Como lidar com uma pessoa extremamente insegura e ansiosa?

Feita por >Day · 6 set 2023 Terapia de casal

Vivo em um relacionamento há quase 4 anos, moramos juntos e dividimos tudo, sempre conversamos sobre nossas necessidades, nos preocupamos um com o outro, não ficamos nos vigiando, nem nada abusivo, pelo contrario, tudo é bem saudável.
Porém, viajar ou sair separados é sempre um problema enorme, não é que eu precise de alguma permissão, porém ele fica sempre em cima, se me afasto por algumas horas ele fica triste, chateado, se sente estranho, me deixa fazer o que quero, porém no final não me sinto bem em saber que ele está isolado triste por não estar comigo. Precisei viajar à negócios e nos planejamos por meses, conversamos e decidimos tudo juntos, estou há 3 meses distante e já não suporto mais tantas crises repentinas de ansiedade, pedi para ele ir a um psicólogo, no entanto sempre tem um motivo para não ir, estou ficando com medo de até onde meu relacionamento pode chegar dessa forma, estou pensativa se de alguma forma eu estou sendo toxica em não saber lidar com as dificuldades dele, ele não me impede de fazer as coisas, mas não quero que ele esconda o que sente, e quando ele fala o que sente, me sinto mal, ele precisa estar sempre fazendo algo, não consegue ficar sozinho sem se sentir mal, se qualquer detalhe foge do planejamento, ou ainda que nem fuja, o simples parecer que algo pode dar errado e ele entra em panico, briga comigo, me culpa das coisas, no final eu me sinto péssima e ele se isola, eu acabo por ter que resolver tudo em nossas vidas e ele se tranca no celular e diz não conseguir resolver mais nada, não estou me sentindo bem nessa situação e acho que preciso de uma opinião externa para saber o que fazer sobre tudo isso.

A melhor resposta 7 SET 2023

Ola Day!
Pelo seu relato, o seu marido tem um perfil que em que a pessoa tem a necessidade de “controlar” o ambiente a sua volta, essas pessoas normalmente acreditam que consequências negativas podem surgir caso elas não estejam sempre alertas, cuidando de tudo.
De outro lado, você inicia seu relato com impressão que não há vigilância ou abuso apesar de logo em seguida relatar diversas situações onde a dinâmica da vida de vocês está conduzida por todas essas questões e até um certo pesar.
Essas ações estão relacionadas a episódios da história de vida de cada um e a psicanálise pode ser uma ferramenta muito eficaz para vocês elaborarem essas questões pessoais e seguirem em frente numa relação mais produtiva para ambos.

Lúcia Sampaio Psicólogo em Maceió

16 respostas

8 SET 2023

Day
Nada pode fazer por ele, não tem poderes sobre outros, tem sobre si mesma.
Sim, ele precisa fazer Psicoterapia, precisa resolver o problema da dependência, da insegurança, do vitimismo.
Voce, precisa resolver o teu problema afetivo, não pode carregar ninguém nas costas, precisa garantir a tua saúde física, emocional e espiritual. Seja antes para você mesma. Tem os seus objetivos e precisa estar de acordo com estes.
Se ele está demonstrando ansiedade, ou... precisa mandar ele se resolver.
Caso contrário, ele acabará afetando você.
Abraços

5817 respostas

7 SET 2023

Olá Day, como vai?

Que bom que você consegue enxergar que algo não está indo bem e está procurando respostas. Seu parceiro parece estar em um estado de dependência emocional, e de fato precisa de ajuda, pois essa situação pode levar a um desgaste emocional de ambos. Apesar de terem um convívio respeitoso e com diálogo, como você relatou, você precisa se ausentar por motivos de trabalho e percebe que as coisas ficam estagnadas do outro lado. É um momento muito oportuno para iniciar a terapia e entender melhor o que está acontecendo.

Erika Almeida de Lima Rodrigues Psicólogo em Caieiras

1 resposta

7 SET 2023

Olá Day, é importante ter um diálogo com ele em que você expõe seus sentimentos em relação ao que está acontecendo e que tem te incomodado. Não que ele vá mudar, mas ele ter consciência de como você se sente. E você também perguntar como ele se sente nas situações que você descreveu. Importante vocês dois fazerem terapia individualmente.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

7 SET 2023

Boa noite, o seu companheiro pode estar com sintomas de dependência emocional, o mais indicado é ele iniciar o tratamento o quão antes, porém, como redução de danos, de imediato ele deve buscar alguma atividade ou hobby que faça-o lembrar quem ele é além do relacionamento, afinal antes de ser dois, vocês são seres humanos unitários, sendo assim, o incentivo ideal seria o envolvimento em um esporte, pesca, clubes de tiro, treinos coletivos, grupos de estudos, etc. Porém, isso ainda se torna apenas redução de danos prévio ao início da psicoteria, que é o mais indicado.

Leticia Katherine Pereira Fraga Psicólogo em Divinópolis