Me sinto insegura o tempo todo

Feita por >Mariana · 24 jul 2020 Autoestima

Olá, preciso de uma luz!
Eu tenho 24 anos, me casei faz cerca de 8 meses. Meu marido é lindo, forte, físico de academia, chama atenção onde chega. Antes de ficar comigo, ele ficava com mulheres extremamente lindas fisicamente, quase perfeitas ao meu ponto de vista. Corpos incríveis, rosto de boneca, mulheres que chamam atenção de todo mundo por sua beleza. Desde que começamos nosso relacionamento, me sinto extremamente insegura, na verdade eu sempre fui, sofria bullying na escola por ser extremamente magra e estranha, passei por 2 relacionamentos abusivos onde eu apanhava, era humilhada e traída. Fui abusada quando tinha 4 anos de idade. Enfim, eu cresci com muitos traumas, me sinto feia, vejo defeitos em mim constantemente, me sinto insuficiente pra estar do lado do meu marido, sinto que a qualquer momento ele vai me deixar para ficar com uma mulher tão linda quanto as que ele costumava se relacionar. Sou magrinha, pequena, rosto de criança, meio estranha na verdade. É doloroso sentir essa prisão comigo mesma, Não consigo ser feliz ao lado dele por insegurança comigo mesma. Não sei mais pra onde correr, eu já tive crises e mais crises de depressão a ponto de pensar em tirar minha própria vida, tudo por conta da minha falta de auto estima. Me ajudem!!!

A melhor resposta 27 JUL 2020

Oi Mariana,
Já conhece teu objetivo de vida? Sabe porque veio aqui?
Tudo isso que enfrenta: marido lindo que teve mulheres lindas, sentimento de insegurança teu, passar por bullyng, sofrer abusos, ter exatamente este corpo, foi planejado por ti mesma e tinha que ser assim, para aprender amar-se.
Precisa fazer apenas uma coisa: amar-se. Amando-se vais ter a autoconfiança fortalecida.
Não é necessário se preocupar com as concorrentes, ele já é teu, mas precisa dar atenção a ti mesma.
E com ele, fortaleça o diálogo, mas dialogar não só coisas racionais, fofocas... fale sentimentos, como voce se sente e como ele se sente.
Pode também investir em Psicoterapia, pode fazer de forma Online (virtual). É o melhor investimento que podes fazer para ti mesma.

5817 respostas

28 JUL 2020

Olá Mariana! Obrigada pela pergunta.
Imagino seu sofrimento e acredito que o melhor a se fazer é buscar ajuda de um psicólogo. Juntos vocês traçarão um plano para você viver a vida da melhor maneira!
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

27 JUL 2020

Olá Mariana, obrigada pela participação!
Muitas questão estão envolvidas em seu relato que precisam ser trabalhadas de forma mais detalhada.
Devido ao seu histórico de depressão acredito que inicialmente procurar ajuda profissional é de extrema importância para intervenção com medicamentos, se for o caso.
Paralelamente a isso aconselho ajuda de um psicólogo para trabalhar autoestima, que é tão importante para sua autoconfiança. A beleza é algo relativo, algo externo, e tem muito a ver com a imagem que temos de nós mesmos.
Você é jovem tem todo um futuro pela frente, não deixe de se conhecer e se dê a oportunidade de descobrir quão linda e forte você é. Pense nisso!
Espero ter contribuído!
Keythiane C. Clemente

Psicóloga Keythiane Clemente Psicólogo em Uberlândia

6 respostas

25 JUL 2020

Olá Mariana! Grato por participar. Beleza é uma qualidade relativa, subjetiva, passageira. Cada pessoa apresenta milhares de aspectos, a beleza (questionável) é apenas um deles.
Pelo seu relato, você indica precisar procurar com persistência, mente aberta, disciplina de conduta científica conduzida por psicólogo para resgatar tua identidade, dar sentido a tua história e trabalhar seus potenciais e possibilidades.
Para que possamos amar outras pessoas, da melhor forma que pudermos, será necessário amar primeiro a nós mesmos, viver com razoável segurança, harmonia e respeito aos próprios valores. Lembre-se: cada pessoa é única, não há melhor nem pior, superior ou inferior, posto que senda cada uma única, tão rica de potenciais e possibilidades, não tem como comparar. Cada pessoa, como única, é rara, cara, em construção, em constante crescimento.
Espero ter ajudado. Estou à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.