vezes o amor próprio, os amadurecimentos, os aprendizados de vida, as características das formas de lidar com as emoções e sentimentos, nas trocas, pode dar margem para esses entendimentos. Pelo texto que você escreveu, dá a impressão de que a questão é outra. Sua mãe, com a vivência dela, querendo o bem de seus filhos, ao mesmo tempo vivendo as forças e fraquezas do ser humano, as coerências e incoerências do ser humano, as dificuldades e facilidades de comunicação, organizou esse modelo de troca com vocês.
Você, por seu lado, precisa ponderar, elaborar e compreender tua identidade, personalidade, lidar com suas frustrações. Pode ser que você esteja vendo o que não é adequado.
Vamos aprofundar?
Abraços!

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8644 respostas

19 JUL 2023

Pouco importa se sua mãe é narcisista ou não...
Voce é que precisa se independizar dela; voce ainda não cortou o cordão umbilical psicológico com ela e continua dependente dela.
Assim, não consegue ser voce mesma e permite que os outros mandem na sua vida e na ingerencia sobre o que é teu, teus filhos, tuas escolhas e decisões.
Faça Psicoterapia para resolver esta dependência para poder educar seus filhos de maneira correta e voce encainhar a sua vida para a sua realização.
Voce apenas nasceu da sua mãe, mas não é dela.
É voce que está permitindo que ela se meta na sua vida e nos seus negócios.