Me sinto o tempo todo cansada e sem energia

Feita por >Lia · 22 jul 2022 Depressão

Já tem um tempinho que tenho me sentido cansada, mas não fisicamente. É mais uma falta de disposição de fazer as coisas. Tudo dá preguiça. Se eu pudesse, passaria o dia inteiro dormindo, só acordaria pra comer e tomar banho. Sinto que eu tenho mais problemas do que sou capaz de resolver e me sinto exausta de pensar na coisas com as quais tenho que lidar e tenho a sensação de que na verdade eu sequer tenho capacidade para conseguir resolver essas coisas. Tenho muita vontade de viver a vida como era na adolescência, com menos responsabilidades e mais tempo para fazer as coisas que eu gosto. Sou freelancer e essa falta de disposição tem prejudicado minha vida financeira pois procrastino, sei que trabalho menos do que deveria. Tenho ideias e projetos de coisas que gostaria de fazer (profissionalmente) mas eles não saem do papel porque no fundo sinto que não seria capaz de fazer dar certo. Eu só queria viver de forma mais leve, sem esse peso e ter disposição para fazer as coisas. E parar de me sentir incapaz.

A melhor resposta 31 JUL 2022

Lia,
Entendo perfeitamente o que sente, mas precisaria de mais informações para uma resposta mais condizente... o que vou dizer são apenas hipóteses, você avalia e ou entra em contato para maiores detalhes:
1 - Antes de tudo, não é verdade que não tem a capacidade de resolver os seus problemas; se os problemas bateram à tua porta é porque já tem a capacidade de resolvê-los; nenhum problema temos se já não temos a capacidade de resolver. Estamos aqui para resolver problemas, corrigir percursos, sanear desvios, ter mais consciência, redimir-se, perdoar... uma série de coisas. Os problemas surgem como desafios à nossa capacidade de resolvê-los.
2 - Pode ser que você esteja acomodada na zona de conforto, alguém esteja suprindo tuas necessidades afetivas, emocionais e financeiras. Avalie a tua dependência, as tuas carências e resolva-as.
3 – Se sente cansada, não fisicamente, pode não ser depressão. Depressão é estar patinando numa experiência do passado que te causaram sofrimentos, precisa avaliar se é isso ou não.
4 – Tem ideias e projetos no papel e que não são desenvolvidos... fantasia uma vida que existe em teus pensamentos. Precisa ser mais prática, deixar de ser comandada pela sua mente e estar mais presente no aqui e agora, colocando mais foco no que está no teu momento presente.
5 – Tem muita vontade de VIVER a vida, fazer as coisas de que mais gosta de forma leve, usufruir da vida com alegria, prazer e facilidade... talvez esta seja a tua grande força e que só não se dedica a isso porque substituiu a tua inteligência natural pela intelectualidade, pelo que te ensinaram, pelo que os pais disseram, a escola ensinou, a sociedade exigiu, a cultura impôs... não se sente livre, está impedida de ser o que realmente quer.
Conclusão: precisa se conhecer, saber quem é, qual a sua verdadeira identidade, conhecer a sua história, de onde veio, o que está fazendo aqui e para onde vai, como a sua mente funciona, como se organizou para enfrentar os desafios que encontrou desde o primeiro dia de gestação até teus 4/5 anos de idade.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

25 JUL 2022

Olá Lia.
Esta sensação de incapacidade que menciona, pode estar vinculada a ansiedade, pois na medida em que procrastina, como menciona, os projetos não andam, aumentando a sensação de incapacidade, o que pode estar ligado a querer fazer tudo "perfeito", tem uma frase que gosto bastante: "melhor feito, do que perfeito", assim as coisas andam e com o tempo você vai melhorando o que faz, diminuindo a procrastinação e sensação de incapacidade. É executando que se aprende e se amplia o aprendizado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 JUL 2022

Bom dia, Lia!
De acordo com o seu relato você tem procrastinado diante das coisas e da vida que tem prejudicado você de forma pessoal e profissional. Pois se sente incapaz e sem disposição. O importante é entender o que tem contribuido para que você tenha esse tipo de comportamento. Muitas coisas podem estar envolvidas, inclusive a cobrança pessoal. Busque ajuda de um profissional para entender os seus sentimentos e a maneira como tem agido diante das circunstâncias visando uma melhora pessoal e profissional.
Lisandra Matos de Pinho
Psicóloga clínica

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro