É normal sentir medo o tempo todo?

Feita por >Maria · 8 mar 2018 Pânico

Eu me sinto muito sozinha. as vezes eu penso em ter um relacionamento só que tenho medo. as vezes penso que sou velha de mais para ter um relacionamento ou vou ficar sozinha para sempre.

A melhor resposta 13 MAR 2018

Maria, é natural sentir medo, mas é provável que o seu medo seja alimentado por experiências ruins que você tenha vivenciado ou então são fantasias, pensamento que você alimenta que não são reais, mas que te movem na direção contrária de um relacionamento. Em todo caso, seria interessante se você buscasse ajuda profissional, no caso, um psicólogo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

9 MAR 2018

Olá, Maria.
Relacionamento não tem idade, tem pessoas com mais de 90 anos iniciando um novo relacionamento, o medo faz parte, mas não podemos deixar de viver nos momentos por conta do medo.
Sugiro que você busque por ajuda psicológica, que vai te ajudar a superar seu medo e seguir adiante com a vida.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

9 MAR 2018

Bom dia Maria, percebo pela sua narrativa que seus pensamentos disfuncionais estão interferindo na sua saúde psicólogica o que interferi no seu cotidiano. Entretanto esta forma de pensar e reajir entendo que está diretamente ligado a sua história de vida e da forma como você aprendeu a se defender, ou seja, é um mecanismo de defesa qye você usa para se proteger, mas como gera sofrimento precisa ser trabalhado num acompanhamento psicólogico.
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

9 MAR 2018

Olá Maria, talvez esteja dizendo que, além do medo da solidão, existe um medo que assombra, que parece não ter nome. Segundo a psicanálise, sentimentos podem ser despertados por motivos inconscientes, ou seja, por coisas que foram esquecidas, porém, não apagadas e que podem ser despertadas em algum momento da vida, através de um sintoma, de um sentimento que não tem nome ou de outra forma. Assim, entendo que para que você possa entrar em contato com o que está por trás desse medo, esse que você nominou de medo da solidão, talvez seja importante você procurar ajuda de um profissional qualificado para poderem juntos olhar para suas angústias e cuidar delas. Abraço

Sefi Strengerowski Psicólogo em São Paulo

13 respostas

9 MAR 2018

Olá Maria!
Sentir medo é normal, está dentro da realidade do ser humano. Quando se refere ao 'sentir medo o tempo todo', é no campo afetivo, ou em geral? O novo sempre nos provoca apreensões e por vezes ficamos receosos diante dos desafios. Se o medo persistir em todo o momento do seu dia deixa de ser algo da vivência natural do ser humano. Você pode obter maiores conhecimentos da existência humana acessando um (a) profissional da psicoterapia. Na medida do possível, busque esse acompanhamento.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte