Ambiente escolar. Me sinto ansiosa e insegura

Feita por >Bia · 11 fev 2023 Habilidades sociais

Tenho 23 anos e não consigo mais me sentir bem em um ambiente escolar. Ja terminei o ensino médio a 7 anos e agora comecei um curso. Mas sempre me vem a memória coisas antigas que passei como bullying e racismo. Me sinto ansiosa e insegura em trabalhos em grupo e apresentações. Mesmo fora do ambiente onde estudo, passo o dia com ansiosa, com medo das atividades que serão propostas nondia e das pessoas. Tenho sempre a impressão que estão tirando sarro de mim e fazendo piadinhas.

A melhor resposta 13 FEV 2023

Olá Bia,
Que bom que chegou aqui!
Sinta-se confirmada em suas sensações. Realmente, muito momentos, situações e histórias de nossas vidas deixam lá suas marcas. Aprender a enfrentar e ressignificar tudo o que nos trava é um desafio intrinseco ao viver.
Nada segura uma mulher com a autoestima em dia! Acredito muito que esse seja um fator fundamental a se desenvolver para se fortalecer e trazer mais saúde e funcionalidade às suas relações, seja com as pessoas ou consigo mesma!
Enquanto lia seu relato fiquei aqui pensando em como seria se você pudesse desenvolver habilidades de enfrentamento, de autoconhecimento. Olhar para toda essa história com autocompaixão, entendimento, se apropriar dos aprendizados e forças que desenvolveu nesse processo.

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinadas a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparadas para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as relações do dia a dia, os desafios, os encerramentos, os enfrentamentos da vida.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

16 FEV 2023

Oi, Bia. Vamos trabalhar isso? É baixa autoestima mesmo, que pode ter sido gerada muito antes, no período infantil mesmo, e aí teu organismo tenta agora se preservar desse trauma que foi grande demais. É uma forma de proteção, aí você sofre assim, querendo evitar. Se você tiver altas porcentagens dos traços de caráter que tem tendência a dependência emocional (necessidade de aprovação das pessoas para ser feliz), aí fica mais difícil ainda. Estou à disposição, pode me procurar! Vamos mudar isso, viver saudável!
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

15 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 FEV 2023

Oi Bia!
Voce está traumatizada pelo que te aconteceu, pelo que vivenciou na tua vida até este momento.
Voce está à mercê da tua memória, da tua mente, do que aprendeu, do que o ambiente familiar, escolar, social, religioso impôs sobre voce.
Tudo isso, na verdade são desafios, são oportunidades de voce aprender a lidar com cada situação.
Voce não nasceu para obedecer aos outros, para se adaptar aos outros; nasceu para se valorizar, para ser o que voce realmente é; nasceu para se realizar, fazer o teu objetivo de vida e ser feliz.
Talvez não nasceu para estudar, mas descobrir o que gosta de fazer e através do que gosta, ser feliz e ganhar o teu dinheiro.
Voce tem exatamente o corpo, o jeito, a forma que voce precisa para aprender sobre voce mesma... tem ansiedade porque voce deseja muito ser o que quer ser.
Faça umas sessões de Psicoterapia para clarear a tua mente e compreender o caminho que precisa fazer.

Abraços

5817 respostas

13 FEV 2023

Olá, tudo bem?
Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.
Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.
Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

13 FEV 2023

Olá Bia, que bom que buscou ajuda. Os colegas já responderam, então irei complementar, serei breve.
Trazer aqui essa questao, e a forma como colocou, foi possílvel notar, que você mesma já percebe que o ambiente não é mais hostil como foi um dia. Quando esses pensamentos vierem, os questione, não os aceite. Sobre o Bullying ou racismo, em geral, você pode escolher não permitir mais que isso aconteça. Para isso, com certeza, precisa se fortalecer. Busque um de nós para ajudá-la, estarei a disposiçao.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

12 FEV 2023

Olá Bia! Obrigado por escrever. Seja persistente. Se precisar, contate, com a maior brevidade, um de nós, psicólogos, mas não desista do seu curso. Ansiedade implica não estar inteira em um local, logo é terreno fértil para distorções emocionais que fazem o sofrimento parecer maior do que na realidade é. A insegurança faz com que as pessoas se isolem evitem as interações, portanto não treinem as interações.
Você precisa treinar, treinar, com persistência, muita persistência, as trocas sociais.
Pode ser que sinta que o apoio de um de nós, psicólogos, contribua para você efetivar essas necessidades.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.

8630 respostas

12 FEV 2023

Olá, Bia! Que bom que você buscou por ajuda! :)

O período escolar e a adolescência são fases que por si só já somam inúmeros sentimentos dentro de nós. Ter passado por situações traumáticas envolvendo bullying e racismo intensificou qualquer sentimento e sensação que você tenha tido naquele período. É muito provável que as feridas emocionais deste período de sua vida não tenham sido devidamente curadas e talvez seja essa a razão de sua ansiedade relacionada aos estudos, agora na vida adulta.

Através de psicoterapia é possível identificar de forma adequada seus traumas e buscar por soluções melhores para enfrentar os novos desafios, se autoconhecendo e enfrentando as dificuldades de forma saudável.

E lembre-se: Você é importante, você vale a pena! Não desista de você e não desista dos seus sonhos! :)
Caso precise de mais auxílio, me procure!

Anônimo-409747 Psicólogo em Montenegro