Me sinto mal o tempo todo e não tenho coragem para nada

Feita por >Elly · 17 jan 2022 Desenvolvimento pessoal

Não suporto mais viver,me sinto angustiada, com taquicardia, ansiosa e depressiva. Me sinto mal o tempo todo e nunca consigo relaxar, me cobro o tempo todo e me sinto insuficiente e inútil . Tenho pensamentos constantes de suicídio e até ponho os em prática mais cada vez que tento mais desanimada fico pois não tenho forças mais pra tentar. Não suporto o pensamento e as críticas que minha mãe e minhas irmãs fazem em relação ao mundo as pessoas pois são comentários negativos e preconceituosos. Minha mãe tem minha vida em suas mãos, tenho medo de decepciona lá e de tomar qualquer atitude por causa dela e de outras pessoas. Minha mãe me sufoca ,tenho medo dela. Sinto que não posso fazer nada. Sou vista como louca e ninguém se aproxima de mim. As vezes penso que elas não se aproximam por conta de eu ser desinteressante e não ter condições financeiras próprias. Já sofri violência sexual de um ex meu que só queria me usar. Todos os caras que vem a mim nunca querem nada sério. Só tive 2 relacionamentos, o primeiro foi o ex que me violentou e o segundo que de tanto eu falar que queria algo sério que resolveu me namorar porque estava extremamente apaixonado por mim e carente,ele não queria me perder mais não queria me namorar sério pois as metas dele era mais importante, só que depois de muito envolvimento no nosso relacionamento ele terminou pelo mesmo motivo ,disse que não queria nada sério e que não ta preparado,por estar distante também. Mais no fundo sinto que ele já não gostava de mim e atualmente ele nem quer saber de mim,as palavras dele acabou comigo e tô pior do que antes. Me sinto culpada por que sinto que o forcei a me namorar. Também sinto que ele só foi usado por um amigo dele pra que eu o esquecesse pois eu era apaixonada por esse amigo. Tenho problemas de autoestima e dependência emocional. Sofro de carência de atenção nos meus relacionamentos e nao consigo confiar e me sentir segura pois já fui muito traumatizada por pessoas que confiei muito e que já mais imaginei que pudessem me magoar e fazer o que fizeram comigo. Isso é só parte da minha história. No fundo mesmo ,a única saída que tenho é morrer. Não consigo suportar a pressão de ser vuneravel por ter anemia falciforme ,a pressão de estar desempregado, de estar paralisada, parada no lugar porque eu não consigo fazer mais nada. Até atividades simples domésticas procrastino pois não tenho ânimo pra nada,não consigo sair do lugar. Me sinto sufocada por tudo e todos . Acabei desistindo da minha vida pois nada mais faço por mim. Não vejo sentido nenhum estar aqui,só sofro e não posso viver bem como gostaria, todos desfrutam de tudo do bom e eu não posso ,nem sair de casa saio pois sinto que pra minha família tudo que fizer tá errado ou tem uma intenção ruim por trás. Me deixei de lado pelo outro e pelas condições de vida que levo totalmente ruim. Queria algo que salvasse e me tirasse daqui pois não aguento mais,eu queria ir embora,falecer. Eu não quero mais viver,eu não sei viver e nao sou feliz,não consigo sair disso. O pior é que todos que me conhecem não me dão valor acham que sou louca,que não sou certa da cabeça. As pessoas me abandonam e nao ligam pro meu sentimento. Quando elas veem a gente da a entender o mesmo eu me questiono porque colocam tanto peso,porque não posso fazer o que eles fazem? Porque tenho que estar disponível o tempo todo,agradando o tempo todo quem só me decepciona,que me deixa triste que não liga pra mim, para o que sinto quando elas me ferem? Porque elas podem me ferir,me deixar de lado ,me abandonar ,me desvalorizar, não me dá a mínima e quando vou tentar sair me julgam como se eu não tivesse nenhuma consideração por elas sendo que eu me importo mais elas só pisam em mim? Por favor me ajudem, não tem nada que me convença do contrário (de continuar vivendo). Só quero morrer! Não suporto mais não aguento mais ,por favor me ajudem!

A melhor resposta 6 FEV 2022

Olá Elly
Voce pediu ajuda ... é porque quer viver, quer ser feliz... só precisa entender o que está acontecendo...Voce está vivendo o teu inferno...
Para iniciar, entenda que sua mãe e seu pai já cumpriram com o papel deles... eles te proporcionaram a existência física... de agora em diante voce terá que ser pai de ti mesma, mãe de ti mesma, tera que se responsabilizar por voce mesma...
Voce veio através deles mas não é deles, voce veio para se realizar, foi voce que se desafiou e aceitou enfrentar todas estas experiências;
falta assumir a responsabilidade por ti mesma.
Como voce está agindo?... voce se entrega ao que eles dizem, voce acredita que voce é uma incapaz, um problema, não sabe fazer nada... eles dizem isso para voce e voce acredita;
pois mostre que as coisas não são assim, posicione-se e comece uma nova vida, tomando a decisão interna de não mais acreditar nas besteiras que eles falam a teu respeito... são todos inimigos, não acredite em nada do que eles dizem... mostre pra ti mesma que voce tem valor sim e tome as tuas decisões.
Inicie como se só existisse voce na vida, aprenda a fazer alguma coisa que goste e faça... mas não ouça eles, eles vão te chamar de louca... não dê bola! Faça-se de surda e confie em ti mesma. Se puder sair, ir morar num outro lugar, sozinha ou em outro ambiente, melhor!
Não se envolva afetivamente agora, não é hora de voce pensar nisso; quer transar, transe mas cuidado para não engravidar; primeiro, precisa recuperar a si mesma; precisa entender o que é a vida e o que voce veio fazer aqui.
Tua família age assim contigo para te provocar, para ver se voce é capaz de se realizar; pois então mostre que voce pode sim se realizar e ser feliz; mas precisa sair do papel de vítima... voce não é vítima, voce tem o poder nas mãos, pode realizar, pode escolher, pode fazer o que quiser, até se tirar a vida se quiser, mas isso de nada adianta porque vai ter que voltar e enfrentar tudo novamente; Então, já está aqui, pois faça por merecer; seja uma mulher que valha a pena, não que dá pena!
Mas faça para voce mesma; a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio; escolha e decida o que é bom para voce.
Seja mais egoísta.
Faça Terapia - precisa dela!
Abraços

5817 respostas

18 JAN 2022

Oli Elly! Que bom que você escreveu! Além disso disse e repetiu: "por favor, me ajudem". Escreveu e insistiu no pedido de ajuda porque sabe que há saídas, há possibilidades. Certamente te ajudaremos. Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica. Cabe precaver de que você precisa escolher com convicção, vir com mente aberta, persistência, tolerância, disciplina e regularidade.
Quem escreve um texto como esse quer conversar, quer construir saídas.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

18 JAN 2022

Olá, Elly
A maioria das pessoas que deseja a morte não quer de fato partir (temos um instinto biológico que nos impede disso), mas sim uma nova vida, já que, se tem vida, tem jeito. E veja quanta energia há nesse relato, quanta garra e vontade de não ser mais assim. E você pode sim se despedir dessa forma de viver e partir a uma forma mais saudável, com autocuidado e o sentimento de suficiência.
Sugiro que, com alguma urgência, procure um profissional para que vocês possam elaborar juntos uma solução.
Quando as pessoas nos ferem com tamanha frequência, temos que pensar se permitimos isso, se não nos levantamos em defesa de nos mesmos. Pensar nessa defesa de si também é saudável.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

18 JAN 2022

Querida elly cada pessoa é especial por aquilo que ela é.
Procure inicialmente um profissional da psiquiatria para que possa te ajudar com um tratamento mais adequado e complemente com sessões de psicoterapia com um profissional da psicologia.
Tu tens muita vida pela frente , precisa encontrar forças e objetivos de vida.
Pode parecer pra ti nesse momento que nada vai mudar mas te digo para dar uma oportunidade pra ti mesma, te conhecer e seguir a vida de uma forma mais leve sabendo o que é bom e o que é ruim, o que deves se perguntar é resolver.
Espero ter iniciado através dessas palavras um conforto em teu coração.

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre