Sou tímido e inseguro? Ou estou ficando louco?

Feita por >Seila · 17 jul 2020 Habilidades sociais

Desde 2014 eu sempre tive bastante amigos e era bastante conhecido nunca fui uma criança solitária sempre estava acompanhado, mesmo eu sendo tímido (para algumas coisas E outras não ) e em 2017 isso a timidez foi piorando,
2018 com certeza foi o pior ano da minha vida onde entrei no ensino médio , eu acredito que eu me alto sabotei , entrei em escola particular , onde Tinha várias pessoas bonitas e famosinhas na cidade , não que eu seja feio e não Era conhecido , mais eu ao invés de me enturmar , ficava muito tímido , não saia pro intervalo , falava com mão no rosto entre outras coisas e isso afetou demais minha autoestima e minha autoconfiança, me achava feio quase não postava fotos em redes sociais coisa que eu sempre fiz normal , tipo eu falava com as pessoas mais fiquei estranho , e eu tinha potencial para ser popular , não sei se foi o medo do julgamento das pessoas , em 2019 melhorei muitas coisas porém sempre me achando feio em fotos e com um pouco de dificuldade com a timidez , parece que com conhecidos sou extrovertido , e qnd tem desconhecidos sou introvertido não consigo falar e travo , até com alguns amigos sou assim , porém vou em festas balada e tudo mais realmente não me entendo
Esse ano eu melhorei no começo e quando tava começando a voltar ao normal dnv começou a quarentena e de lá pra cá sinto que ngm gosta mais d mim , não consigo tirar um foto não consigo conversar direito, melhorei bastante na timidez antes nem ligação eu atendia direito , porém agora n tem como aproveitar isso queria muito a ajuda de alguém

A melhor resposta 18 JUL 2020

Oi Seila! Obrigado por participar. A quarentena não conta como período normal. É momento diferente para praticamente toda a humanidade. Estar tímido e inseguro, apresente seus componentes positivos: uma pessoa tímida, em geral, pensa mais antes de falar, é mais confiável, ouve melhor, portanto aprende mais; representa menor ameaça nas convivências. Por essas e outras razões, sentir-se tímido e inseguro, quando bem administrado e conduzido, apresenta grandes vantagens para a construção de vida social e carreira profissional.
Há um ditado que diz: "a quem muito foi dado, muito será pedido". Na verdade, com o aprendizado de vida, certamente você foi aprofundando seu entendimento da vida, sabendo que há muita coisa a ser aprendida, que nunca conseguiremos saber ou aprender tudo, e com esse privilegiado e abrangente entendimento das limitações humanos, direcionou isso para si, esquecendo de lidar com a ideia de que isso acontece com todos, principalmente com aqueles, que não ponderam sobre as limitações humanas.
Você está um passo à frente! Agora, sempre será interessante, enriquecedor, propiciar de autodescoberta, de desenvolvimento você passar por processo de trabalho científico com psicólogo em busca do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

20 JUL 2020

Em tua descrição está a resposta.
Precisa ousar
Precisa ser voce mesmo
Precisa se aventurar e vai com medo e tudo.
É tu que deve fazer.