Sentir culpa o tempo todo é normal?

Feita por >Marina Polga · 9 jul 2020 Autoestima

Comecei a sentir culpa todos os dias há cerca de uns três meses. A culpa aparece em conta de coisas que me julgo incompetente por ter feito e, outras vezes, sinto só aquela sensação ruim, sem nenhum motivo para isso. Já fui ao médico várias vezes por questões como falta de ar, dor no peito, e me relataram como se fossem crises de ansiedade. Gostaria de saber se é normal sentir culpa nesse ponto e se o fato de eu ter ansiedade pode influenciar...

Obrigada a quem responder :)

A melhor resposta 10 JUL 2020

Olá Marina. Definitivamente não é normal sentir culpa. Por sinal não gosto desta palavra, não somos culpados por nada, somos responsáveis pelos nossos atos. É diferente. Bem, de toda forma algo esta desencadeando este sentimento em você e é preciso fazer um enfrentamento na busca de liberação destas emoções. Aparentemente pelo seu relato já está sentindo consequências físicas evidenciando ansiedade. É muito importante você buscar apoio e superar este clico de ansiedade, pois o próximo passo pode ser a depressão. Rompa este ciclo e se liberte desta sensação de culpa. No meu blog você encontra vários temas sobre o assunto. Se desejar faço atendimento presencial e on-line
Abraços
Juliana Zen

Anônimo-314586 Psicólogo em Caxias do Sul

15 respostas

8 DEZ 2021

Olá! Quando qualquer sentimento passa a ser frequente e intenso é necessário buscar ajuda profissional. Todos nossos sentimentos tem uma função, quando se faz algo que considera como errado vem o sentimento de culpa e geralmente as pessoas se desculpam pelo que fizeram e aprendem com o erro.
Pelo seu relato o seu é frequente e está desencadeando a ansiedade. Seus pensamentos são: Fui incopetente por ter feito ou falado algo errado vem o sentimento de culpa e ansiedade e como reações fisiológicas tem a dor no peito, falta de ar que são as crises de ansiedade.
Comece a questionar seus pensamentos. Isso que você fez é motivo para se sentir assim? Se um amigo estivesse passando por essa mesma situação você o culparia? O que diria para ele?
Busque ajuda de um psicólogo.
Fico à disposição

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

11 JUL 2020

Olá Marina
Você diz sentir-se incompetente, este pensamento pode estar ligado a querer ser perfeccionista e não entender que o ser humano é falho, ninguém é perfeito, mas muitos buscam aprender e desenvolver cada vez melhor aquilo em que se empenha.
Quando o indivíduo consegue entender sua inperfeição, pode se sentir menos incompetente e diminuir sua culpa.
Se você está buscando perfeccionismo pode desenvolver sentimento de culpa e também de ansiedade porque não se sente suficientemente capaz de executar aquilo a que se propos.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

10 JUL 2020

Olá Marina, tudo bem?

Olha, digamos não que é normal, mas é possível sentir culpa sim de modo prolongado, porém, isso precisa de uma maior atenção para que não prejudique ainda mais sua vida
E também é possível, mas não normal, que a ansiedade possa influenciar na auto estima

Eu lhe proponho a fazer um exercicio nessas situações:

Você se recorda há 3 meses atrás o que houve para desestabilizar sua auto estima dessa maneira? Aconteceu algum evento, ou mesmo algum sentimento que te abalou de maneira muito forte? Reflita sobre isso

E para as crises de ansiedade, quando você sentir dores no peito e falta de ar foque em sua respiração. Respira profundamente e solte o ar, tudo de maneira lentificada

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

10 JUL 2020

Olá Marina! Obrigado por participar. O constante culpado, parte do pressuposto de que precisa ser perfeito. Outro dado: ansiedade não é questão de ter ou não ter, é questão de administrar em nível realista. Precisamos planejar o futuro, precisamos refletir sobre o passado, mas não podemos ficar preso a nenhum deles. Falta de ar e dor no peito, podem sim, ser decorrentes de ansiedade, mas ansiedade pode ter muitos outros componentes, faz parte da vida. Vamos à vida. A vida precisa ser temperada como um bolo sofisticado. O bolo da vida precisa ter horário para dormir, horário para levantar, horário para sorrir, atividade física, metas, conversas, alimentação adequada, fantasias, sonhos, realizações, etc.
Somente pode ser culpado o tempo todo, por todas as coisas, uma pessoa perfeita. Essa pessoa não existe. Logo está erradíssima e pretensiosa a tua busca por se culpar.
Espero ter ajudado. Estou à disposição para esclarecimentos e aprofudamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia cuide-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

10 JUL 2020

Olá Marina, grata por sua pergunta. Com certeza o sentimento de culpa exacerbado que sente é devido à ansiedade. A ansiedade está relacionada à preocupações com o futuro. Então, além de seguir à risca as recomendações médicas, dosagens recomendadas, e se necessário, em tempos de pandemia falar com seu médico por telefone, se for o caso de ajustar as doses dos medicamentos. Mas, uma maneira de driblar a sua ansiedade é viver um dia de cada vez, como se diz no popular. Isso quer dizer que você deve viver o hoje da melhor forma possível. Fazer uma coisa de cada vez. As coisas mais importantes faz no início do dia. As menos importantes vão se encaixando nos intervalos ou ficam para outro dia. Procure não repetir os mesmos erros do passado e siga em frente. Faça o melhor que puder. Respeite o seu limite. Estude se precisar.
Procure ajuda para os assuntos que necessitar. Mas escolha como mentores pessoas nas quais confie e que sejam muito boas naquele assunto e sejam muito bom exemplo à seguir. Espero ter lhe ajudado.
Um profissional da área da psicologia poderá ajudá-la a entender as causas da sua ansiedade.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

10 JUL 2020

Oi Marina! Tudo bem?
Não, se sentir culpada o tempo todo não deve ser considerado algo normal. Principalmente se a culpa vem pelos motivos que você descreveu.
Parece que você está se cobrando muito.
A ansiedade pode influenciar você a se sentir assim ou ser uma consequência dessa cobrança excessiva.
Procure orientação profissional para conseguir lidar melhor com esses sentimentos.
Espero ter ajudado. :)

Psicóloga Júlia Gasch Psicólogo em Taubaté