Não tenho força de vontade, me sinto péssimo todos os dias, o tempo inteiro...

Feita por >Eduardo · 26 out 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 20 anos e ainda não terminei o ensino médio, não tenho nenhuma especialização e nenhuma meta ou objetivo de vida. Simplesmente não sei o que fazer da vida, moro com minha namorada que praticamente sustenta a casa e eu só a auxilio no salão dela e cuido da casa.

Minha namorada vive me cobrando dizendo que não tenho força de vontade e que só estou perdendo as oportunidades que a vida me da, por mais que eu escute ela e esteja ciente de que preciso mudar eu ainda sim não consigo, sinto que não tenho forças o suficiente para conseguir algo na vida, me sinto um lixo, sempre estou cansado e nunca tenho vontade de fazer nada.

Tenho pensamentos críticos e de inveja constantes, sou ansioso e tenho ataques de raiva (já cheguei ao ponto de socar minha própria cara repetidas vezes), as pessoas me acham estranho e por isso tenho vários problemas em me comunicar e me expressar. Tudo isso está me machucando muito e eu estou me odiando cada vez mais e mais, não tenho ninguém para desabafar porque as pessoas que tenho eu já decepcionei demais. Tenho medo que isso continue na minha vida.

A melhor resposta 28 OUT 2021

Olá Eduardo!
Sinto muito por tudo que vem passando.
Em seu pequeno relato percebo traços de depressão, baixa autoestima e talvez transtorno de personalidade Borderline.
Mesmo que sejam apenas hipóteses superficiais devido o breve relato, é evidente que você precisa de apoio profissional.
A psicoterapia além de ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional auxiliando na reconstrução da autoestima, perspectivas de futuro, desenvolvimento da habilidade de expressão poderá confirmar um diagnóstico se houver e orientar sobre o tratamento mais adequado para o seu caso.

Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 NOV 2021

Ola Eduardo quanto vocês se conhece? Se domina?
Psicoterapia irá te ajudar muito nesse momento !

Abraços

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

1 NOV 2021

Eduardo,
Não me estranha que esteja se sentindo assim... o sistema de ensino não auxilia em nada para o desenvolvimento de si mesmo, descobrir quem é, qual seu objetivo de vida...
Precisa fazer uma testagem para descobrir seu caminho natural... todos tem e épara isso que está aqui, fazer, concretizar o teu objetivo de vida. A Psicoterapia auxilia voce a descobrir... está dentro de ti... é analizsando o que mais gosta de fazer, o que te dá mais alegria. Voce pode ter tido muita facilidade dos pais o que dificulta descobrir agora. Por isso a necessidade da psicoterapia com a testagem para descobrir tua vocação.

5817 respostas

27 OUT 2021

Olá, Eduardo. Li seu relato com atenção. Hoje com 20 anos, se percebes com trajetória escolar por concluir, cursos específicos inexistentes e ainda, com objetivo de vida indefinido.

Você também diz que sua namorada, tem provido a casa, e que você contribui para com o salão dela.

Você tem sido cobrado por sua namorada, esta, lhe fala do que seria sua "falta de vontade" para mudar de vida...Você compreende que isso lhe faz algum sentido, mas, sente-se impedido de mudar no momento...o que te leva a sentir-se inferior...sempre cansado, e, indisposto.

Você também percebe, que seus pensamentos são críticos, dotados de inveja. Além disso, também te qualificas como ansioso, e por vezes raivoso...o suficiente, para até se automachucar....As pessoas, também te são um peso importante...elas te julgam como "estranho"...o que por consequência a seu ver, te causou problemas para se comunicar...você gostaria de desabafar, mas, não encontras alguém para isso e tem medo que a situação continue a ocorrer...

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

27 OUT 2021

Olá Eduardo.
Conversar com amigos não é a mesma coisa que conversar com um profissional psicólogo, se tem necessidade de falar de si, um caminho que pode ser mais seguro é a psicoterapia. Além disso você precisa encontrar razões para se motivar a fazer algo. Tem pessoas que não tem motivação porque não focam em algo que sentem vontade de fazer, e muitas vezes porque alguém disse que aquilo não tem valor, não interessa, não vai dar futuro, etc. Mas há muitas pessoas que crescem com as situações que outros achariam impossível. O que elas fizeram de diferente, foi focar em soluções, e não em problemas, foi se motivar e enfrentar as dificuldades. Não há crescimento sem dificuldade, portanto as frustrações fazem parte da vida, a diferença é como você reage a elas, se reclamar e focar em problemas não verá a solução e motivação, mas se pelo contrário encarar suas dificuldades como desafios a serem superados, talvez encontre motivação e solução. Também não há problema nenhum em cuidar da casa sendo homem, se você gosta de estar neste papel, assuma esta posição, e vá ajeitando como arrumar maneiras de ajudar no orçamento doméstico, que pode ser inclusive fazendo trabalhos em casa. Para terminar, para que algo dê certo é necessário estar motivado, do contrário será mais uma frustração para você dizer que nada com você dá certo, sem a motivação adequada qualquer boa ideia pode dar em nada.
Sugiro que busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 OUT 2021

Eduardo, esse período de transição da adolescência para o mundo adulto é bem complexo. Existe grandes exigências feitas pela sociedade para aqueles que estão no processo de conclusão do ensino médio, e isso inclui o peso de Ter que ESCOLHER um caminho a trilhar, que seja de acordo com o que os outros esperam de você. Isso é adoecedor, e imagino que associado a esses problemas, sua relação com sua namorada vem sendo afetada. O acompanhamento de um profissional é imprescindível para reduzir o sofrimento e a autopunição, que vc realiza através das suas autocriticas.

Leticia Souza Psicóloga Psicólogo em Salvador

5 respostas

27 OUT 2021

Olá Eduardo! Grato por escrever. Você teve vontade de escrever aqui; está com vontade de, junto com um de nós, psicólogos, conseguir modificar a situação. Vamos à prática. Comece por permitir que te conheçamos mais detalhadamente, assim como aos aspectos que você citou: nenhuma meta ou objetivo de vida; preciso mudar, não tenho forças suficientes, me sinto um lixo, sempre estou cansado, pensamentos críticos, inveja, raiva, problema para se comunicar, não ter com quem desabafar.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma caminhada científica com abertura mental, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Braasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

27 OUT 2021

Vc já pensou em passar por um processo psicoterapêutico para entender oq passa?? Por que vc se sente assim

Psicóloga Gabriela Nery Psicólogo em Salvador

1 resposta

27 OUT 2021

Oi, Eduardo
Espero que esteja tudo bem
Acredito que as coisas não podem mudar se a gente não buscar a mudança de alguma forma, vejo tua vontade de viver de outra forma quando decide se expressar aqui.
Não deixe de buscar ajuda profissional, você pode se beneficiar bastante disso!
Na abordagem teórica que me orienta, pensamos que o ser humano está em constante formação, logo não "somos", mas "estamos". Acredito que o que você narrou seja seu estado, mas não permanente.
Apostamos na tua capacidade de se refazer e viver de uma forma mais saudável.
Busque um profissional, mesmo.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha