É normal se sentir mal o tempo todo?

Feita por >PaolaKss · 4 out 2019 Autoestima

Tenho 21 anos. E ja passei por varias situações em que me chamaram de "forte" por nao ter precisado de acompanhamento psicologico.
Hoje já sinto ao contrário, que se eu tivesse tido desde cedo meus sentimentos nao seria uma montanha russa.
Atualmente, estou num relacionamento que ja dura 5 anos com idas e voltas. Eu amo ele com toda certeza, mas nao me sinto o suficiente para nada.
Nao me sinto bonita, apesar de todo mundo dizer que sou. Tenho pouca auto estima. Nao gosto do meu cabelo, meu rosto e corpo. Do meu jeito e minha voz. Tudo em mim me irrita.
Nao tive sorte na vida financeira. Precisei parar minha faculdade por condicoes financeiras. Nunca encontrei um emprego. Procuro até hoje e nada. E tudo da errado! Nao consigo me socializar, so me alcoolizando.
Resumindo tudo, sou fracassada demais para a vida e apesar de ter uma familia super atenciosa, me sinto sozinha!
Ja pensei em tirar propria vida mas nao fiz pois tenho muito amor pelas minhas sobrinha e nao quero meus familiares chorando por mim.
A morte até seria facil demais .
As vezes a vida dói mais.
Mas apesar disso tudo, tem dias que acordo bem e feliz, mas sao poucos
Estou confusa.
Mas meus sentimentos sao sempre esses.

A melhor resposta 7 OUT 2019

Olá, Paola!
Não é normal se sentir triste o tempo todo. Provavelmente tudo pelo que você passou na vida desencadeou um quadro depressivo. Posso identificar em sua mensagem uma visão negativa principalmente de si mesma, mas também do mundo, dos acontecimentos a sua volta e provavelmente do futuro. Esses três elementos juntos formam o que chamamos de tríade cognitiva da depressão.
A dificuldade de se socializar pode acontecer tanto em razão da depressão que leva ao isolamento social quanto a um déficit de habilidades. Algumas pessoas não sabem exatamente como puxar conversa, manter essa conversa por um determinado tempo e isso é uma habilidade e como toda habilidade ela é aprendida. Algumas pessoas não tiveram a oportunidade de desenvolver essa habilidade ao longo da vida (às vezes em razão da presença de um quadro depressivo mesmo, que leva a pessoa a avaliar negativamente seu desempenho social e reduzir o número de interações sociais) e precisam de ajuda para desenvolvê-la e o psicólogo pode te ajudar nisso também.
É importante buscar ajuda. Entre em contato com um psicólogo e médico de sua confiança. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas é um fator de proteção! Cuide-se sempre!

Karolina Leite Psicólogo em Campo Grande

8 respostas

7 OUT 2019

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M |De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

5 OUT 2019

Olá Paola Kss!. Grato por participar. O que faz uma pessoa forte é exatamente a constatação da fragilidade humana, com o devido tempero na busca por fortalecimento. Com vinte e um anos, relacionamento faz cinco anos, significa que você namora desde os dezesseis anos. Antes e durante, você construiu um grupo significativo de amigos e colegas para interagir, de forma a não deixar que o namoro, seja troca exclusiva e sufoque? A beleza é um estado subjetivo, e temos, comumente, baseados na questão de preservação para o amadurecimento e buscas amorosas apropriadas, o predominante sentimento de que os corpos de outra genética são mais atrativos. Com o amadurecimento, veremos que isso acontece que quase todos, que as pessoas, fazem julgamento de nossa beleza, de uma perspectiva diferente, achando-nos interessantes. Você não encontrará um emprego; procure um trabalho: inicialmente não escolha, aceite o que for viável. Com o tempo construirá relações no mundo do trabalho e, trabalhando, poderá, com mais calma, construir um caminha para buscar um início de trabalho onde você tenha , inicialmente contato com o que for preciso fazer, depois você verá que irá colocando sua personalidade no jeito de trabalhar e transformando a si mesma, em uma trabalhadora que será cobiçada pelos que precisam de trabalhadores com as habilidades que você desenvolverá. Inicie. Um abraço: Ary Donizete Machado