Todos os dias temo a morte de meus pais, isso é normal?

Feita por >Luis · 8 set 2019 Problemas psicológicos

Tenho 20 anos, desde que minha gata de estimação de 12 anos faleceu ano retrasado eu não consigo tirar da cabeça que meus pais vão morrer a qualquer momento.

É uma sensação estranha de que tudo que to vivendo agora já aconteceu antes, como se a vida fosse um loop infinito ou como se eu estivesse vivendo numa memória gigante de alguém que já está velho ou morto (sensação essa que ocorre desde que eu era criança) então toda vez que passo momentos com meus pais estou consciente de que estou criando memórias para me recordar quando eles partirem. O problema é que isso ocorre todos os dias, e não tiro da cabeça que eu deveria me matar antes que ocorra, já que se fiquei tão mal pela morte de meu gato de estimação, quem dirá a morte de meus pais.

A melhor resposta 15 SET 2019

Boa noite Luis, a morte faz parte do ciclo da vida, aprendemos desde de cedo que, nasce, cresce, infância, adolescência, vida adulta, velhice, seres humanos, plantas, animais todos morrem, é a lei natural da vida.

É natural o medo da morte, contudo pensar todos os dias sobre isso causa sofrimento. sugiro que você converse com seus pais e peça para levá-lo a consulta com um psiquiatra para avaliar seu estado geral de saúde e, após procure realizar uma consulta com uma psicóloga comportamental para ajudá-lo com essas questões que te afligem nesse momento. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

16 SET 2019

Boa noite Luis, a morte faz parte do ciclo da vida, nascer, crescer, infância, adolescência, vida adulta, velhice, morrer, todos os seres humanos, os animais, plantas morrer um dia é o ciclo da vida, logo podemos pensar o tempo todo nisso e, seus pais viveram até 100 anos, agora você está com 20 anos e vivenciar o tempo todo a espera da morte vai causar sofrimento a você dia a dia.

Bruno você já conversou com seus pais sobre isso? Se não sugiro que, converse com seus pais sobre tudo o que sente, peça para realizar uma consulta com psiquiatra para avaliar o seu estado geral de saúde e, após uma consulta com uma psicóloga comportamental para ajudá-lo nessas questões que te afligem nesse momento. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador