Mãe super protetora pode gerar dificuldades futuras para seus filhos?

Feita por >João · 23 ago 2017 Psicologia clínica

Oi, meu nome é João. Acho minha mãe super protetora e já há alguns anos isso tem me sufocado muito, tenho 22 anos e me sinto tratado como uma criança, infelizmente, sou totalmente dependente dela, ela resolve tudo pra mim, não consigo me sentir adulto e confiante, não tenho atitude em nada na minha vida por medo de rejeição, sinto uma carência muito grande de aprovação no que faço, me sinto inseguro até para sair na rua, pois normalmente saio com ela e pouco sozinho, ela procura sempre saber tudo o que faço, insiste de forma invasiva em saber meus problemas e fica preocupada se eu não digo, já conversei com ela sobre tudo isso antes mas não adiantou, vejo adolescentes de 12-13 anos tão independentes e eu nessa situação, não sei o que fazer para me tornar uma melhor versão de mim mesmo.

A melhor resposta 24 AGO 2017

Olá!
Segundo seu relato, é muito importante se dar conta de tudo o que tem relatado. É importante que busque um profissional, para trabalhar as suas questões e de certa forma, compreender seus próprios desejos. O processo de análise/ e ou psicoterapia, pode te auxiliar neste processo, para lidar da melhor maneira com seus conflitos e de certa forma te possibilitar recursos emocionais para lidar com as situações mencionadas.
Estou à disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

24 AGO 2017

Olá João!
É indicado que inicie a psicoterapia para auxiliá-lo nesta transição do início da vida adulta construindo a confiança necessária para sentir-se autônomo em relação a sua vida e não se sinta oprimido com os cuidados excessivos de sua mãe.
O processo favorecerá seu desenvolvimento e amadurecimento.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

24 AGO 2017

Olá João, mãe superprotetora interfere na maturidade emocional do filho, interfere na formação da estrutura da personalidade favorecendo no filho uma relação de dependência e não prepara o filho para que este tenha seguranca para enfrentar as adversidade do meio social além do ambiente familar obque vunerabiliza o filho a desenvolver fobia social, dependência dos pais, baixo autoestima e incapacidade para lidar com relacionamentos afetivos. Sua mãe precisa mais de vicê do que você dela, por isso lhe trat como criança porque se você se tornar independente ela nãobsabe o que vai fazer sem o seu papel de mãe. Ambos sofrem nessa relação doentia.
Espero ter ajudado. Procure ajuda de um Psicólogo para se autoajudar.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

24 AGO 2017

Boa noite.
Sugiro procurar acompanhamento psicológico o quanto antes para lhe ajudar a desenvolver seu autoconhecimento e sua autonomia, bem como outras questões que possam vir a aparecer.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

23 AGO 2017

Bom dia João,

É importantíssimo que busque ajuda terapêutica para refletir sobre como está influência de sua mãe está lhe tornando dependente e ansioso. Penso que a mudança de comportamento é uma rua de duas mãos: depende dos outros, mas de nós também. Sugeriria a você a terapia individual.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis