É normal se sentir infeliz todos os dias?

Feita por >Geovanna · 16 fev 2021 Motivação

Desde nova eu já me sentia muito sozinha e deprimida, mas acreditava que a vida de todo mundo era assim porque toda vez que tentava conversar com alguém da minha família a resposta era sempre a mesma: "se está ruim para você, imagina pra mim." Agora já sinto que há algo errado comigo. Nunca consegui me encaixar e mesmo que eu saiba que minha família me ama, eu me sinto sozinha o tempo todo, me acho feia e não acredito que exista um caminho feliz pra mim no futuro. Tenho muita dificuldade em fazer amigos e sinto que minha vida não faz sentido. Já tentei tirar minha própria vida algumas vezes, mas desistia na metade do processo me sentindo culpada em fazer outras pessoas sofrerem por culpa minha. Apesar disso, o pensamento de querer morrer está presente todos os dias na minha vida e eu estou ficando exausta de tentar e nunca melhorar. Mas tenho medo de tentar me abrir e ser julgada de novo, de escutar que não tenho nada além de frescura e drama.

A melhor resposta 8 DEZ 2021

Olá! O humor deprimido, pensamentos de morte podem ser indícios de depressão.
A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns e que interfere na capacidade da pessoa sentir prazer, interagir ou participar da vida de forma ativa. É uma doença grave e incapacitante, podendo apresentar alguns sintomas como desânimo, tristeza, falta de vontade, choro com facilidade e dificuldade ou impossibilidade de sentir prazer, alteração no apetite, no peso e podendo ter insônia e diminuição da libido
Os pensamentos estão relacionados a sentimentos de inferioridade, culpa, dificuldades para tomar decisões e problemas para se concentrar, sentimentos de desvalorização e incompetência. Algumas pessoas com depressão pode ter pensamentos relacionados a morte, vontade ou tentativa de morte.
A depressão tem tratamento, tendo bom prognóstico, tendo uma melhora do seu quadro.
Busque ajuda
Fico à disposição
Cléa

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

17 FEV 2021

B noite, a depressão é uma doença e vc pode se tratar e melhorar. E quando vc aceitar que vc pode ficar boa e quiser buscar o tratamento vc vai conseguir ser diferente do q vc vive hj.
O tratamento terapêutico precisa ser aceito e exige dedicação.
Não desista de vc.
Se precisar de ajuda sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 FEV 2021

Olá Geovanna!
O que fica para mim do seu relato é o quanto que a sua infelicidade parece estar ligada a essa falta de sentido na vida. No fim do seu relato você diz que tem medo de se abrir e ser julgada, o que faz pensar em quanto exista aí um receio de exposição e de o outro não reconhecer aquilo que lhe causa mal-estar. Em um processo psicoterapêutico você não será julgada, mas sim escutada. Comece logo uma terapia que isso poderá lhe ajudar a dar vazão para toda essa angústia guardada para que assim, possa dar abertura para novas possibilidades de se pensar em sentidos da vida.
Grato pela pergunta, qualquer coisa estou à disposição.
Psicólogo / Psicanalista Túlio Bueno R. Martins.

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo