Estou super insegura e ansiosa com o futuro. O que eu faço?

Feita por >Luciana Avila · 21 jul 2023 Abordagem psicológica

Diariamente tenho de lidar com situações de estresse, sendo trabalho, ambiente familiar, relacionamento e até mesmo em lazer.
Me preocupo com tudo ao meu redor. Não tenho confiança nas pessoas pois já passei por varias situações que me fizeram desconfiar de todos, até aqueles que dizem ser meus amigos e, principalmente, meus familiares. Tenho medo de errar no futuro, pois sempre quis fazer tudo certo. Na minha carreira procuro nunca errar, no meu relacionamento procuro analisar para ver se vou dar certo com meu parceiro, me preocupo sempre com o bem-estar de todos e com muito cuidado com os outros.
Diante de tudo isso eu fico insegura com as minhas decisões, ansiosa com o futuro porque faço tudo planejado e não quero errar. Acertar na primeira tacada. Fico insegura até por simples palavras ou de outras pessoas contando como estao suas vidas felizes. Dai eu penso: Será que conseguirei ser feliz tambem?
Por essas situações tenho ficado mal porque não sei lidar com as minhas emoções, decisões e meus pensamentos acelerados. Não sei o que eu faço para me ajudar ou se preciso de alguem para me ajudar.

A melhor resposta 25 JUL 2023

Oi Luciana, obrigado por compartilhar conosco. Você parece nutrir uma insegurança que é alimentada pelas experiências negativas que você teve no passado. Isso pode ter feito surgir um padrão de pensamento disfuncional como mecanismo de defesa, para que você pudesse se proteger de situações semelhantes no futuro. Ou seja, o seu comportamento de desconfiança tem uma função, mas está te trazendo mais prejuízo que benefício, pois uma das consequências dele são essas reações ansiosas que você também relata. Não existe nesse caso uma orientação que lhe ajude a resolver isso, pois para trabalhar esse tipo de situação é preciso que você faça terapia. Na terapia o psicólogo vai poder avaliar melhor, através do seu histórico de vida e dos seus comportamentos e pensamentos atuais e poder te orientar de forma mais direcionada em como lidar com eles e estabelecer pensamentos e respostas mais funcionais. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 DEZ 2023

Olá, eu percebo que as decepções te fizeram ficar insegura. Desejar fazer tudo certo é bom, mas nem sempre será possível, pois, os erros e acertos fazem parte da vida, eles trazem crescimento pessoal e amadurecimento. Às vezes erramos tentando acertar, é a natureza humana. O importante é reconhecer quando erra e corrigir os erros sem deixar que a culpa te consuma. Todas as pessoas vão falhar, inclusive você por que faz parte do relacionamento. Ter essa preocupação tão intensa de não errar, gera sofrimento, ansiedade, preocupação e o medo. Essa preocupação diária de não errar atrapalha de você usufruir da paz, tranquilidade e de momentos felizes.
Permita-se errar. Afinal, quem não erra?

Procure ajuda psicológica.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

51 respostas

26 JUL 2023

Oi Luciana! Obrigado por escrever. Desculpe-me demora. Estou parcialmente em férias. Pelo que você escreveu precisamos te alertar para o fato de que a pessoa em quem você deve, em primeiro lugar, confiar, é em si mesma. Segundo dado importante é ponderar que todos já erramos muito, erraremos outras vezes. Não podemos cobrar, nem de nós, nem dos outros, a infalibilidade: é impossível. Devagar se vai ao longe. Muitas vezes as pessoas ficam pensando tantas coisas ao mesmo tempo, sem focar em nenhuma delas, gastando tanta energia, sem conseguir avançar nas coisas. O tempo é igual para todos. Fazendo uma coisa de cada vez, com foco, harmonia interna, dedicação e persistência, você, certamente se tornará uma pessoa que verá a si mesma, como muito produtiva e realizadora.
Será preciso reorganizar rotina, melhorar a autoestima.
Estarei a disposição para maiores contribuições.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8664 respostas

26 JUL 2023

Olá Luciana!

Você expressou suas preocupações e dificuldades com clareza, é importante você poder compreender o que te aflige para lidar com isso.

Por tudo que você comentou, parece que você tem um padrão de exigência bem alto para consigo mesma e isso te leva a se sobrecarregar e se preocupar com coisas fora do seu alcance atual, como o futuro.

Nos preocuparmos com as coisas é importante porque assim podemos nos preparar para lidar com as situações de forma mais eficiente. No entanto, quando de forma exagerada acaba causando mais aflição e prejudicando sua vida do que de fato ajudando.

Desconfiar e querer tudo certo podem ser estratégias que te ajudaram em algum momento da sua vida, mas que agora contribuem para seu mal-estar e insatisfação.

Uma dica é que você pode lidar com a ansiedade com técnicas de relaxamento e de respiração - isso ajuda o organismo a relaxar e reduzir os sintomas da ansiedade.
Mas como você comentou que sente ansiedade nas mais diversas esferas da vida, seria importante ver a intensidade, os contextos e a configuração dessa ansiedade para conferir se não se trata de um quadro mais intenso de ansiedade. Assim, poderá encontrar o tratamento mais adequado para você e reduzir essa angústia.

Portanto, como você está sentindo isso te fazer mal e prejudicar sua vida, buscar um profissional será um passo importante que te ajudará muito nesse processo - não somente para lidar com a ansiedade mas também com seus padrões de desconfiança e de alta exigência, te ajudando a lidar com suas emoções, decisões e pensamentos.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Luciana!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

25 JUL 2023

Entendo que você está passando por um momento difícil e enfrentando muitas situações estressantes e preocupantes em sua vida. Parece que a pressão de querer fazer tudo certo e o medo de errar estão afetando sua autoconfiança e bem-estar emocional.

É importante lembrar que é normal enfrentar desafios e momentos de estresse na vida, mas quando esses sentimentos começam a impactar negativamente seu dia-a-dia e sua saúde emocional, pode ser benéfico buscar ajuda para lidar com essas questões.

Aqui estão algumas sugestões que você pode considerar para lidar com a situação:

Avalie suas expectativas: Reflita sobre suas expectativas em relação a si mesma e aos outros. É importante ser realista e lembrar que ninguém é perfeito, e errar faz parte do processo de aprendizagem e crescimento.
Pratique a autocompaixão: Trate-se com gentileza e compreensão, assim como faria com um amigo que está passando por dificuldades. A autocrítica excessiva pode aumentar a ansiedade e minar a confiança.
Busque apoio: Considere a possibilidade de conversar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta. Eles podem ajudá-la a explorar suas emoções, identificar padrões de pensamento negativos e fornecer ferramentas para lidar com o estresse e a ansiedade.
Pratique técnicas de relaxamento: Encontre atividades que possam ajudar a aliviar o estresse, como a prática de exercícios físicos, meditação, ioga ou hobbies que você goste.
Estabeleça limites saudáveis: Aprenda a dizer "não" quando necessário e evite assumir mais responsabilidades do que pode suportar.
Trabalhe na confiança interpessoal: Embora você tenha passado por experiências que a fizeram desconfiar dos outros, é importante lembrar que nem todas as pessoas são iguais. Trabalhar na construção de relacionamentos saudáveis e confiáveis pode ser benéfico para sua saúde emocional.
Viva o presente: Concentre-se no momento presente, em vez de se preocupar excessivamente com o futuro. A prática da atenção plena pode ajudar a reduzir a ansiedade.
Celebre suas conquistas: Reconheça suas realizações, mesmo as pequenas, e celebre seus sucessos ao invés de focar apenas nos erros.
Lidar com emoções e tomar decisões pode ser desafiador, e está tudo bem pedir ajuda e suporte quando necessário. Um profissional de saúde mental pode fornecer um espaço seguro para você explorar suas preocupações e ajudá-la a desenvolver habilidades para lidar com essas situações.

Lembre-se de que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem e autocompaixão. Cuidar de sua saúde emocional é um investimento valioso em seu bem-estar geral.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Olá Luciana, vejo que você tem muitas questões a serem trabalhadas pra diminuir seu estresse e ansiedade, trabalhar suas inseguranças. Comece a psicoterapia o mais breve possível. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

24 JUL 2023

Olá, Luciana!

Sei o que você pode fazer para se ajudar: psicoterapia.

Você veio ao lugar certo na busca por melhorar seu bem-estar, e se você chegou aqui é porque certo entendimento sobre suas questões, seus padrões comportamentais, ligações afetivas, medos e desejos já estão sendo mapeados por ti, você já iniciou o processo de autoconhecimento, procurando identificar as partes mais sensíveis e as mais potenciais em ti, agora é iniciarmos o processo psicoterapêutico para que gradualmente tenhamos a conscientização do quê e como está sendo embaralhado pela ansiedade e insegurança possa ser devidamente tratado; é olhar para o passado, sentir o presente, e realizar o futuro.

Luciana, fico à disposição para iniciarmos esse acolhimento e acompanhamento para sua autorrealização, realizo a psicoterapia on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

186 respostas

23 JUL 2023

Oi Luciana Avila
Sim... voce está sem controle diante dos fatos, dos acontecimentos. quer acertar em tudo e com todos.
Porém, o que é acertar? O que é certo e o que é errado? Certo e errado para quem? Para as pessoas? Para si mesma? Para a vida? Para o sistema?
O problema maior é que voce não sabe quem é voce, qual a sua verdadeira identidade!
ASSIM, APRENDEU que fazer o certo é não decepcionar os outros, é satisfazer os outros para ser amada, aceita, aprovada, validada pelos outros.
Não foi para isso que voce nasceu! Não foi para isso que voce está aqui. Está aqui, primeiramente para se realizar e ser feliz.
Você não é do sistema, apenas está num sistema e neste, deverá aprender a lidar com ele, com muita flexibilidade sim, mas sem nunca contrariar a si mesma.
Precisa certificar-se, ser o que a vida te projetou.
Faça Psicoterapia para ter esse conhecimento sobre si mesma e como lidar com o meio aonde vive.
Abraços

5826 respostas

22 JUL 2023

Olá Luciana, bom dia!

Pelo seu relato seria interessante realizar terapia para trabalhar essas questões referentes a ansiedade e tbm autoestima. Vc está vivendo em um padrão rígido de pensamentos disfuncionais do quadro ansioso e eles estão trazendo tantas preocupações e necessidade de controlar tudo ao seu redor. Sendo assim vc nunca relaxa e fica cada vez mais sobrecarregada. A Terapia Cognitiva Comportamental é extremamente eficaz nestes casos, e posso lhe ajudar a encontrar novas formas de enfrentar seus desafios. Qualquer dúvida estou à disposição! Fique bem

Bruna G. Batista Psicólogo em Lagoa da Prata

4 respostas

22 JUL 2023

Luciana, boa noite - essas questões são muito importantes, realmente o seu padrão de critica com você mesma é muito alto. Veja, existem algumas coisas que vou pontuar:
- preocupação - é importante, porém precisamos saber até que ponto isso não está sendo algo que te impeça de viver, curtir sua família e amigos, em geral pode estar ligado a necessidade de corresponder a espectativas dos outros. Eu te pergunto, será que conseguimos surprir todas essas espectativas? Será que todas essas pessoas que você vê como modelos não falham também?

- Desconfiar - como isso poder ter iniciado na sua vida? o que será que aconteceu para desconfiar de tudo e de todos?

- Querer tudo certo - Será que esse não foi um padrão aprendido, devido as cobranças que recebia desde a infância?

Essas palavras me parecem ser usadas como determinantes na sua vida, por enquanto, você pode aprender a tornar isso mais leve, mas fácil de lidar. Procure um profissional para atendê-la, é a oportunidade de conversar sobre algo que te incomoda, aflige. Uma conversa isenta de julgamento de valor e com garantia do sigilo.
Espero ter lhe ajudado de alguma forma.

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante